Translate

01

Grupo Marcos


O nome Marcos – o nome-símbolo do grupo é uma homenagem a uma encarnação de Eurípedes Barsanulfo, nosso dirigente espiritual, que ocorreu à época de Cristo.

Apresentação

Biblioteca

Contato

Divulgação

Livros

Mensagens

Podsim

Site

  Qual a sua sugestão para o nosso blog?

 
 

 

Download
Se a Mediunidade Falasse I. PDF (Formato A4) 
Se a Mediunidade Falasse I .epub
Se a Mediunidade Falasse I .mob
 
Comente sobre o livro aqui, se desejar.

Nesse livro você vai conhecer Felipe e seus novos amigos espirituais, pai Joaquim e Ivan, além da sábia e simpática senhora Mediunidade. Felipe está em busca de experiências espirituailzadoras, de conhecer a mediunidade, a vida espiritual e a si mesmo. Ele busca ardentemente sua iniciação espiritual. Como os apóstolos, que se iniciaram no dia de Pentecostes, ele vai em busca de conhecer as grandezas de Deus e da vida espiritual. Sua aventura se inicia em um Centro Espírita. Lá ele encontra estímulos e desafios. No final da jornada, saberemos se ele terá coragem de seguir o caminho dos iniciados.

 

A iniciação é um processo de provas,  testemunhos e amadurecimento. É aventura intensa e desafiadora. É o caminho dos corajosos que têm sede de paz, de justiça e de  fraternidade.  É o convite do Cristo aos jovens destemidos e abnegados.

Pentecostes  de Luis Tristán Escamilla   

(1585-­1624)

 

Segundo     as     atuais     pesquisas     sobre     a     participação     das     mulheres     no     cristianismo primitivo,     verificase     que     a     sua     contribuição     foi,     no     mínimo,     semelhante     a     dos     homens.   

Allan     Kardec     sempre     defendeu     a     igualdade     entre     homens     e     mulher;     Léon     Denis     chega     a afirmar     que     estas     são     melhores     médiuns     que     os     homens.     A     pintura     de     Escamilla     resgata     a participação de Madalena como médium excelente e discípula fiel que, segundo o Evangelho de     Felipe,     era     “a     mais     amada     dentre     os     apóstolos”.     O     que     a     época     seria     inaceitável,     pois     as  mulheres    não    eram    dignas    de    missões    elevadas,    para    a    cultura    predominante.           

Outro     destaque     nesta     pintura     é     a     representação          Espírito     Santo     como     uma     pomba.   

Curioso     erro     de     interpretação.     O     texto     que     relata     a     afirmação     de     João     Batista     que     diz     que Espírito Santo desceu até Jesus de forma suave como um pássaro como uma pomba.    O que foi     entendido     que     o     Espírito     Santo     (um     espírito     elevado)     era     um     pássaro.     Erros de comunicação.

Sumário

 

 

Apresentação do Grupo Marcos

Nosso maior compromisso é com a coerência, o estudo e divulgação da obra de Allan Kardec, a Codificação e a Revista Espírita, em todas as nossas produções.

Apresentação da Série,

Psicografar é um ato de descoberta empolgante, de convívio com os bons espíritos e de aprendizado cristão.

 

Prefácio

Jovem Amigo... Cuida que tua tarefa não deve ser a da formalidade social, mas a da transformação anunciada pelo Cristo de Deus, pois o Consolador está convosco! Nesse instante, nós esperamos com o coração empolgado que tu estejas com Ele em teus atos, palavras e pensamentos.

 

Capítulo I - No Pátio de um Centro Espírita

Sempre quis lhe conhecer. Sinto-me defasado em não conhecê-la, afinal, como ser espírita sem ter contato constante com a senhora? Fala Felipe. A senhora Mediunidade sorri.

 

Capítulo II - No Jardim

Diz a Mediunidade... Sem mim, o universo seria solidão e a Obra de Deus desolação.

 

 

Capítulo III - Sob as Estrelas

... Minha tarefa principal é ficar com as pessoas para ajudá-las a se espiritualizarem e a proclamarem a verdade.

 

Capítulo IV - Três Jovens Médiuns

... Sem mim, muitas pessoas boas se perdem nos ilusórios caminhos da vida material para depois viver um doloroso despertar...

 

Capítulo V - Na Casa de Felipe

Eu não sou perigosa, mas quando alguém me coloca junto com vaidade ou ambição é desgraça na certa.

 

Capítulo VI - No Centro Espírita

Deus é amor e misericórdia: todos os Seus filhos são médiuns. É suficiente o esforço sincero de se espiritualizar para merecer a companhia dos bons espíritos.

 

Capítulo VII - Observando Certos Espíritas

Eles combatem a mediunidade, porque a vivência mediúnica cristã os impulsionariam a se tornarem melhores, teriam que admitir seus defeitos e lutar para superá-los.

 

Capítulo VIII - A Primeira Aula

...Aceitar as próprias imperfeições é a segunda lição desta escola e nunca deve ser esquecida.

...Em tudo, o mérito do esforço próprio. É a terceira lição.

 

Capítulo IX - Na Escola

...só os tolos tentam a vitória por meios fáceis e apenas conseguem decepções e desgraças.

 

Capítulo X - A Iniciação

Eurípedes olha para Felipe com imensa ternura e lhe estende a mão. Felipe treme, intuitivamente sabe que aceitar aquela mão estendida significa assumir um gravíssimo compromisso.

 

Ivan de Albuquerque

É o espírito amigo que desde 2001 coordena ostensivamente nossas atividades.

 

Breve Explicação

...Cabendo a nós, os encarnados, pesquisar, traduzir e citar os trechos apontados.

 

Apresentação do Grupo Marcos

 

 

Grupo Marcos é um grupo de amigos, amigos encarnados e desencarnados, amigos jovens e adultos, amigos estudiosos e aprendizes, um grupo cristão.  O nome Marcos - o nome-símbolo do grupo – é em homenagem a uma encarnação de Eurípedes Barsanulfo, nosso dirigente espiritual, que ocorreu à época do Cristo. Marcos foi um essênio que se tornou verdadeiro cristão.  Essa história você pode conhecer no livro A Grande Espera, da Editora IDE (Instituto de Difusão Espírita).

 

Nossos Princípios

 

1.         Todos produtos do grupo Marcos (livros, dvds, programas de áudio e de vídeo etc) são colocado gratuitamente à disposição em nosso site www.grupomarcos.com.br, sendo previamente autorizado imprimir, copiar e divulgar.

 

2.        As produções (mediúnicas ou não) levam apenas o nome Marcos e dos amigos espirituais, quando for o caso;

 

3.        A filiação ao grupo não tem formalidade ou nem taxa, basta entrar em contato para conhecer as formas de ajudar;

 

4.        Nosso maior compromisso é com a coerência, o estudo e divulgação da obra de Allan Kardec, a Codificação e a Revista Espírita, principalmente, norteiam todas as nossas produções;

 

5.        Nosso compromisso específico é com a formação da Nova Geração, sem excluir ninguém de nossas atividades;

 

6.        Nos propomos a produção de livros, de programas de áudio e de encontros de estudo, presencial e virtual, como nossa principal contribuição ao movimento espírita.

 

Apresentação da Série

Amigo e amiga, vamos conversar sobre a obra que você vai ler. Primeiro quero dizer que você é muito importante para o Grupo Marcos. Todos os nossos esforços tem apenas um único objetivo, aproximar os corações que amam o Cristo e querem servir mais e melhor.

Dito isso, vamos falar um pouco dos autores espirituais. O coordenador espiritual de nosso grupo é o espírito Ivan de Albuquerque. Explica-nos esse amigo que nessa série encontraremos, como no Novo Testamento, diferentes estilos literários, inclusive, representações simbólicas como as empregadas por Jesus em suas parábolas. Ninguém, portanto, se espante ao encontrar a mediunidade representada por uma simpática senhora. Alerta-nos o amigo que o Cristo também usou do simbolismo para melhor ensinar a verdade. E esse é o objetivo: apresentar a você a grandeza da codificação espírita e da beleza da obra de nosso Pai. Facilmente você diferenciará o ensino simbólico da realidade objetiva como fazemos ao ler o Novo Testamento.

A coordenação das histórias é de responsabilidade de Ivan de Albuquerque e as aulas vivenciadas por Felipe, nosso personagem central, tem como autores os professores que as ministraram. Consequentemente, cada aula  ou exposição da série Se a Mediunidade Falasse possui autor específico.

O respeito a estes amigos que colaboram conosco nos leva a destacar que expressamos, com máximo respeito, as suas ideais, pensamentos e sentimentos. Esses Espíritos amigos são os verdadeiros autores desta obra. Para eles, o que mais importa é nos estimular o estudo e a reflexão sobre a grandiosa obra de Allan Kardec e sua aplicação em nosso dia a dia. A vaidade em aparecer não existe em seus corações e deixaram para nós a decisão de os identificarmos por pseudônimos ou como eram conhecidos na Terra. Após muito refletirmos, pois nomes conhecidos podem causar incômodo, decidimos apresentá-los com seus nomes verdadeiros, apenas por um único motivo: estimular a você, amigo leitor, a ler e estudar suas obras. Alguns destes amigos deixaram excelentes livros que devem ser conhecidos de todos. Na medida do possível, citamos suas obras.

Em nosso caso, os encarnados, optamos por nos apresentarmos como grupo Marcos. Assim, a atenção é direcionada para o conteúdo da obra e não para especulações que podem nos distanciar dos critérios de Allan Kardec. Afinal, deve-se avaliar a obra e não os médiuns que a receberam, pois a série Se a Mediunidade Falasse será recebida por diversos médiuns.

Para concluir, quero falar da alegria que sentimos com a proximidade de nosso publicação! Sonhamos em ter contato com vocês, jovens amigos! Sabemos que muitos entenderão e se empolgarão com a proposta de nosso grupo, sejam bem-vindos ao grupo Marcos! Entrem em contato conosco. Queremos multiplicar o número de amigos e de trabalhadores cristãos! Quem sabe um dia não nos conheceremos? Seja em nosso podcast semanal – o PodSim - ou em nosso curso.

Acima de tudo, quero dizer, se este livro está em suas mãos, estamos muito felizes! Nosso sonho começa a se concretizar e convidamos você a fazer parte dele. Boa Leitura.  É o desejo de todos que formam o grupo Marcos!

 

Apresentação do Livro

 

 

Vou contar um pouco a história deste livro. Quando começou ser transmitido pensei que fosse uma peça teatral, depois percebi que seria um livro e em seguida uma série... Fui descobrindo isso aos poucos. Como observador atento, fui descobrindo os acontecimentos, conhecendo Felipe, suas dúvidas, medos e aventuras. Psicografar é um ato de descoberta empolgante, de convívio com os bons espíritos e de aprendizado cristão. Isso aconteceu em meados de março, em 2011. Como deve fazer todo médium, solicitei a mais de dez pessoas, que, de fato, conhecem a Doutrina Espírita para avaliarem a obra. Realizei ajustes e correções, além de duas revisões detalhadas com os amigos espirituais.

Não pensem, os futuros médiuns, que psicografar é tarefa “mágica” ou automática. Psicografia é a transmissão de obra literária por meio limitado (a mediunidade) que requer atenção, análises e correções. Toda mediunidade e todo médium tem especificidades que ora auxiliam ora dificultam o processo de recepção. No futuro, voltaremos a essa reflexão.

Possuo a mediunidade de psicografia intuitiva o que me permite estar plenamente consciente no momento em que psicografo. Muitas vezes, quando alguém me via psicografar pensava que estava escrevendo... De fato, estava, mas escrevia a história de outro escritor. Este livro foi inteiramente psicografado em minha casa, em horários combinados com os amigos espirituais, após a preparação do ambiente espiritual com o auxílio do Culto do Evangelho diariamente, o que se tornou um hábito que mantenho de segunda a sexta-feira. Ensinam os bons espíritos que a casa do cristão deve ser um lugar de elevada vibração espiritual. Apesar de nossas limitações pessoais, devemos nos esforçar para atingir essa meta.

