Translate

02

Grupo Marcos


O nome Marcos – o nome-símbolo do grupo é uma homenagem a uma encarnação de Eurípedes Barsanulfo, nosso dirigente espiritual, que ocorreu à época de Cristo.

Apresentação

Biblioteca

Contato

Divulgação

Livros

Mensagens

Podsim

Site

  Qual a sua sugestão para o nosso blog?

 
 

 

Download
Se a Mediunidade Falasse II.PDF (Formato A4) 
Se a Mediunidade Falasse II.epub 
Se a Mediunidade Falasse II.mobi 
 

Comente sobre o livro aqui, se desejar.

 

Em nosso segundo livro, estudaremos o grave e frequente fenômeno do vampirismo em seus aspectos social, espiritual e emocional. Felipe decidiu-se por fazer esse curso, no plano espiritual, por verificar o quanto as relações não-saudáveis, que todos por fraqueza ou ignorância podemos nos envolver, são prejudiciais à nossa paz íntima e ao nosso crescimento espiritual. Que proveito você poderá tirar deste estudo com Felipe? Talvez entender a gravidade desse problema seja importante para lhe ensinar o caminho da verdadeira felicidade.

 

A Vampirização é a ação de um espírito, encarnado ou desencarnado, que rompe a lei de cooperação e estabelece uma relação em que um indivíduo se beneficia de outro espírito, encarnado ou desencarnado, prejudicando-o com sua permissão consciente ou inconsciente.

VAMPIRISMO

 

 

Apresentação do Grupo Marcos

 

 

Grupo Marcos é um grupo de amigos, amigos encarnados e desencarnados, amigos jovens e adultos, amigos estudiosos e aprendizes, um grupo cristão.  O nome Marcos - o nome-símbolo do grupo – é em homenagem a uma encarnação de Eurípedes Barsanulfo, nosso dirigente espiritual, que ocorreu à época do Cristo. Marcos foi um essênio que se tornou verdadeiro cristão.  Essa história você pode conhecer no livro A Grande Espera, da Editora IDE.

 

Alguns princípios orientam nossa ação.

 

1.       Os produtos do grupo Marcos (livros, dvds, programas de áudio e de vídeo etc) são colocado gratuitamente à disposição de todos na internet e todos podem imprimir, copiar, divulgar. No caso do livros impressos ou dvds gravados vamos  cobrar o valor exato do  custo, mas todos estarão sempre em nosso site www.grupomarcos.com.br

2.      As produções mediúnicas ou não levam o nome dos participantes do grupo Marcos;

3.      A filiação ao grupo não tem formalidade ou nem taxa, basta entrar em contato e falar como deseja ajudar;

4.      Nosso maior compromisso é com a coerência, o estudo e divulgação da obra de Allan Kardec. A Codificação e a Revista Espírita em todas as nossas produções;

5.      Nosso compromisso específico é com a formação da Nova Geração, sem excluir ninguém de nossas atividades;

6.      Nos propomos a produção de livros, de programas de áudio e de encontros de estudo como nossa principal contribuição ao movimento espírita.

 

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação da Série

 

 

Amigo e amiga, vamos conversar sobre a obra que você vai ler. Primeiro quero dizer que você é muito importante para o Grupo Marcos. Todos os nossos esforços tem apenas um único objetivo, aproximar os corações que amam o Cristo e querem servir mais e melhor.

Vou contar um pouco a história deste livro, quando começou ser transmitido pensei que fosse um peça teatral, mas depois percebi que seria um livro e em seguida que seria um série... Fui descobrindo isso aos poucos. Como observador atento, fui descobrindo os acontecimentos, conhecendo Felipe, suas dúvidas, medos e aventuras. Psicografar é um ato de descoberta empolgante, de convívio com os bons espíritos e de aprendizado cristão.

Possuo a mediunidade de psicografia intuitiva o que me permite estar plenamente consciente no momento em que psicografo. Muitas vezes, quando alguém me via psicografar pensava que estava escrevendo... De fato, estava, mas escrevia a história de outro escritor. Este livro foi inteiramente psicografado em meu quarto, em horários combinados com os amigos espirituais, após a preparação do ambiente espiritual durante o qual fiz o Culto do Evangelho diariamente, o que se tornou um hábito de que não abro mão. Ensinam os bons espíritos que a casa do cristão deve ser um lugar de elevada vibração espiritual, apesar de minhas limitações pessoais me esforço para atingir essa meta.

Dito isso, vamos falar um pouco dos autores espirituais. O coordenador espiritual de nosso grupo é o espírito Ivan de Albuquerque. Explica-nos esse amigo espiritual que nessa série encontraremos, como no Novo Testamento, diferentes estilos literários, inclusive, representações simbólicas como as usados Jesus em suas parábolas. Ninguém, portanto, se espante ao encontrar a mediunidade representada por uma simpática senhora. Alerta-nos o amigo que o Cristo também usou do simbolismo para melhor ensinar a verdade. E esse é o objetivo: apresentar a você a grandeza da codificação espírita e da beleza da obra de nosso Pai. Facilmente você diferenciará o ensino simbólico da realidade objetiva como fazemos ao ler o Novo Testamento.