 

 

 

 

Prefácio

 

Jovem amigo,

Outrora foram os Profetas que anunciavam a grandeza de Deus e lembravam a necessidade de se implantar a justiça no mundo. Depois, veio o próprio Cristo ensinar que a justiça apenas é alcançada com o amor. Hoje, sois seguidores de Allan Kardec, espírito luminoso, que amparado por Jesus, explicou aos homens as Leis do universo, fazendo-nos entender que apenas a evolução moral, alcançada por meio do aprimoramento individual, facultará a criatura aproximar-se do Criador e, inspirada pelas justas Leis universais, tornar-se apta a implantar o Reino de Deus na Terra.

Amigo, contamos contigo nessa construção que inicia em si mesmo e que deve se estender aos casebres, às casas de vícios e aos hospícios que cuidam das “vítimas” dos excessos de prazeres materiais. Cuida que tua tarefa não deve ser a da formalidade social, mas a da transformação anunciada pelo Cristo de Deus, pois o Consolador está convosco! Nesse instante, nós esperamos com o coração empolgado que tu estejas com Ele em teus atos, palavras e pensamentos.

Em nossa esfera de ação, reconhecemos o teu valor, o teu potencial e a bondade que existe em teu coração, por isso te pedimos: não desperdices tantas dádivas que carregas em nome da inferioridade. Sede nobre, corajoso e destemido! Estamos convosco e estaremos juntos até o fim dos tempos da iniquidade. Juntos, eu, você e a falange do Cristo iluminaremos a Terra!

Muita paz, do amigo,

Ivan de Albuquerque.

 

Capítulo I

 

No Pátio de um Centro Espírita

                  

Ao atravessar o pátio de um centro espírita, a senhora Mediunidade passa perto de um jovem que a cumprimenta.

- Bom dia, senhora.

- Bom dia, responde a Mediunidade assustada. Quem seria este jovem? Ele me cumprimentou! Coisa estranha... Há tanto tempo isso não acontecia.

Ela volta curiosa e pergunta.

- Como você se chama?

- Felipe.

- E quantos anos você tem?

- Catorze anos, senhora.

Estranho, desde a época do Chico Xavier e da Yvonne Pereira não converso tranquilamente com um jovem dessa idade. Pensa.

- Diga-me: você é espírita? Faz tempo que frequenta este centro?  Pergunta a Mediunidade interessada.

- Sou espírita desde os onze anos, mas ainda não tive a oportunidade de frequentar um centro espírita. Este é o meu primeiro dia.

Ah... Por isso conversa comigo com tanta naturalidade, ainda não foi “educado” pelo atual movimento espírita! Pensa a Mediunidade e continua.

- Entendo amigo. Posso lhe chamar de amigo?

- Claro, senhora! Sempre quis lhe conhecer. Sinto-me defasado em não conhecê-la, afinal, como ser espírita sem ter contato constante com a senhora? Fala Felipe.

A senhora Mediunidade sorri. Seus olhos se enchem de lágrimas. Será que iria poder conversar novamente com os jovens?

Neste instante, passa pelo pátio o dirigente dos estudos mediúnicos. Ela se espanta. Se o dirigente encontrar o jovem, bastará alguns minutos de conversa e tudo estará perdido! O diálogo entre ela e o jovem acontecerá apenas depois de vinte ou trinta anos, por meio da obsessão, e não da forma equilibrada como ela gosta. Ao lembrar-se de tantos jovens com depressões e angústias por causa das influências espirituais inferiores, seu coração se entristece. Teria que fazer alguma coisa, pelo menos este jovem ela queria ajudar... Enquanto pensa, o dirigente passa sem nada perceber.

- Ufa! Foi por pouco. Diz a Mediunidade.

- O que foi senhora? Pergunta Felipe.

- Nada, meu filho. Vamos conversar no jardim, é mais calmo.


Capítulo II

 

No Jardim

 

 

Sentados sob uma árvore.

- Senhora, sei que posso questioná-la sobre muitas coisas desde que tenha a intenção sincera, método de avaliação e disciplina de aprender a escutar e observar. Por isso, lhe pergunto se o momento é adequado para conversarmos.

A Mediunidade belisca-se. Não estaria sonhando? Alguém que me entende?! Nas atuais circunstâncias, seria possível alguém me entender? Pergunta-se. Olha para Felipe e responde.

- Sim, querido amigo. Conversemos que a hora é apropriada.

- Eu queria saber a sua história. Quando ela começa? Indaga Felipe.

A Mediunidade respira fundo e vai buscar na memória aquelas histórias valiosas que a maioria das pessoas não tem interesse em conhecer. Estão muito ocupadas com coisa nenhuma...

- Eu sou antiguíssima. Diz a Mediunidade. Antes de haver habitantes no mundo eu existia, porque existo em todos os planos da vida, sem mim, o universo seria solidão e a Obra de Deus desolação. Explica humilde e verdadeira.

- Que bonito! Sabia que iria aprender muito. Continue por favor, pede Felipe.

- Eu quem impulsionei o ser primitivo a ter fé em Deus e na vida espiritual. Na época, lembro bem, movia pedras, batia em árvores e permitia que os encarnados vissem os desencarnados. Tantas cenas interessantes... Nas materializações de espíritos, conseguia que mães voltassem para abraçar os filhos amados e que namorados se despedissem se olhando nos olhos! O ser, mesmo primitivo, já ama e ampliar o amor é minha função. Também cuidava das crianças, quando elas ficavam muito tristes pela morte de seus animais, eu fazia tudo para que eles pudessem vê-los e brincassem com eles, você precisava ver o quanto elas se alegravam!

- Que interessante! E elas não tinham medo? Pergunta Felipe.

- Medo?! De quê?! Elas sentiam que sou parte da obra de Deus e gostavam de mim tanto quanto das chuvas e dos rios. Que bons tempos! Diz feliz.

- E você ajudou na melhoria da vida deles? Como? Felipe mal continha sua curiosidade saudável.

- Sim, comigo tem progresso material e espiritual. Só não gosto de gente preguiçosa, que não quer aprender, e de gente ignorante que troca espiritualização por ambição.

- Conte, por favor. Como você ajudou essas pessoas? Pede Felipe.

- Ajudei na caça, na descoberta de áreas com alimentos para a colheita, por exemplo. Às vezes era inspiração, às vezes fazia barulho e permitia que o guia protetor da tribo se materializasse e apontasse para onde deveria ir o grupo.

A senhora sempre aponta os bons caminhos. Pensa Felipe

- Depois, foi ainda mais interessante. Quer saber mesmo? Pergunta a Mediunidade. Ela só revela seus segredos para quem realmente quer conhecê-los.

- Sim, quero. Prometo sempre honrar a Senhora.  Diz Felipe entusiasmado.

- Tive uma tarefa árdua, mas que deu ótimos resultados. Tinha que possibilitar a descoberta de técnicas agrícolas e de criação de animais para que os homens pudessem viver em sociedades estabelecidas e deixassem de ser nômades. Era hora de eles ampliarem a capacidade de pensar e de sentir, de terem condições de questionarem mais sobre a natureza e de dialogarem, quando estamos sempre apreensivos com as coisas materiais o sentimento e a inteligência não se desenvolvem satisfatoriamente.

- A descoberta da agricultura e da domesticação de animais está relacionada com a Senhora!? Pergunta Felipe empolgado.

- Não apenas essas descobertas, mas vou falar delas. Os espíritos mais interessados nesse assunto eram desdobrados – claro, por mim, eram médiuns de desdobramento - e no mundo espiritual eram ensinados a plantar, a domesticar animais e a escolher os melhores lugares para habitarem. Eles saiam do corpo e treinavam, treinavam e treinavam! Isso é importante que seja entendido: comigo o trabalho aumenta muito, mas os resultados são excelentes.

- Que fascinante! E eles lhe agradeciam?

- Sim, com certeza. Responde pensativa.

Há tempo a senhora Mediunidade não ouvia alguém lhe falar em agradecimento. Nestes tempos difíceis, o normal era ela ser desprezada, temida, proibida... Pensa.

- E como eles lhe agradeciam? Pergunta novamente Felipe.

- Fundaram templos. Na verdade, oráculos. Como explica o José Herculano, esse sim, me entendeu! Eu era tratada com respeito. Tinha gente preocupada em me ouvir, por meu intermédio eram transmitidos muitos conselhos importantes. Mas, sabe como é, fui ficando cada vez mais isolada...Todo apego sufoca e eu fiquei sufocada. Chegou uma época em que não aguentava mais. Precisava sair, ver o sol, conversar diretamente com o povo.

- Mas a Senhora deixou de conversar com o povo?

- Não, nunca! Mas tinha que ser por meio do oráculo ou às escondidas... E por isso muita gente ficou com medo de mim. Se eu não me comunicasse pelo oráculo, eu era combatida...

- Entendo...E o que foi feito? Indaga Felipe.

- Falei com Jesus, ainda desconhecido do mundo material, mas conhecido de todos nós.

- A Senhora fala com Jesus?! Interrompe Felipe.

- Claro, meu filho. Não é privilégio, é porque sem mim ninguém fala com Ele. Entende?  A prece é uma comunicação telepática, não é? Diz sorrindo.

- E o que Ele fez? Felipe está impressionado.

- Enviou pessoas maravilhosas para ensinar nas praças públicas, nos povoados distantes e nas capitais mais importantes. Ensinar algo essencial: eu quero ser amiga de todos! Depois, Ele mesmo veio pessoalmente ensinar o Amor e ensinar como eu posso auxiliar a alcançá-lo.

- A Senhora é importante! Exclama com espanto Felipe.

- Sou, mas também sou simples. Deus quer que eu conviva com todos.

- Além de Jesus com quem mais a Senhora conviveu?

- A lista é enorme, mas posso citar alguns que você deve conhecer. Sócrates, por exemplo, falou de mim no seu julgamento. De fato, ajudei, e muito, o filósofo de Atenas. Alertei-o que deveria dedicar-se a filosofia, ele queira ser político, mas não podia. Não naquela encarnação, graças a mim, ele foi avisado e nasceu a filosofia ocidental! Com minha ajuda, certa vez ele foi salvo de um acidente que seria fatal. Eu permitia que seu guia inspirasse a ele a aos seus discípulos, bem como, a outros encarnados. Não é fácil fazer filosofia, transmitir ideias complexas exige muito esforço de todos, de encarnados e de desencarnados, mas valeu a pena!

- Com quem mais a senhora conviveu? Felipe mal pode se conter.

- Lembro-me do profeta Isaías, convivíamos tão bem! Auxiliei-o a moralizar o povo, condenar as injustiças, falar que Deus é único e descrever o plano espiritual. Também convivia muito feliz com o apóstolo Paulo. Aliás, modéstia à parte, não fosse eu, ao invés de ele ter sido um dos maiores cristãos de todos os tempos, teria sido assassino vulgar. Desculpa falar assim, mas é meu dever ensinar a verdade.

- E ele foi grato à Senhora? Pergunta Felipe.

- Sim, honrou-me pelo exemplo e pelo que ensinou. Paulo alertou aos cristãos que sem profetismo (mediunidade) não existiria verdadeiro cristianismo e escreveu orientações excelentes para que os cristãos me entendessem. Explica a Mediunidade.

- Foi? Como? Felipe nunca imaginou que a mediunidade fosse tão interessante.

A Mediunidade sorri, retira do bolso um pergaminho, lê a carta que o apóstolo escreveu para os cristãos da cidade de Corinto.

Irmãos, não quero que vocês sejam ignorantes sobre os dons espirituais.

Existe diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

Da mesma forma que existe diversidade de atividades no mundo, mas o Deus é o mesmo.

Há, também, diversidade de tarefas espirituais, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.

A manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil.

Porque a um, a manifestação do espírito, dá a palavra da sabedoria; e a outro, a manifestação do espírito, dá palavra da ciência; e a outro, a mesma manifestação, dá fé; e a outro, os dons de curar; e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas

 

Felipe mal acredita. O apóstolo Paulo fala de mediunidade com o nome de dom.

- Quais os tipos de manifestação da mediunidade você identifica? Pergunta a amiga.

Felipe pensa e diz.

- O dom da palavra da sabedoria e da palavra da ciência é a inspiração a serviço da filosofia e da ciência; o dom de curar pode ser o passe, bem como, as cirurgias espirituais. O dom de operar maravilhas pode ser a materialização ou transporte de objetos para locais fechados. A profecia pode ser a revelação de acontecimentos futuros. O dom de discernir é também inspiração usada, por exemplo, no diálogo com os espíritos desencarnados nas reuniões mediúnicas de desobsessão. A variedade e a interpretação de línguas é quando o médium fala ou entende uma língua estrangeira que não conhece.

A Mediunidade sorri.

Felipe compreendeu a carta do Apóstolo.

 

Capítulo III

 

Sob as Estrelas

   Anoitece.

- A Senhora pode continuar um pouco mais. Sei que não se deve insistir nas comunicações mediúnicas, se for possível... Estou adorando! Nunca pensei que iria aprender tanto! Diz Felipe.

- Sim, meu amigo. Posso. O tempo deve ser sempre proporcional à tarefa empreendida. Mudemos de lugar. Vamos para aquele banco, lá poderemos olhar as estrelas. Um dia vou falar da minha atuação nos mundos superiores, mas como ensina Jesus, é necessário primeiro compreender as coisas da Terra.

A Mediunidade respira fundo e diz.

- Depois veio a Idade Média. Não foi fácil. Se nas sociedades agrárias senti-me sufocada, na Idade Média fui perseguida e classificada de demoníaca. Muitos dos que conviviam comigo sofreram muito, eram chamados de bruxos, de hereges e até queimados.

- Mas por que essa maldade? Indaga Felipe.

- Queriam que eu servisse aos interesses mesquinhos deles! Busca de dinheiro, de poder ou de satisfação sensual não combina comigo. Minha tarefa principal é ficar com as pessoas para ajudá-las a se espiritualizarem e a proclamarem a verdade. Ser verdadeiro custou muito nessa época, mas não nos dobramos nem nos dobraremos. Fala olhando para a sala do curso mediúnico do centro espírita.

- Por que a senhora olha para a sala do curso mediúnico? Pergunta Felipe.

- Depois falaremos disso. Voltemos a Idade Média. Responde a Mediunidade e continua.

- Milhares foram mortos e torturados por serem fiéis à verdade. Os fracos me repeliam, como fizeram com Jesus, não os condeno. Cada coisa tem seu tempo, em algum momento, todos devem dar testemunho da verdade. Diz isso olhando Felipe nos olhos. Só depois, ele entenderá aquele olhar de esperança.

- Mas tudo foi só tristeza? Indaga Felipe

- Morrer pela verdade não é tristeza, meu amigo. Fortalece a vontade, torna o espírito mais lúcido, corajoso e, claro, melhor médium. Triste é a ignorância dos homens. Vou contar-lhe a história de três espíritos para que você possa me entender melhor. São eles a menina Joana (1414-1431) e os jovens Francisco (1182-1226) e Antônio (1195-1231).

- Mas eles conseguiram ser mais avançados do que os profetas? Pergunta Felipe.

- Conseguiram, porque melhor me compreendiam. Não pensavam que os espíritos superiores que se comunicavam com eles eram Deus. Sabiam que eram individualidades como eles mesmos.

- Que interessante, eu não sabia que essa compreensão é tão importante. Exclama Felipe.

- É fundamental. Ainda hoje existe quem adora os espíritos como se eles fossem Deus, é apenas um resquício, mas atrapalha muito. Conclui a Mediunidade.

 

Capítulo IV

 

Três Jovens Médiuns

 

- A Senhora pode começar por Francisco de Assis? Pede Felipe entusiasmado.

- Bem, o Francisco era jovem como você e adorava uma festa! Na verdade, umas boas farras... E aí entro eu! Sem mim, muitas pessoas boas se perdem nos ilusórios caminhos da vida material para depois viver um doloroso despertar... Mas com ele não foi assim.  Logo que ouviu o chamado mediúnico do Cristo, ele mudou! Teve um errinho de comunicação que foi até engraçado, é comum acontecer.

- Conte, pede Felipe curioso.

- Jesus tinha falado para Francisco reconstruir a Sua Igreja (mudar a forma de viver dos cristãos) e ele achou que era uma Igreja abandonada perto de onde morava... A Mediunidade ri ao contar essa história.

- Mas, como ele entendeu que não era aquela igreja? Pergunta Felipe.

- Com o tempo, quem me cultiva, espiritualiza-se e passa a entender tudo melhor, de forma mais clara. Depois, as comunicações tornaram-se comuns e faziam parte da vida de Francisco até o momento do desencarne, que, por sinal, teve impressionantes fenômenos mediúnicos como os estigmas.

- A Senhora quer dizer que os estigmas de Francisco de Assis são um fenômeno mediúnico?!

- Como não, meu amigo? É pena que ninguém estude mais esse fenômeno, comenta.

Felipe sabia que os estigmas eram ferimentos, semelhantes aos que o Cristo sofreu na crucificação, que apareceram no corpo de Francisco de Assis. Ele gostaria de entender melhor esse fenômeno, mas sabia que o diálogo mediúnico tem que ter organização e que ele deveria estudar, antes de questionar. Aguardaria o momento oportuno para depois de estudar o assunto dialogar com a Mediunidade. Felipe interrompe seus pensamentos e diz.

- Fale alguma coisa do Antônio de Pádua, por favor.

- Ele viveu na mesma época que Francisco de Assis. Médium extraordinário! Uma vez quando ele pregava na Espanha, seu pai estava sendo condenado injustamente por um crime em Pádua, na Itália. Ele adormeceu durante a pregação, foi até o outro país, em espírito, materializou-se, defendeu o pai, que foi inocentado, voltou e continuou a pregação. Um lindo fenômeno mediúnico a favor da justiça! Fala a Mediunidade entusiasmada.

- É o mesmo fenômeno que aconteceu com Eurípedes? Pergunta Felipe.

- Sim! Eurípedes Barsanulfo, na cidade de Sacramento, interior de Minas Gerais, fez isso várias vezes na sala de aula do colégio Allan Kardec e seus alunos, da sua idade, assistiam e ajudavam com apoio energético.

- E Joana D´Arc teve contato com a Senhora ainda jovem? Pergunta Felipe. Ele quer aproveitar cada segundo.

- Menina inteligente e corajosa! Começamos ostensivamente quando ela tinha menos de 12 anos. Tornou-se uma das maiores generais da história. Com 17 anos, comandava um exército com mais de 4.000 homens e venceu uma guerra que durava mais de cem anos, por isso o nome de Guerra dos Cem Anos. Claro, eu dei uma mãozinha...Conclui sorrindo ao se lembrar de uma médium tão amada.

- Conte-me mais alguma coisa da história dela, por favor.

- No começo, ninguém acreditava que ela tinha mediunidade e excelentes guias espirituais. Ela foi falar com o rei para comandar o exército da França. Tanto insistiu que o rei resolveu recebê-la e testá-la. Quando ela entra no palácio, está acontecendo uma grande festa e o rei se disfarça e coloca outra pessoa no trono. Ela entra e guiada mediunicamente, é claro, encontra o rei no meio dos convidados e o saúda! Todos ficam impressionados.

- E ela foi ferida alguma vez nas batalhas? Quer saber Felipe.

- Sim. Eu ajudo, oriento e consolo, mas cada um tem que fazer sua parte. Foi assim. Mediunicamente, ela foi avisada que seria ferida, com uma flecha, mas não deveria se preocupar, que tudo ficaria bem. Assim aconteceu, e ela deu um exemplo de coragem para todos.

- Mas, ela não poderia ter evitado, já que sabia?

- Muitas coisas são evitadas com a minha ajuda, mas têm outras que são importantes testemunhos a serem dados! Como disse, eu ajudo, mas cada um tem que vivenciar os ensinos do Cristo, superando suas provações.

- Entendi, sim. Eu também terei meus testemunhos. Fala Felipe.

A Mediunidade sorri. É bom ver alguém que não queria extrair dela nenhuma vantagem egoísta.

- Está ficando tarde. Hora de partir. Eu devo fazer parte do dia a dia das pessoas, mas todos devem cumprir suas obrigações materiais. O dever é sempre bom conselheiro. Conclui a senhora Mediunidade. Ela está radiante com aquele encontro.

- Gostaria de vê-la novamente. Fala Felipe.

- Nada mais fácil. Responde a Mediunidade.

- A senhora estará aqui na próxima semana? Pergunta Felipe com esperança.

- Certamente nos encontraremos.

- Que maravilha! Estarei aguardando a Senhora.

Felipe mal se contém de alegria. Agora sim, sente-se espírita!

Despedem-se.

 

Capítulo V

 

Na Casa de Felipe

 

Felipe faz o Culto do Evangelho no Lar quando a Mediunidade aparece.

- Oi Felipe, vim lhe fazer uma visitinha.

- Mas... A Senhora pode nos visitar em casa?! Pergunta Felipe.

- Claro, meu amigo, principalmente, quando tem equilíbrio e oração sincera. Vejo que você faz seu Culto do Evangelho no Lar sozinho e vim lhe dar um incentivo.

A Mediunidade coloca a mão na testa de Felipe e ele vê alguns jovens de sua idade que acompanham a leitura do Evangelho. Felipe fica exultante.

- Que legal, quer dizer que não estou só!

- Exatamente. Multiplico o trabalho e os amigos.

- A Senhora pode ficar um pouco para conversarmos?

- Sim, vim para isso.

- Eu tava pensando nas histórias que a Senhora me contou. De Joana D´Arc, de Francisco de Assis e de Antônio de Pádua... Diz Felipe um tanto constrangido.

- Diga amigo, estou aqui para conversarmos, é sempre melhor expor o que se pensa do que viver na dúvida ou no erro. Estimula a Mediunidade.

- Eu sei que sou médium e espírita, então quer dizer que tenho uma grande missão, que ficarei famoso, esse é o meu caminho?

- É pensando assim que você vai se dar mal. O caminho da fama mediúnica é o caminho da desgraça! Diz um dos jovens desencarnados que acompanha o diálogo.

Felipe se espanta.

- Calma, amigo. Diz a Mediunidade. Eu explico. Sei que você quer aprender. Eu não sou perigosa, mas quando alguém me coloca junto com vaidade ou ambição é desgraça na certa. Pouquíssimos médiuns devem ser famosos: um em muitos milhões. Esses vão ficar famosos mesmo sem querer e vão sofrer muito com isso. A fama neste planeta é provação duríssima que eu não desejo para ninguém.

Após uma pausa, a senhora Mediunidade continua.

- É dever de todo médium não aparecer, não chamar atenção para si. É obrigação moral ocultar-se e servir em silêncio. Você entende? Os bons espíritos, que conheço muito bem, se afastam quando o médium quer aparecer. Eu vou ler uma mensagem que o Espírito da Verdade escreveu para os médiuns, é uma mensagem muito séria e sábia. Se eu pudesse a transformaria na Oração dos Médiuns, tira do bolso um belo exemplar do O Livro dos Médiuns e lê.

 

Todos os médiuns são chamados a servir a causa do Espiritismo na medida de suas faculdades; mas poucos escapam da malícia do amor-próprio. Entre centenas de médiuns, dificilmente é encontrado um, que, no início de sua mediunidade, não acreditou estar destinado à realização de uma grande missão.

Aqueles que caem na armadilha dessa vaidosa crença – e são muitos – tornam-se presas dos espíritos obsessores, que os subjugam alimentando o seu orgulho; e quanto maior é sua ambição mais miserável será sua queda.

As grandes missões são confiadas apenas a escolhidos que são guiados pela Providência - e não por sua vontade - para uma posição na qual suas ações serão mais eficazes.

Médiuns iniciantes devem ser extremamente críticos com espíritos que os elogiam e que exaltam a importância de suas tarefas, porque, se eles levarem a sério esses elogios, colherão decepções tanto no mundo físico como no espiritual.

Alertem-se aos médiuns que eles podem realizar um bom trabalho, mesmo nos lugares mais obscuros e nos grupos mais modestos, ajudando a convencer os incrédulos ou consolando os aflitos.