A narrativa geral é de responsabilidade de Ivan de Albuquerque e as aulas vivenciadas por Felipe, nosso personagem central, tem como autores os professores que as ministraram. Consequentemente, cada aula  ou exposição da série Se a Mediunidade Falasse possui autor específico. O respeito a estes amigos que colaboram conosco nos leva a destacar que expressamos, com máximo respeito, as suas ideais, pensamentos e sentimentos. Esses Espíritos amigos são os verdadeiros autores desta obra. Para eles, o que mais importa é nos estimular o estudo e a reflexão sobre a grandiosa obra de Allan Kardec e sua aplicação em nosso dia a dia. A vaidade em aparecer não existe em seus corações e deixaram para nós a decisão de os identificarmos por pseudônimos ou como eram conhecidos na Terra. Após longa reflexão, nós do grupo de encarnados, decidimos apresentá-los com seus nomes verdadeiros, apenas por um motivo, estimular a vocês, amigo leitor, a ler e estudar suas obras, pois alguns deles deixaram excelentes livros que devem ser conhecidos de todos. Na medida do possível, suas obras são citadas no livro.

Em nosso caso, os encarnados, optamos por nos apresentarmos como grupo Marcos. Assim, a atenção é direcionada para o conteúdo da obra e não para especulações que podem nos distanciar dos critérios de Allan Kardec. Afinal, deve-se avaliar a obra e não os médiuns que a receberam, pois a série Se a Mediunidade Falasse será recebida por diversos médiuns.

Para concluir, quero falar da alegria que sentimos com a proximidade de nosso publicação! Sonhamos em ter contato com vocês, jovens amigos! Sabemos que muitos entenderão e se empolgarão com a proposta de nosso grupo, sejam benvindos ao grupo Marcos! Entrem em contato conosco. Queremos multiplicar o número de amigos e de trabalhadores cristãos! Quem sabe um dia não nos conheceremos pela internet nosso podcast semanal – o PodSim (www.grupomarcos.com.br) - ou em encontros que desejamos realizar por todo país? Antes de tudo, quero dizer, se este livro está em suas mãos, estamos muitos felizes! Nosso sonho começa a se concretizar e convidamos você a fazer parte dele. Boa Leitura.

 

 

É o desejo de todos que formam o grupo Marcos!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

          Felipe vai dormir no horário de sempre. Concentra-se, pede o amparo de Deus, abre o Evangelho Segundo o Espiritismo ao acaso, lê o trecho do capítulo XVII com atenção. Fez uma prece e adormece pensando no significado da afirmação de Jesus: A quem muito foi dado, muito será cobrado.

            Adormece, sai do corpo e começa a ver cenas terríveis.

            O quarto está escuro, o clima espiritual é assustador. Ouve-se gemidos e gritos ameaçadores. Vê sombras de seres estranhos por todo quarto. Sente, está sendo observado, pode ser atacado a qualquer momento...

            O que isso tem haver com o Evangelho. Qual a relação? Pensa.

Não tem tempo. Uma mão gelada toca seu ombro.  Vira-se. Um homem idoso, desfigurado... No lugar dos olhos, tem feridas que sangram. Suas mãos trêmulas tateavam no escuro e ao tocar Felipe apenas consegue dizer: So...cor..ro... So...corro... Socorro... Me ajude...  Sua voz é carregada de dor. Felipe, comovido e assustado, não sabe o que fazer. Num impulso, abraça o infeliz e faz uma prece. Pede a Deus e aos bons espíritos que ajudem aquele necessitado. Que usem as suas melhores energias para tratar aquele espírito tão sofrido.

            Faz-se silêncio.

            Instala-se um clima de paz, o quarto torna-se claro. Alguns espíritos correm para se esconder. O senhor começa a chorar e afirma que pela primeira vez em muitos anos, sente-se melhor. Explica que não sabe como chegou até ali, apenas sentiu que alguém lhe carregou à força. Agradece a ajuda e, com medo, pergunta o que vai acontecer com ele.

            Vamos orar juntos e pedir ajuda aos bons espíritos, diz Felipe. Concentram-se e oram com fervor. Nesse momento, Felipe consegue ver seu guia espiritual e os espíritos que o acompanham.  Pai Joaquim, o guia de Felipe, sorrindo, lhe diz.

            - Fico muito feliz em ver como você ajudou esse irmão.

            Após um sinal, os auxiliares de Pai Joaquim amparam o espírito. Felipe olha com carinho para aquele senhor, beija-lhe a testa. Ele é levado.

            Feliz com a presença de seu guia, indaga: Pai Joaquim, se você já estava aqui, por que você não o socorreu? Eu nem sabia direito o que fazer.