Caso a missão do médium seja além de sua limitada esfera de ação mediúnica, ele será guiado de onde estiver a uma esfera mais ampla, por mãos invisíveis, que irão abrir-lhe o caminho e impulsioná-lo adiante, como se diz, apesar dele mesmo. Alerte-se a todos que sigam essas palavras: Aquele que se exalta será humilhado; e aquele que se humilha será exaltado.

 

O Espírito da Verdade.

 

- Que chocante! Eu conheço tanto médium que vive se promovendo e promovendo os livros que psicografa! Diz Felipe.

- Pois é... Responde desolada a Mediunidade.

- Mas eles não fazem isso orientados pelos seus guias espirituais? Pergunta Felipe.

- Pelos guias que escolheram sim, pelos espíritos superiores, não! Afirma enfática a Mediunidade.

- Como a senhora tem tanta certeza? Questiona Felipe.

- Nenhum espírito superior irá contra as orientações do Espírito da Verdade. Posso garantir.

- Mas quem é o Espírito da Verdade?! Pergunta Felipe um tanto frustrado. Ele já tinha imaginado sua carreira de médium famoso, de autoridade em assuntos espíritas... Palestras, conselhos, aplausos... Contaria centenas de vezes seus testemunhos... Seria adulado, bajulado...

- Meu amigo. O Espírito da Verdade é o próprio Cristo. Não te iludas, se queres a mediunidade como trampolim para fama lembra-te:  colherás decepções neste mundo e um severo castigo no outro. É o Cristo quem te avisa! A explicação não deixa dúvida quanto à seriedade do assunto.

Felipe chocado enche os olhos de lágrimas... Quantos sonhos de fama mediúnica tinha acalentado...

- Teu guia quer falar-te. Eleva teu pensamento e escuta querido amigo. Afirma a Mediunidade.

Felipe respira fundo, ora e consegue ouvi-lo.

Querido filho, é o amor que nos une! Não estou aqui para te condenar nem para te julgar. Escuta-me com o coração: a mediunidade é concessão sagrada de Deus, e como muito desejo a tua felicidade, quero que te torne digno dela. Aprende a servir em silêncio.

Para que a fama, se o próprio Criador sustenta o universo sem se autopromover? Usa tuas faculdades para amenizar o sofrimento e a dor; para receber mensagens elevadas e para distribuí-las aos que querem se elevar, mas, para que colocar o teu nome em capas de livros que não são teus? Adota o anonimato, filho. Foge da loucura humana que busca a fama vazia e torpe.

Aprende com Jesus a servir em silêncio e acenderás uma luz imortal em teu coração. Estaremos juntos em todos os momentos e terás verdadeiros amigos que a busca do orgulho afastariam de ti.

É momento de decisão, peço-te, escolhe a mediunidade orientada pelo Cristo. Lamenta e ora, em silêncio, pelos que desmoralizam a mediunidade ao utilizá-la para a fama, uma terrível justiça os aguarda. Cumpre teu papel de médium anônimo e dedicado e estaremos juntos para sempre.

Chamo-me pai Joaquim.

 

Felipe chora de tanta emoção.

Graças a Deus entendeu a tempo o caminho que devia seguir.

Olha para a Mediunidade com profunda gratidão.

Ela sorri e diz.

- Foi um excelente dia de aprendizado. Vou indo amigo.

Despedem-se.

Felipe foi pesquisar a mensagem de O Livro dos Médiuns. Encontrou-a no capítulo XXXI, item XV. Imprime-a e prega perto de sua cama.

Vou ler essa mensagem todos os dias, não quero me afastar do Cristo. Pensa Felipe.

É uma decisão inabalável.

Seu guia, que o observa em silêncio, chora emocionado.



Capítulo VI

 

No Centro Espírita

 

Na semana seguinte. Felipe entra no centro. É a sua primeira aula na juventude.

- Bom dia. Vamos falar sobre mediunidade. Diz o dirigente dos estudos mediúnicos do centro.

Que legal, meu primeiro dia e vamos estudar mediunidade! Pensa Felipe.

- A mediunidade é uma faculdade natural que todos possuímos. É a capacidade de sofrer em algum grau a influência dos espíritos. Explica o dirigente.

Felipe acompanha tudo atentamente, quando percebe que a aula está próxima do fim, resolve perguntar.

- Que fenômenos mediúnicos vamos observar hoje?

O dirigente olha-o espantado.

- Fenômeno mediúnico? Aqui? Não é possível! É muito perigoso! Isso é para quem tem MUUUUUITA experiência. Diz enfático.

- Mas o senhor não disse que a mediunidade é uma faculdade natural? Se a faculdade é natural, o fenômeno não é também natural? Pergunta Felipe.

- Sim...Sim... Mas isso é teoria... Bem... Não sei explicar direito, mas... Sei que não podemos ter fenômeno mediúnico aqui.

- Por quê? Indaga Felipe confuso.

- Não pode e pronto! São as normas da casa. Os espíritos não querem. É isso! É isso!!! São orientações dos espíritos!!!

Felipe sem entender procura a senhora Mediunidade. Ela está do lado de fora da sala. Tudo assiste com tristeza.

Ele lembra tudo que tinha aprendido com ela, com seu guia... Tenta argumentar.

- Mas... Arrisca Felipe.

- Mas, nada! Diz o dirigente. Você é muito jovem. Apenas, quando estudar e crescer, vai entender. Vamos fazer a prece final, provavelmente você está obsediado.

Assim a aula é encerrada.

Felipe está desconsolado, abatido. Como podia tudo aquilo? Ele falou tanto, para depois, na prática, negar tudo.

Vai para casa triste... Fecha-se no quarto, ora e dorme.

Ao sair do corpo estão lhe esperando a senhora Mediunidade e seu guia espiritual. Estes, sorrindo, lhe abraçam. É daqueles abraços que faz a gente ter coragem de tudo enfrentar.

- Meu filho, diz a Mediunidade, por incrível que pareça, muitos espíritas não me entendem. Sem mim e sem a ajuda de muitos jovens da sua idade não haveria Doutrina Espírita, mas, mesmo assim, eles não permitem que eu possa estar presente na maioria das ocasiões. Afastam-me dos jovens. Temo que eles adotem as regras da época dos oráculos, na verdade, alguns já fazem isso. Tratam os médiuns como pessoas especiais. Deus é amor e misericórdia: todos os Seus filhos são médiuns. É suficiente o esforço sincero de se espiritualizar para merecer a companhia dos bons espíritos.

- Sabemos de tua sinceridade e coragem. Queremos que você nos ajude a mostrar como a mediunidade é natural. Acrescenta Pai Joaquim.

- Mas, como poderei fazer isso? Pergunta Felipe intrigado.

- Vivendo a mediunidade com naturalidade. Não adotando postura de santo nem de pop-star. Explica Pai Joaquim.

- Então viverei como vivem todos os jovens e terei também muitas experiências mediúnicas? Pergunta Felipe tentando entender seu guia.

- Sim. Você deve viver como os de tua idade, como vivem os jovens saudáveis. Diz o espírito protetor.

- Mas... O que significa ser saudável, quero dizer, ser saudável na prática. Felipe quer entender exatamente o que deve fazer.

- Bem, respondeu o guia, todos sabem o que é ser saudável, mas está tudo tão confuso na Terra que eu vou lhe explicar. Primeiro. Cultivar o equilíbrio emocional é essencial. Muitos não entendem que por terem vivido uma juventude “cheia de emoções” passarão o resto da encarnação angustiados, irritadiços e nervosos.

- E que emoções são essas? Pergunta Felipe.

- São as emoções grosseiras. “Ficas” e namoros sem compromisso, por exemplo. Quando mexemos com a emoção de outro ser humano sem a devida responsabilidade, destruímos nosso equilíbrio. As energias geradas pelos sentimentos não elevados se acumulam e, muitas vezes, “apodrecem” em nosso corpo espiritual. Daí a sintonia com os bons espíritos fica difícil.

- Então, eu não posso namorar?! Pergunta Felipe assustado.

- Calma. Sorri o amigo espiritual. Pode e deve. No momento certo e com os sentimentos adequados. Namorar por namorar, para “experimentar”, não. Isso é vulgaridade e inferioriza quem faz. Ser humano não é amostra grátis para ficar sendo experimentado. Namorar, com sentimento sincero, no momento certo, eleva o ser. Entendeu?

- Ah... Diz Felipe aliviado. Pensei que não podia nunca!

Seu amigo espiritual sorri.

Já mais aliviado, pergunta Felipe.

- E o que mais?

- Bons hábitos. Ler livros e artigos instrutivos. Ouvir boas músicas. Frequentar festas saudáveis, evitar ambientes com excesso de álcool. Drogas e pornografia, nem pensar. A não ser que queiras contato com espíritos das trevas que vão arruinar tua sintonia, tua paz e tua vida. Sei que não irás atrás disso, mas é possível que algum dia alguém te ofereça e tua recusa deve ser firme e tranquila, se queres que eu permaneça ao teu lado.

- Eu não sabia que isso é tão sério. Diz Felipe, lembrando-se de alguns amigos da escola.

- Sim, Felipe. É seríssimo. E teus amigos que cultivam esses hábitos infelizes muito sofrerão. Ore por eles. No futuro, tu terás que socorrer alguns em regiões de dor e trevas. É o livre arbítrio de cada um. Quando tiveres oportunidade, fala-lhes da Doutrina Espírita e assim poderás evitar grandes tragédias na vida de muitos. Quero, agora que conheces as tuas responsabilidades, te apresentar um amigo.

Nesse momento, entra um espírito com aparência jovem e o cumprimenta.        

- Boa noite, eu sou Ivan.

- Ivan irá te ajudar a entender as dificuldades dos espíritas em relação à mediunidade. Após o curso que você fará, iniciaremos as atividades psicográficas que estão programadas desde antes de teu nascimento. Quando acordar, lembre-se de todas as recomendações. Elas são a garantia do sucesso de tua encarnação. Conclui seu guia espiritual.

Ivan fala com carinho.

- Começaremos em uma semana. Prepara-te para dormir com o coração em paz. Além da oração sincera antes de deitar e do cultivo de bons sentimentos e de bons pensamentos durante o dia, cumpri fielmente teus deveres espirituais. Isso facilitará teu aprendizado.

Eles se abraçam e se despedem.

Felipe acorda emocionado com tudo que tinha vivido. Nunca imaginou que fosse tão empolgante ser médium!

 

Capítulo VII

 

Observando Certos Espíritas

 

Na semana seguinte, no sábado, depois de se deitar, Ivan se aproxima, aplica passes, Felipe se desdobra com facilidade.

Ivan sorri e diz.

- Veja como foi fácil sair lúcido do corpo. Isso é resultado de uma semana vivida com equilíbrio.

Felipe abraça o novo amigo.

- Hoje vamos avaliar algumas situações tristes. Não nos cabe julgar, muito menos, condenar ninguém. Estudaremos os problemas com o objetivo de orientar os futuros médiuns. Por isso, nada de condenação. Estamos combinados?

- Sim. Responde Felipe intrigado com o que estudaria naquela noite.

Ivan pega-o pela mão e vão até uma região sombria. Param em frente a uma espécie de boate.

- Vamos entrar. Eles não podem nos ver. Explica Ivan.

Em uma mesa no canto, estão sentados o dirigente das atividades mediúnicas e dois médiuns do centro espírita conversando animadamente. Talvez por causa da presença dos dois, o dirigente lembra-se do ocorrido na aula da juventude e comenta.

- Você acredita que um jovem queria ver fenômenos mediúnicos?

- Mas qual o problema? Pergunta Everaldo, um dos médiuns.

- Ora essa! Diz Ribaldo. A mediunidade revela muita coisa. Se eles descobrem que sempre nos encontramos aqui!?

- E tem mais, acrescenta o dirigente, quanto mais eles estudarem mais vão nos questionar e descobrir que há muito não estudamos as obras de Kardec nem as de Léon Denis. Já pensou que vergonha! Estou pensando até em estabelecer uma idade mínima para o estudo mediúnico, talvez tenha sido um erro falar de mediunidade para jovens.

- Idade mínima? Pergunta Everaldo sem acreditar. Isso é tão absurdo que nem mesmo quem não conhece a Doutrina Espírita aceitaria. Conclui.

- Veremos! Eles são tão tolos que basta ir falando discretamente e em pouco tempo vai ter gente dizendo que foi Kardec que orientou! Diz gargalhando o dirigente.

- Nisso eu não acredito. Todos sabem que Kardec trabalhou com meninas de catorze anos! Diz Ribaldo.

- Quer apostar? Desafia o dirigente. Kardec, para os espíritas encarnados, não passa de nome que todos dizem respeitar e não conhecem! Fala gargalhando.

Felipe está abalado. Ver espíritas tratarem a Doutrina Espírita com tanto desamor e desrespeito choca. Ivan expressa sua tristeza em seu olhar lúcido e sincero.

- Vamos sair daqui. Ouvimos o suficiente. Fala Ivan.

Saem e vão para um bosque perto da cidade em que Felipe mora. Ivan ajuda Felipe a se refazer do choque emocional e energético vivido.

- Como pode acontecer isso com trabalhadores espíritas? Pergunta Felipe.

- Infelizmente, diz Ivan, eles não são exceção.

- Mas, por que combater a vivência mediúnica? Questiona Felipe.

- Você ouviu a explicação. Quando o espírito, encarnado ou desencarnado, se acovarda e não enfrenta a si mesmo, não reconhece suas fraquezas e seus defeitos, não se esforça para superá-los, ele se animaliza e cada vez mais quer se esconder.

Ante o olhar perplexo de Felipe, conclui Ivan.

- Eles combatem a mediunidade, porque a vivência mediúnica cristã os impulsionariam a se tornarem melhores, teriam que admitir seus defeitos e lutar para superá-los.

- Mas, ter que enfrentar as próprias fraquezas e medos não é apenas para espíritos muito evoluídos? Não é exigir muito deles? Pergunta Felipe.

- Não. Nós não desejamos que os espíritos da Terra sejam santos. Isso seria um erro. Queremos que eles se disponham, honestamente, a assumir seus defeitos, esforçando-se para superá-los. Se eles agissem assim, nós poderíamos ajudá-los e muito. Responde Ivan.

- Como eu poderia ajudá-los? Felipe está angustiado.

- Orando por eles. No momento, não é possível avisá-los. Eles fecharam as portas que temos para socorrê-los. No último aviso que fiz, na reunião mediúnica, fui classificado como mistificador. Quando inspirei um trabalhador a alertá-los, eles o expulsaram do grupo. Eles caminham para um desequilíbrio profundo e o pior é que induzem a muitos com pensamentos infelizes, claramente contrários ao Cristo e a Kardec.

Ivan olha Felipe nos olhos e diz.

- Contamos com você para alterar essa situação.

- Como?  Indaga Felipe.

- De nada adiantaria discussões inúteis ou polêmicas estéreis. Queremos que você os conteste, sem agressividade, por meio de uma conduta espírita-cristã, inclusive, em relação à mediunidade. Ivan silencia, em seguida, pergunta.

- Você aceita?

- Aceito. Responde Felipe.

- Ótimo. Vamos conhecer outros jovens que também aceitaram esse desafio. São muitos. Você se surpreenderá.

Partem.

Aproximam-se de um imenso castelo que tem no portão de entrada a inscrição.

 

No Colégio Allan Kardec

 

Felipe, ao ler o nome do colégio, emociona-se. É a escola fundada por Eurípedes Barsanulfo, um espírito que ele ama profundamente.

Ivan percebendo a emoção de Felipe afirma.

- Amigo, hoje começa um bom trabalho. Aprenderás o quanto é valiosa a virtude. Uma vida equilibrada e de renúncia nos abre as portas de aventuras e belezas sem fim.

Entram pelo imenso portão. Percorrem uma estrada florida até um auditório a céu aberto que se localiza a direita do castelo.

Alguns milhares de jovens estão sentados em silêncio.

Os dois se sentam, Ivan explica.

- Assistiremos à aula inicial que será dada por Eurípedes Barsanulfo. Fiquemos em silêncio. Um encontro com Eurípedes é sempre um momento especial.

Após alguns minutos, Eurípedes que está sentado em uma pequena elevação do jardim, levanta-se, cumprimenta a todos e faz a prece inicial.

 

                   Senhor, graças Te dou porque permites nos reunirmos com estes jovens que tão árdua missão devem executar no mundo.

                   Ajuda-me a lhes ensinar que a mediunidade deve ser vivida santamente com autenticidade, devotamento e humildade.

                   Permite, Pai, que cada um deles tenha a coragem de enfrentar a si mesmo e de se tornar digno do exercício mediúnico orientado por Jesus.

 

O ambiente está envolto em luz e paz.

O professor de Sacramento se projeta de forma a ser visto claramente por todos que ali estão.

 

Amigos, irmãos. 

 

Fala olhando nos olhos de cada um. O olhar de Eurípedes é penetrante, é repleto de austeridade, de ternura, de carinho.

 

Não vós enganeis, é necessário que passeis por duras provações. Apenas enfrentando o sofrimento vos tornareis fortes. Apenas vos tornando fortes sabereis ser verdadeiros cristãos! Se estas palavras chegam a você, é porque já tendes condições de assumir importante compromisso com o Cristo.

Vos acompanharei até a suprema vitória espiritual e não vos quero ver envolto nas sombras da sexualidade desregrada nem de outros infelizes vícios.

Sereis os construtores da sociedade nova anunciada pelo jovem da Galileia.

Assim Ele quer. Assim será.

Essa escola vos acolhe como valoroso trabalhador de Jesus. Não utilizeis, jamais, vosso aprendizado para satisfazer à vaidade, à malícia ou aos vícios.

Os que optarem por uma vida animalizada serão excluídos de nossos cursos. Aqui não se atiram pérolas aos porcos.

Aos que viverem a mediunidade como testemunho vivo do poder de Deus e da imortalidade lhes serão concedidas alegrias e ensinos que, hoje, não podeis sequer imaginar.

Ao término dos três primeiros anos de curso, conhecereis os apóstolos do Cristo que querem vos ensinar a sublime arte de servir.

No futuro, para o discípulo digno, se abrirão as portas dos mundos superiores para que aprenda como melhor servir na Terra.

Sinceridade absoluta é a nossa palavra de ordem. Basta de falsos profetas no seio do Consolador! Não queremos combates tolos, queremos vivência diária de devotamento e de abnegação.

Vossas faculdades mediúnicas se ampliarão, vossas responsabilidades também. Não devereis estar entre os jovens animalizados do mundo. Deveis vos preparar para socorrê-los no mundo e nas reuniões mediúnicas. É vosso dever.

O momento é chegado.  

Estudem e vivam: não vos faltará proteção.

Eurípedes silencia.

Todos choram discretamente.

Uma poderosa voz, forte como um trovão, afirma.

 

Nos últimos dias, com o poder de meu espírito, impulsionarei a espiritualização de todos que estão na carne; filhos e filhas de meu coração profetizarão: jovens terão visões; anciãos, sonhos. Não duvideis, no fim dos tempos da maldade, aqueles que me seguem profetizarão em abundância.

Tudo que precisais saber vos foi dito. O Cristo nos ampara. A vitória pertence a Deus e a Seu enviado que vos convoca ao trabalho junto ao Consolador.

Conclui Eurípedes.

Felipe acorda. Está banhado em lágrimas. Lê a mensagem aos médiuns do Espírito da Verdade.

Levanta-se.

É segunda-feira, tem aula.

Na quarta recebe o convite para uma festinha daquelas. No fim de semana, todos vão para o sítio de um amigo e não vai pai de ninguém. Vão no sábado pela manhã e voltam no domingo à tarde.

Felipe lembra o compromisso com o Ivan.

No fim de semana, é o dia de suas aulas... Resolve ir, afinal, é só uma festa, pensa, tentando se convencer.

Na sexta, acorda um tanto estranho, sente que há alguma coisa errada. A noite arruma suas coisas, está empolgado com o fim de semana.

Vai ser muito legal! Pensa.

Dorme pensando na festa do dia seguinte. Churrasco, muita cerveja, as meninas...

Ao acordar, levanta-se e escuta uma voz enfática sem saber a origem: Aqui não se atiram pérolas aos porcos.

Lembra-se do dirigente e dos dois médiuns que viu em desdobramento. Estou indo pelo mesmo caminho, pensa. O que vou fazer? Está tudo marcado! Fala consigo mesmo. Está indeciso. Ora, pede ajuda de seu guia espiritual e tem uma clara intuição do que deve fazer. Liga para os amigos, fala que teve um imprevisto e que não vai. Troca a farra por um bom filme, que foi ver com os amigos que ficaram, foi dormir em paz.

 

Capítulo VIII

 

A Primeira Aula

 

Felipe sai do corpo e encontra Ivan que lhe abraça sorrindo.

- Que bom que você está aqui!

Ele entende o que Ivan quer dizer. Abraça-o feliz. Sua decisão foi uma importante vitória, sabem.

- Vamos assistir a uma reunião mediúnica do centro que você frequenta, afirma Ivan.

- Como? Agora? Pergunta Felipe.

- Assistiremos a gravação da última reunião ocorrida há três dias. Explica Ivan.

Dão-se as mãos e transportam-se até o colégio Allan Kardec.

O colégio é um lindo castelo com torres altíssimas, com uma entrada majestosa e um imenso jardim. O caminho que vai do portão à porta do castelo é formado por flores de diversas cores que exaltam um maravilhoso aroma. Ao observar a curiosidade de Felipe, explica Ivan.

- Esse caminho ajuda a melhorar a vibração espiritual dos alunos antes que entrem no interior do castelo, mas os que chegam aqui excessivamente carregados de paixões inferiores, sentem profundo mal-estar e nunca conseguem atravessar esse caminho. Muitas vezes acordam com forte sensação de vômito e suando muito. Alguns pensam que estiveram em uma região inferior... Na verdade, estiveram em contato com a inferioridade que cultivaram.

Felipe fica com medo.

- Não temas. Hoje estamos bem e amanhã deveremos estar ainda melhores. Ivan tranquiliza-o.

- Você tem certeza? Indaga Felipe.

- Talvez sintas um pouco de tontura no início do caminho, afinal, assimilaste alguns fluidos da festa, mas é possível percorrermos o caminho, vencendo os obstáculos. Conclui Ivan.

Ao iniciar o caminho, Felipe começa a suar muito e a tremer. Olha para o Ivan que demonstra estar sentindo grande bem-estar.

- Por favor, ajude-me.

- Calma, é apenas a ressaca que você desejou. Continue e em breve ela passará. Explica Ivan.

Felipe sente-se mal, treme, não aguenta. Cai ao lado de Ivan que o ampara e olha com carinho. Aguarda que seu organismo espiritual elimine os tóxicos assimilados. Passam alguns minutos. Felipe acorda com Ivan enxugando sua testa.

- Vamos amigo, senão nos atrasaremos. Diz Ivan.

Felipe sente-se melhor.

Levanta-se e um incrível bem estar invade todo seu corpo espiritual.

Sente-se leve, feliz.

- A resseca era sua, não seria justo tirá-la. Agora que você conseguiu superá-la é hora do trabalho. Explica Ivan.

Percorrem o caminho sentindo o aroma variado das flores, escutando uma música de beleza indescritível, observando o colorido das árvores, os desenhos dos diversos jardins que rodeiam o castelo e a beleza dos astros, pois apesar do castelo ser sempre iluminado, a iluminação nunca ofusca as estrelas.

Percorrer aquele caminho vale todos os sacrifícios, pensa Felipe.

Ivan, captando os pensamentos de Felipe, brinca.

- Não se emocione tanto, estamos apenas começando.

Chegam à porta do castelo que está sempre aberta. Entram. O interior do castelo é deslumbrante. No centro do térreo tem uma recepção com uma mesa circular, e para cada raio do círculo existe um corredor que dá acesso às amplas escadas que conduzem aos vários andares do colégio, apenas na direção da porta de entrada não há escadas e sim dois elevadores um em cada lado.

Tudo é amplo, organizado e artisticamente integrado. As amplas escadas possuem formas e estilos diferentes que se integram harmonicamente. A iluminação dos corredores tem uma tonalidade levemente diferenciada.

- O interior do castelo é uma obra de arte que apenas ao longo dos anos vamos captando de forma completa, afirma Ivan ao ver o deslumbramento de Felipe.

Em seguida, afirma.

- Hoje estudaremos a postura mental dos espíritas em uma reunião mediúnica. Após cumprir um currículo básico de estudos, você terá acesso às variadas aulas que o colégio oferece e montará seu próprio roteiro de estudo. Nesta semana e na próxima, deveremos finalizar seu estudo inicial. Vamos, nosso estudo começa em trinta minutos. Eurípedes é sempre pontual.

- Veremos Eurípedes hoje? Indaga Felipe.

- Não. Mas tudo aqui é reflexo do psiquismo superior do mestre de Sacramento, por isso, devemos honrar sempre a oportunidade de estar aqui. É necessário comparecer, pelo menos, quinze minutos antes do início de cada atividade, embora o ideal sejam trinta. Conclui Ivan.

Seguem pelo corredor da direita. Andam três lances de escadas, param em frente à porta e, antes de entrarem, comenta Ivan.

- É impossível, para um espírito com pensamento inferior, subir estas escadas. No primeiro lance de escadas, ele sentiria um profundo cansaço; no seguinte, uma angústia e depressão intensas; e, caso conseguisse ultrapassar o segundo lance, eclodiria em sua mente todos os seus erros do passado, o que é insuportável para todos os espíritos pouco evoluídos.

Apesar do olhar admirado de Felipe, Ivan continua.

- Digo isso para que entendas a afirmação de Eurípedes na aula inaugural. Quando ele diz que aqui não se atiram pérolas aos porcos, isto é um fato. Não tentes ir além do terceiro andar, ninguém irá lhe impedir, mas seria desastroso. Aceitar as próprias imperfeições é a segunda lição desta escola e nunca deve ser esquecida.

Ivan abre a porta.

Entram em uma sala que tem centenas de jovens.

- O silêncio antes das aulas é a melhor maneira de se preparar para aprender. Diz Ivan baixinho. Sentam-se. Ficam em silêncio.

Nunca imaginei que tantos jovens tivessem os mesmos interesses que tenho. Pensa Felipe.

O ambiente está inundado por uma música suave, mas só ouve os que sabem ficar em silêncio interior. Em tudo, o mérito do esforço próprio. É a terceira lição.

Na hora exata, levanta-se o professor e faz a prece inicial.

Amado Mestre Jesus, obrigado por tua companhia nos momentos angustiosos da vida. Seja na vida material, seja na vida espiritual Tu sempre nos ampara e acolhe.

Ampara os extraviados que optaram em não estar aqui conosco, ensina-nos a misericórdia para que possamos ajudá-los em seus descaminhos e mesmo que momentaneamente neguem o Teu amor, que possamos ajudá-los a Te encontrar.

Sabemos, Mestre, que apenas a misericórdia que se transforma em serviço ao próximo pode nos salvar de nós mesmos. Te rogamos, ajuda-nos e permite que trabalhemos em Tua seara, para que bendito sejam os nossos destinos ao Teu lado.

Após um momento de silêncio, diz.

- Sejam bem-vindos. Chamo-me José. Hoje, estudaremos o comportamento dos espíritas nas reuniões mediúnicas. Certamente, existem exceções, mas a reunião que estudaremos representa a realidade das casas espíritas em que o estudo da Codificação é relegado a segundo plano. Fiz observações semelhantes, ainda quando encarnado, mas, ao desencarnar, constato que a situação é mais grave do que pensava.

Felipe, que lera alguns de seus livros, está exultante.

Inicia-se a projeção da reunião mediúnica do centro espírita que Felipe frequenta. Dez pessoas sentadas ao redor de uma mesa em aparente estado de concentração.

Todos veem os pensamentos dos encarnados e a movimentação dos espíritos ao redor do grupo. Felipe fica estarrecido. Dos dez participantes, apenas um estava, de fato, concentrado, e outro tentava sinceramente concentrar-se!

Os outros, inclusive o dirigente, geravam verdadeiro turbilhão negro sobre suas cabeças. Metade do trabalho da equipe espiritual é dedicado aos trabalhadores despreparados. É possível ver os pensamentos originados pelos médiuns. Alguns não conseguem desviar seus pensamentos de desejos sensuais, outros pedem benefícios apenas para os seus familiares, outros se perguntam se deveriam estar na reunião, dois emitem pensamentos infelizes a respeito de outros participantes.

É difícil dizer qual o quadro mais desolador, se dos desencarnados que iriam ser socorridos ou dos trabalhadores. O esforço do dirigente espiritual para se aproximar do dirigente encarnado é de verdadeira abnegação, o choque energético que sofre é imenso.

Após o início da reunião, a projeção é suspensa.

- Essa observação é suficiente para abordarmos o tema de nosso estudo.

 

Mediunidade: faculdade diária e eterna.

 

- O que seria necessário para que nossos irmãos estivessem melhores preparados para a atividade mediúnica? Questiona o professor.

-Que tivessem organizado seu dia de forma a evitar excessos de estresse. Diz um jovem que está perto de Felipe.

- Que evitasse pensamentos grosseiros ao longo do dia. Responde outro.

- Que no dia da reunião cuidasse da alimentação, não comesse carne, nem trabalhasse muito. Acrescenta outro.

- Observem que temos aqui um grave problema. Diz José sorrindo e continua.

- Todos se preocuparam com tudo que vocês falaram. Os médiuns que vocês viram tiveram todos esses cuidados. Somente no dia da reunião. Comer carne é uma preocupação menor, na verdade, insignificante. O que se deve evitar é ir a uma reunião mediúnica ou a uma aula importante com o estômago cheio de alimentos, porque isso dificulta a concentração. Quanto ao trabalho, posso garantir, quanto mais trabalho equilibrado melhor! Trinta minutos de concentração e de prece antes da reunião refazem o desgaste do dia. O grande problema é que a maioria dos médiuns pensa em se preparar apenas no dia da reunião.

Analisemos o caso do Everaldo.

Nesse momento, uma projeção apresenta a síntese da semana do médium. Inclusive, seus desdobramentos e suas relações no plano espiritual inferior. Algumas cenas são asquerosas, as entidades que com ele se afinam tem feições animalescas e compartilham com ele prazeres lamentáveis.

- Vocês acham que um dia de boa vontade espiritual é suficiente para que nosso irmão esteja preparado para o trabalho? Pergunta José.

O silêncio expressa o espanto de todos.

- Fundamental entender que equilíbrio moral e emocional não se inventa nem se adquire em um dia. Quem quiser vivência mediúnica produtiva e interiormente satisfatória deve aprender a sacrificar-se diariamente. Se não sacrificar a animalidade, o orgulho e a vaidade estarão em situação semelhante a que estudamos.

O professor pega o Livro dos Espíritos, abre-o nas questões 466, 467, 468, 469. Elas são projetadas por trás do professor no momento em que ele as lê. As perguntas e os comentários de Kardec estão em itálico.

 

466. Por que Deus permite que os espíritos nos estimulem para o mal?

 

- Os espíritos imperfeitos são instrumentos da Providência para testar a fé dos homens e a sua firmeza no bem.

Você, que é espírito, deve avançar no conhecimento do infinito. É com esse objetivo que você deve superar as tentações e desenvolver a bondade.

Nossa missão é guiar-te no caminho correto. Quando você é assediado por más influencias é porque você atraiu maus espíritos com os teus desejos, porque eles sempre vêm ajudar a realizar os maus desejos. Eles só estimulam a fazer coisas erradas, quando você alimenta o desejo de fazê-las.

Caso você esteja disposto a cometer um assassinato, você terá uma multidão de espíritos que estimularão esse desejo em você; mas haverá outros que tentarão influenciar-te para o bem, reequilibrando as influências, e dando a você o poder de decisão.

Assim, Deus deixa para a nossa consciência a escolha ou o caminho que decidimos seguir e a liberdade de ampliar uma influência ou outra que atua sobre nós.

 

467. Podemos nos livrar da influência dos espíritos que nos estimulam ao mal?

 

- Sim. Porque eles se vinculam apenas com aqueles que os atraem pela natureza de seus pensamentos e de seus desejos.

 

468.  Os espíritos que são repelidos por nossa vontade renunciam de nos tentar?

 

- O que mais podem eles fazer? Quando veem que não podem obter o que desejam, eles deixam seus objetivos, mas eles continuam a observar e esperar um momento favorável como um gato vigia um rato.

 

469. Por que meios nós podemos neutralizar a influencia dos maus espíritos?

 

Fazendo apenas o que é correto e pondo toda a confiança em Deus, você repele a influência dos espíritos inferiores e evita que eles tenham poder sobre você.

Cuide em não escutar as sugestões dos espíritos que inspiram pensamentos maldosos, que incitam a discórdia entre vocês e que estimulam as más paixões.

Desconfie especialmente daqueles que estimulam o orgulho, porque, ao fazer isso, eles atacam sua maior fraqueza.

É por isso que Jesus ao compor o Pai nosso diz: “Não nos deixe cair em tentação e livra-nos do mal”.

 

Após a leitura, comenta o professor.

- A clareza das explicações não deixa dúvida que a sintonia espiritual é construção diária e não dá para ser improvisada na hora da reunião mediúnica. Por favor, dividam-se em grupos com quatro participantes. Peço que compartilhem as suas dificuldades para chegar nesse curso. A experiência de cada um de vocês é um exemplo de vivência mediúnica.

Abrem-se as laterais da sala e vemos duzentas pequenas salas com mesa e quatro cadeiras.

Aleatoriamente, formam-se os grupos. O grupo de Felipe é composto por dois jovens, Abelardo e Cirilo, e uma jovem, Alessandra.

Abelardo inicia.

- Para mim, iniciar a minha espiritualização custou o namoro. Fala bem-humorado.

- Conte melhor essa história. Pede Alessandra.

- Bem, minha namorada decidiu que a sua vida na Terra devia ser um parque de diversões. Todos os fins de semana deviam ser de festas e bebidas. Sei que reencarnamos para constituir uma família, mas, com o tempo, fomos nos distanciando... Enquanto ia ao centro espírita, ela programava suas saídas... Depois de alguns anos, mesmo gostando dela, terminei o namoro. Não tinha como dar certo, não acham?

Todos concordam, mas lamentam o pesado sacrifício.

- Agora estou aqui. Quem sabe papai do céu não dá uma força e eu arranjo outra namorada. Diz brincando para aliviar o clima.

Todos riem.

Felipe conta a história do churrasco.

- Eu comecei assim e por pouco não termino com uma overdose! Fala Cirilo.

Todos ficaram chocados.

- É verdade? Pergunta Felipe olhando para Cirilo.

- Sim, olhe meus braços, cheguei a aplicar na veia.

- Como você conseguiu se recuperar? Pergunta Alessandra.

- Minha mãe se afastou, por dois anos, de tudo para tentar me salvar. Fiz tratamentos em várias clínicas, além de ter recebido ajuda de um centro espírita que tem uma mediúnica especializada em ajudar jovens viciados. Além da ajuda clínica, recebi muitos medicamentos espirituais e sofri várias operações mediúnicas. Hoje, estudo mediunidade e quero fazer psiquiatria para ampliar esse tipo de trabalho. Não posso esquecer que ainda existem milhares que necessitam desse tipo de ajuda. Quero estimular a ligação entre as boas orientações psiquiátricas e o amparo espiritual direto para amparar as pessoas. Conclui Cirilo.

- No meu caso, o alcoolismo de meu pai foi a maior dificuldade para chegar até aqui. Em casa, vivo uma verdadeira batalha diária. Tenho aprendido a amar meu pai, a ajudá-lo e, ao mesmo tempo, proteger-me dos inúmeros espíritos que frequentam meu lar por conta da conduta dele. Desenvolvi o hábito de fazer o Evangelho no Lar diariamente. Assim tenho socorrido muitos espíritos e evitado uma tragédia maior em minha família. Estou no meio desse processo e tenho aprendido a manter boa sintonia. Conta Alessandra.

Apesar dos relatos difíceis, o ambiente é de alegria, todos já tinham obtido importantes vitórias.

Nesse momento, foi solicitado para cada grupo elaborar uma coreografia ou um teatro de mímica que represente as histórias compartilhadas.

Enquanto se elabora a expressão artística, o salão é organizado em miniteatros que cabem quarenta pessoas que são orientadas por dois assistentes que comentam as apresentações.

Os espetáculos são comovedores. Não há dúvida, ninguém cresce espiritualmente sem superar obstáculos externos e, também, superar a si mesmo.

Ao término, o professor comenta as apresentações e nos propõem que durante a semana ajudemos um amigo a entender melhor a imortalidade. Fala que deseja encontrar todos no próximo final de semana. Alerta, dos 1060 jovens da aula inicial, que deveriam estar conosco, apenas 602 estão presentes. Os demais escolheram outros caminhos e terão que viver as consequências.

Após a prece final, todos vão ao jardim conversar e se divertir.

Ao acordar, Felipe lembra apenas de uma parte dos acontecimentos, não tinha se preparado adequadamente, mas sente uma intensa paz. Tem confiança que no futuro conseguirá uma lembrança mais completa.

 

Capítulo IX

 

Na Escola

 

Na segunda-feira, o assunto é o churrasco.

Felipe sente um pouco de inveja, mas se dá conta que em poucos dias aquela experiência seria esquecida e que seu aprendizado tem valor eterno. Em silêncio, agradece a Deus por tudo que tem aprendido.

A semana é de muito estudo, é final de semestre, e a semana seguinte é de provas. Felipe dorme menos para dar conta de estudar tudo. E ansioso, come muito... Fica preocupado se isso não atrapalhará sua preparação para o curso do fim de semana.

Na quarta-feira, em seu Evangelho no Lar, pede ajuda aos bons espíritos, precisa preparar-se para as provas, mas não quer se desarmonizar e perder o curso.

Depois da prece, vê a senhora Mediunidade sorrindo ao seu lado.

- Que surpresa maravilhosa a Senhora aqui! Diz Felipe, falando alto.

- Por que a surpresa? Pergunta a Mediunidade.

- Com uma semana tão atarefada, achei que não teria condições de vê-la. Explica Felipe.

- Estou sempre por perto. O problema não é ser muito atarefado. Problema é quando as intenções envolvidas em uma ocupação são inferiores.

- Não entendi, diz Felipe.

- Quando a pessoa trabalha 6 ou 8 horas por dia por ganância, simplesmente para ter mais, isso irá desequilibrá-la. Se ela trabalha 16 horas por dia para ajudar quem sofre, isso irá espiritualizá-la e será fonte de paz e alegria interior, entendeu?

- Mas é possível alguém trabalhar 16 horas por dia!? Comenta Felipe assustado.

- Sim. Sem problemas. O médium deve ter seus afazeres materiais e espirituais, ambos devem ser direcionados para a sua espiritualização. O médico ou o professor que, mesmo recebendo remuneração, prioriza, emocionalmente, o bem-estar daqueles que assiste, está espiritualizando-se. O médium não pode receber remuneração, jamais, nem ter nenhum tipo de vantagem indireta de seu trabalho, mas também deve priorizar servir sem exigir. Cada atividade tem suas regras que devem ser obedecidas. Ambas devem ajudar na evolução espiritual.

- Só não entendi essa coisa de vantagem indireta... Fala Felipe.

- Por exemplo, o médium ajuda na orientação de uma pessoa. Ela, por gratidão, ajuda-o a ser promovido em seu emprego ou evita que ele pegue uma fila de atendimento em um serviço público. É uma vantagem pessoal obtida por causa do trabalho mediúnico realizado pelos espíritos e não pelo médium. Muitas vezes, isso acontece de forma sutil, mas uma coisa é certa, se isso é constante, os espíritos superiores se afastam.

- Entendi. Isso é muito sério. Diz Felipe.

- É sim, confirma a Mediunidade e acrescenta.

- Tenho que ir, meu amigo, mas tenho um recado de seu guia espiritual.

- Qual? Pergunta Felipe, pensando se seria uma dica para as provas.

- Ele orienta que você estude mais uma hora por dia, as duas matérias que você tem mais dificuldade. Explica a Mediunidade.

- Ah... Sei... Felipe está decepcionado.

- Felipe, diz a Mediunidade olhando-o nos olhos, só os tolos tentam a vitória por meios fáceis e apenas conseguem decepções e desgraças.

- Ainda bem que tenho um bom espírito amigo! Diga-lhe que seguirei o conselho. Afinal, não tem jeito... Diz Felipe, agora, sorrindo.

A Mediunidade emociona-se. Felipe é a prova que existem jovens que não querem o caminho das facilidades ilusórias.

- Você não se arrependerá. Diz a Mediunidade ao se despedir.

Felipe finaliza seu Evangelho no Lar e vai estudar.

Sexta-feira, dia de ir a barzinhos e a festas. Felipe fica em casa lendo e escutando música, apesar dos convites dos amigos. Sabia que acabaria sendo chamando de esquisito! Não era normal que ele não saísse no fim de semana para se divertir... Lê o livro Memórias de um Suicida, da médium Yvonne do Amaral Pereira. Uma experiência mais forte e mais radical do que seus amigos poderiam imaginar.

No sábado, dorme até tarde. Ajuda em algumas coisas em casa, estuda e vai jogar bola.   No fim do dia, está exausto. Mais uma vez recusa ir a uma festa na casa de um amigo, sabe como seria... Opta por cultivar a paz em seu coração.

 

Capítulo X

 

A Iniciação

 

 

Ao dormir, logo encontra Ivan ao seu lado. Espero que o jogo não lhe tenha cansado muito, diz Ivan bem-humorado.

- Você estava lá? Pergunta Felipe impressionado.

- Eu até ajudei no último gol, mas não atrapalhei o time adversário. Explica o amigo espiritual.

- Então seremos parceiros de futebol!? Fala Felipe.   

- Negativo. Eu apenas dei uma mãozinha, ou melhor, um pezinho. Estava lá para prepará-lo para a aula de hoje. Vamos?

Vão até a entrada do colégio Allan Kardec.

Ao pararem no portão, Felipe lembra-se do fim de semana anterior e olha para Ivan.

- Vá, entre primeiro. Estarei aqui esperando um amigo. Caso precise, chame.

Felipe treme. Fica amarelo, branco, azul...

- Você está ficando com mais cores do que as flores do jardim. Brinca Ivan e explica com convicção.

- Não tenha medo! O caminho da evolução espiritual é sempre o da conquista da autonomia.

Felipe entra.

O pior que pode acontecer é eu morrer e se morrer já fico aqui... Pensa Felipe para criar coragem.

Ao iniciar o caminho, sente uma paz intensa. As flores e o céu estão ainda mais belos do que da outra vez. Ganha confiança, atravessa o jardim, entra no castelo e apresenta-se na recepção. Após identificar-se, a recepcionista fala: Sala 27, segundo andar. Professor José. A aula começa em 40 minutos.

- Aqui existe biblioteca? Pergunta Felipe.

- Existe uma biblioteca em cada andar, desde que você consiga chegar lá, pode ler e consultar o que quiser. Aproveite seus 10 minutos. Responde simpática, a  recepcionista.

- Só mais uma pergunta... Que dia eu posso vir consultar a biblioteca? Pergunta Felipe.

- Aqui todo o conhecimento está acessível a todos, desde que ajam com dignidade. Funcionamos sempre. Atendemos espíritos de todos os continentes e visitantes de outros planetas. Estudamos desde astronomia até a sociologia espírita. Explica a recepcionista que em seguida diz.

- Após a aula de hoje, você receberá todas as instruções e desde que, diz com ênfase, mantenha seu programa de espiritualização, poderá escolher os próprios cursos e vir aqui todos os dias.

Felipe está exultante. Poderá estar por ali sempre que quiser, pensa.

- Sim, certamente. Vá conhecer a biblioteca. Fica no fim deste corredor. Respondeu a atendente.

Felipe a olha com espanto.

- Aqui nós também aprendemos a ler pensamentos. Explica sorrindo.

Felipe agradece e vai conhecer a biblioteca. Caminha rapidamente. Ao abrir a porta, para impressionado. Como aquilo seria possível? Nunca viu uma biblioteca tão vasta.

A iluminação de cada seção é diferenciada e os livros também. Deve ter umas três mil pessoas ou mais...Gente de todos os lugares do mundo...E de todas as épocas! Alguns jovens vestem-se como essênios, outros romanos, egípcios... Nas prateleiras, livros diferentes: pergaminhos, papiros, livros comuns, eletrônicos... Como pode tudo aquilo? Pergunta-se ao caminhar entre os livros.

Lembra-se do Ivan, ele lhe explicará tudo. Ao se lembrar do Ivan, lembra-se da aula. Olha o relógio, faltam 29 minutos para o início da aula, já deveria estar em sala. Vai para sala 27.

Professor José recebe os alunos na entrada da sala com grande simpatia.

Felipe cumprimenta-o e entra. Aproveita para orar e elevar sua sintonia. Desliga-se de qualquer distração, relaxa profundamente.

Ao ouvir a prece do professor, dá-se conta que sua percepção está diferente. Sente medo, mas ao ver que Ivan está ao seu lado, tranquiliza-se.

Ivan explica.

- Os poderes do espírito são quase ilimitados. Só Deus possui mais poderes do que nós e Ele quer que sejamos fortes e sábios. Não tema: os corajosos crescem. Observe a prece do professor e depois volte ao seu estado normal de consciência.

Felipe olha para o professor, vê uma luz tão intensa e de tantas cores que fica deslumbrado, parece que muitos sóis de cores variadas estão ao redor de sua cabeça.

Após a prece, abre os olhos, observa o professor, agora sem tantas luzes. Que interessante, mesmo no plano espiritual podemos ampliar nossa capacidade de perceber a realidade. Pensa Felipe.

- Vamos estudar a reação dos encarnados ante algumas manifestações mediúnicas. Nosso tema de hoje.

 

 

O Medo de Nossos Fantasmas Interiores

 

É projetado a mesma reunião do estudo anterior, contudo é apresentado o desenrolar de toda a reunião mediúnica. Além das energias emanadas dos encarnados, é possível ver as imagens mentais que as comunicações produzem em cada um dos participantes.

Uma comunicação chama a atenção.

O espírito comunicante pertencia às zonas inferiores do mundo espiritual. Foi  um cruel e poderoso senhor de escravos no mundo e ainda possuía muito poder, apesar de estar desencarnado há mais de mil anos.

A história não é nova, o que estarrece a todos é ver as reações dos participantes da mediúnica. O pavor, apesar de disfarçado externamente, é inegável. A presença daquele espírito evoca lembranças e sentimentos que os encarnados querem esquecer, mas não conseguem, pelo menos, não no nível espiritual.

Após a projeção, o professor afirma.

- Teremos uma experiência que desvelará para nós a intimidade de uma pessoa. É imperioso agir com ética no trato com os fenômenos mediúnicos. Quem não souber respeitar com dignidade e com discrição a intimidade do outro, não será aceito nos trabalhos com os bons espíritos. Peço respeito e atenção. Realizaremos uma regressão de memória em um dos médiuns da reunião. Vocês podem, telepaticamente, enviar perguntas. Os que ainda não conhecem a comunicação telepática devem fazer as perguntas depois de encerramos a regressão.

Nesse momento, entra na sala o médium, amparado por dois espíritos.

Ele se deita em um sofá em frente ao professor.

José faz uma prece e o induz a se lembrar da reunião mediúnica que assistimos. Seu rosto é projetado em uma grande tela, de modo que podemos acompanhar suas expressões faciais detalhadamente.

O professor pede-lhe que narre a comunicação com o senhor de escravos. Depois que ele finaliza sua narrativa, indaga.

- Por que você tem tanto medo desse tipo de manifestação? 

- Eu... Eu... Balbucia Evraldo.

- Nesse momento, você está seguro, entre pessoas que sempre lhe respeitarão. É preciso que você exponha seus medos para que consiga superá-los. Conte-nos porque você tem tanto medo. Fala tranquilamente o professor.

- Eu temo voltar para lá... Eu não quero mais essa vida... Não quero mais, sofri muito...

- Se você não quer voltar mais, por que temer? Você não sabe que está seguro em um centro espírita? Expressa o professor a pergunta telepática de um aluno.

- É... Eu quero e não quero... Eu não quero, mas tenho ainda impulsos, ligações, vontade de dominar os outros, de ser autoritário. A presença deste espírito  desperta essa vontade em mim. Por isso, eu temo tanto... Fala o médium.

- Então você acha que os bons espíritos que dirigem a reunião mediúnica não deveriam trazer esse tipo de espíritos para se comunicar? Outro aluno questiona por meio do professor.

- Sim, é isso. Não se deve estimular esses sentimentos! Eu já tenho tantos problemas! Não entendo porque eles fazem isso... Assim vou acabar voltando para lá... Explica o médium com revolta e medo.

- E por que os espíritos fazem isso? Pergunta o professor.

- Não sei... Deve ser coisa dos obsessores... Tenta explicar o médium.

- Não é coisa de obsessor, mas mesmo se fosse, só poderia acontecer se permitido pelos espíritos que comandam a reunião, por que eles permitem isso?

- Não sei... Não sei... Fala baixinho o médium.

- Sim, você sabe. Diga-me, diga-me por quê? Insiste o professor.

O médium começa a chorar e ter convulsões. O professor, tranquilamente, aplica-lhe um passe. Ele se acalma. O professor concentra-se e ordena.

- Diga-me!

- Eles querem, eles querem... Os bons espíritos querem que eu enfrente os meus medos, meus complexos de culpa... Não! Eu não quero! Grita desesperado.

- Qual a relação entre enfrentar os seus medos e complexos interiores e a comunicação mediúnica? Pergunta, telepaticamente, Alessandra.

- Tudo!... Tudo!... Eles fazem que eu me lembre de meus conflitos e, assim, forçam-me ver quem eu sou. Eu não quero! Eu não quero saber quem eu sou! Grita de forma estridente.

Felipe quer fazer uma pergunta.

Poderia tentar, nunca tinha feito uma pergunta telepática em uma situação como aquela... Concentra-se.

- Explique melhor, qual seriam as consequências de você enfrentar a si mesmo? Fala o professor. É a pergunta de Felipe.

José olha para Felipe e sorri. No colégio Allan Kardec, as conquistas espirituais de um aluno, por menor que pareçam, é o maior motivo de alegria. Todos vibram pelo crescimento espiritual de cada um!

- Eu sei que enfrentar a mim mesmo me daria paz e me livraria da necessidade de controlar os outros... Mas eu tenho medo! É melhor ficar na minha posição. Todos me obedecem e respeitam! Se souberem que, de fato, sou um espírito necessitado, um mero aprendiz da vida, que será de mim?! Serei tratado como um qualquer... Não aceito isso! Não! Fala o médium.

- Todos somos aprendizes da vida, meu irmão. Todos somos espíritos necessitados da misericórdia de Deus e do Cristo. Explica José comovido com a penúria espiritual daquele irmão de ideal e conclui.

- Nós somos pequeninos, meu irmão, só nosso Mestre e nosso Pai são verdadeiramente grandes e eles tanto nos amam que aceitam nossa pequenez e nos aguardam para o futuro glorioso de paz e felicidade imperecíveis.

O médium está trêmulo e banhado de suor. José enxuga-lhe a testa e pede que volte a seu estado normal de consciência e mantenha a total lembrança do diálogo.  

Os espíritos auxiliares o levam.

- Mais perguntas? Indaga José.

- Professor, as comunicações mediúnicas e as necessidades psicológicas de um grupo estão sempre relacionadas? Indaga um jovem.

- Sim. Claro que não são absolutamente todas as comunicações que tem essas características, mas essa é a regra geral. Responde o professor e continua.

- O trabalho mediúnico tem profundas implicações psicológicas. As comunicações refletem não apenas o socorro aos espíritos desencarnados e o alívio aos encarnados. São mensagens vivas sobre aquilo que deve ser enfrentado e transformado no íntimo dos participantes. Por isso, o medo de determinado tipo de comunicação não deve ser encarado com desculpismo, mas com humildade e coragem, com enfrentamento íntimo.

Alessandra levanta a mão e comenta.

- Esse é o motivo do medo da mediunidade?

- Sim. O medo de conhecer-se explica, mas não justifica o medo da obra de Deus. Fala José bem-humorado. Não é justificável o medo dos espíritas em relação à comunicação mediúnica. Uma reunião mediúnica bem conduzida será sempre um convite ao autodescobrimento, à espiritualização. Alguns temem e se afastam; outros temem e tentam limitá-las segundo seus medos e sua ignorância. É preciso ter muita misericórdia com estes companheiros que fogem da luz para se manterem nas trevas. A situação deles, após o desencarne, é deplorável. A compreensão das fraquezas do outro e a coragem de sermos autênticos e verdadeiros têm que estar alinhadas. A mediunidade é a janela que Deus nos concede para apreciarmos as infinitas belezas da criação, inclusive a nós mesmos. Coitados dos que não a dignificam!

Todos estão impressionados, nunca tinham ouvido uma reflexão tão profunda sobre o medo das próprias imperfeições está relacionado com o medo da mediunidade. Para a maioria, mediunidade é apenas fenômeno, receber e conversar com espíritos.

José relacionou autoconhecimento, espiritualização e mediunidade. Quem isso entender, terá compreendido um dos mecanismos mais importantes da evolução no universo: comunicamo-nos para nos conhecer melhor e nos espiritualizar.

O professor pede que se formem duplas para comentar os medos de cada um relacionados à mediunidade.

Felipe fica com uma jovem simpática chamada Lany. Apresentam-se e Felipe inicia.

- Meu maior medo é ser recriminado pelos amigos. Eles sabem que eu sou espírita, mas não sei como reagiriam se contasse o que ocorre comigo.

- E como você pretende resolver isso? Pergunta Lany.

- Ainda não sei bem... Acho que estudando a Doutrina Espírita e tendo uma vida equilibrada, terei cada vez mais coragem e no momento certo enfrentarei as críticas dos que não conhecem a realidade espiritual.

- É uma ideia excelente. Só acrescentaria um exercício de autoconhecimento. Aqui tem um curso inteiro sobre autoconhecimento. Comenta Lany.

- Que interessante, vou fazer. Diz Felipe e pergunta.

- E você? Que medo enfrenta?

- Ah... Meu medo é parecido com o seu. O que eu temo são meus pais! Eles são catolicismos e se sonharem que sou espírita e médium me matam... Fala Lany triste.

- Aí você vem pra cá! Brinca Felipe.

- Não é má ideia, mas tem que ser na hora certa. Completa a amiga.

- E o que você pretende fazer?

- No momento, rezar e esperar. Acho que o diálogo vai ser muito, muito difícil. Estou com 12 anos. Logo que entrar na Faculdade e começar a trabalhar, vou falar com eles. Tenho uma tarefa na área mediúnica, vou psicografar livros infantis que ensinam as crianças a não temer a mediunidade. Se necessário, terei que morar sozinha ao concluir a faculdade, se eles não aceitarem a minha tarefa mediúnica. Mas torço que eles possam entender a minha missão na Terra e assim ficaremos todos juntos. Lany fala com um brilho de esperança no olhar.

Felipe sorri de admiração por aquela jovem de 12 anos.

Nesse instante, o professor pede para cada um desenhar a dificuldade e a maneira que encontrou de superá-la. Os desenhos são apresentados em um grande painel. A atividade artística é sempre empolgante.

A tarefa da semana é ajudar, quando desdobrados, a pessoa com quem conversou.

O professor pede silêncio e prece.

É o momento final de do curso.

Foram três semanas de intenso aprendizado e vivência equilibrada.

José avisa, nosso diretor irá se comunicar.

Felipe, concentrado e em oração, sente-se leve. Mais uma vez sua percepção se amplia. Ele vê Ivan ao seu lado, que lhe diz telepaticamente.

- Fiquemos em silêncio. Ore. É um momento importante.

Felipe nunca viu Ivan tão compenetrado. Silencia e ora.

Após uns 15 minutos, sente que a sala desaparece e vê uma cena que se passa em outro lugar.

Eurípedes Barsanulfo, Bezerra de Menezes, Léon Denis, Cairbar Schutel e muitos outros Espíritos estão reunidos. Eurípedes olha para Felipe com imensa ternura e lhe estende a mão. Felipe treme, intuitivamente sabe que aceitar aquela mão estendida significa assumir um gravíssimo compromisso. Fica paralisado.

Ivan calado, tudo observa sem interferir.

Felipe ora. Sente-se envolvido pelo amor do Cristo. Estende sua mão que toca a mão de Eurípedes, que está aberta a sua espera. Estranha energia percorre seu corpo; ele ouve uma voz meiga e forte que lhe diz: Muitos são os chamados, poucos os escolhidos. Sede bem-vindo como fiel discípulo do Cristo, estejamos juntos até o fim dos tempos.

Felipe retorna ao seu estado de consciência normal. Está envolvido por intensa luz. É o sinal dos que aceitaram o convite de Eurípedes Barsanulfo.

Ivan abraça-o, choram de emoção.

- Seremos amigos e estaremos juntos nesta e nas encarnações seguintes. Seremos fiéis discípulos do Cristo e de Eurípedes. Fala Ivan.

Felipe olha ao seu redor.

Alessandra, Lany, Abelardo e Cirilo também estão iluminados. Outros estão cabisbaixos e sem luz...

- A decisão de hoje afetará a sua vida material e espiritual neste e nos próximos séculos. Afirma Ivan.

Partem convictos que iniciam uma maravilhosa aventura espiritual. A iniciação é um processo de provas, testemunhos e amadurecimento; é aventura intensa e desafiadora. É o caminho dos corajosos que têm sede de paz, de justiça e de fraternidade. Felipe aceitou a Iniciação no caminho da evolução espiritual. E você?

Ao se despedir, Ivan fala para Felipe: este é o começo. A obra de Deus é infinita, plena de amor e felicidade para todos os Seus filhos que querem servi-Lo com devoção. Tenho uma certeza. Eu, você e todos só que aceitarem o convite estaremos juntos eternamente em nome do Cristo.

Ivan de Albuquerque.

Ivan Santos de Albuquerque nasceu em Brotas, estado de São Paulo, em 16/01/1918 e desencarnou em 05/04/1946 com 28 anos. Jovem dedicado ao Bem, foi espírita sincero e trabalhou intensamente em prol da Doutrina Espírita e do amparo de quem sofre. Soube sempre se sacrificar em benefícios dos irmãos e familiares, como também de todos que encontrou em seu caminho. É o espírito amigo que desde 2001 coordena ostensivamente nossas atividades.

 

Eis o trecho de uma apresentação escrita por uma jovem, de treze anos, integrante do grupo Marcos.

 

Ivan é um amigo e tanto! Sempre que peço, ele vem e me ajuda muito! Ele é doce e atencioso, mas também rigoroso na medida certa. Quando tem que chamar atenção, ele fala. Com o Ivan é possível conversar, dialogar de forma tranquila e amigável. Ele nos escuta, nos compreende, nos ama de coração.

Ele desencarnou bem jovem, depois de ter cumprido uma linda missão aqui na Terra. Eu o considero um verdadeiro exemplo.

 

Entre em contato conosco.

Nosso e-mail.

marcos@grupomarcos.com.br

Nosso site

www.grupomarcos.com.br

 

Breve Explicação

 

Existem trechos que algumas obras citados no livro. Os amigos espirituais apenas nos indicam os trechos dos livros, cabendo a nós, os encarnados, pesquisar e citar os trechos apontados. Esta tarefa, portanto, é de responsabilidade da equipe encarnada. Assim, extraímos do Novo Testamento, da tradução de João Ferreira de Almeida, trechos da Carta aos Coríntios e a Profecia de Joel, realizando adaptação. Traduzimos de O Livro dos Médiuns e O Livro dos Espíritos a partir da tradução inglesa de Anna Blackwell, edição FEB (Federação Espírita Brasileira).