- Meu filho, primeiro, porque cada um deve cumprir com sua parte nas tarefas de socorro. Se eu fizesse tudo, para que serviriam seus estudos de Espiritismo? Além do mais, você já deve saber o que fazer: ajudar sempre a todos.

- Mas eu fiquei com medo. Diz Felipe timidamente.

- Eu vi. Responde Pai Joaquim sorrindo, e continua, estou feliz porque você venceu. Escute filho, quando Deus permite que alguém cruze nosso caminho, mesmo que esse alguém queira nos fazer mal, nossa obrigação é ajudar sempre. Socorrendo, conversando ou orando. Deus não permitiu a esse coitado ser arrastado para seu cá para assustar você, mas para você socorrê-lo. É muito bom ver que você entendeu.

            Felipe lembra que viu um espírito se escondendo em um canto do seu quarto. Pai Joaquim, lendo seus pensamentos, diz.

- Esse nós vamos ajudar juntos. Ele é mais necessitado do que o idoso. Ele faz maldade de forma calculada. Explica Pai Joaquim.

- O que vamos fazer? Pergunta Felipe.

- Eu preciso falar com ele, mas ele não consegue me ver. Vamos trazê-lo até aqui para ele sintonizado com você possa me ver.

            Felipe assusta-se. Sentia que aquele espírito era um inimigo seu do passado. Pai Joaquim fala.

- Não é uma ótima maneira de vocês começarem a fazer as pazes? Vão ficar bem juntos e ele vai sentir que você não tem mais ódio por ele.

            Felipe, apesar do medo, não pode discordar de um argumento tão claro. Concentra-se para acolhê-lo da melhor forma.

            O espírito, que tem um aspecto animalesco, foi “descoberto” atrás do armário em que pensava estar escondido. É pegue pelos braços por dois espíritos de índios, revolta-se, mas vê que não pode resistir e começa a olhar para Felipe tentando intimidá-lo. Felipe treme, mas, pai Joaquim aplica-lhe um passe. Felipe ora e com a ajuda de pai Joaquim consegue transmitir telepaticamente a visão e  a mensagem de seu guia espiritual.

            O espírito vê pai Joaquim. Entre assombrado e revoltado afirma.

- Só podia ser você! Defendendo esse criminosozinho!

- Não é isso, diz Pai Joaquim com calma. Ele saberia defender-se. Vim aqui para ajudá-lo. Você é quem precisa ser protegido.

- De quem? Deste rapazinho de nada? Pergunta com ironia.

- Não, ele não lhe agrediria. É preciso que você seja protegido de você mesmo. Veja seu estado. Observe seu corpo espiritual, seu perispírito. Você está cada vez mais animalizado. As baixas paixões que você vive desde sua última encarnação estão lhe desfigurando.

            Pai Joaquim forma um objeto semelhante a um espelho em frente ao espírito comunicante, que passa a ver não apenas sua aparência exterior, mas o real estado de seu corpo espiritual. Ele se assusta e começa a gritar com intenso pavor.

- Eu estou podre! Estou todo pobre por dentro! Tirem esses vermes horríveis de dentro de mim! Ajudem-me! Ajudem-me!

- Estamos aqui para isso. Apenas preciso que você me acompanhe em uma prece.

- Prece? Eu? Para quê?!

- A prece cria um ambiente mais equilibrado e será o inicio de seu processo de cura. Faremos uma operação de emergência, em seguida você será levado a um hospital. Preciso de sua ajuda. É da Lei de Deus que cada um tem que fazer esforço próprio para ser ajudado. Acompanhe-me na oração do Pai Nosso.

            O espírito comunicante baixa a cabeça e diz.

- Por favor, ore por mim. Acompanharei em silêncio.

            Pai Joaquim faz a prece, aplica um passe para amenizar a deplorável sitação do corpo espiritual daquele espírito. O objetivo não é tratá-lo, mas apenas proporcionar algum alívio. O tratamento será muito mais longo e complexo.

Terminada a prece, ele é levado semi-adormecido.

            Em seguida, Felipe volta a si. Olha para pai Joaquim, que lhe diz feliz.

- Começamos bem a noite. Prepare-se para ir ao colégio.

- Mas eu gostaria de continuar com você. Afirma Felipe.

- É preciso aprender a viver cada momento com equilíbrio e saber aproveitar o seu valor. Há momento de ficarmos próximos, há momentos de exercermos tarefas diferentes. A criação de nosso Pai é infinita e nos prendermos egoisticamente é um erro grave. Se cumprirmos nossos deveres, estaremos sempre juntos. O amor de Deus tem meios de nos ligar sem que nos prendamos. Diz, olhando-o com carinho.

            Nesse instante, chega Ivan que, ao observar as boas energias que envolviam Felipe, comenta.

            - Vejo que você se preparou muito bem. Não terá nenhum problema em entrar no colégio. Hoje você poderá escolher o módulo de estudo que mais lhe agradar.

            Ao lembrar-se do colégio, Felipe fica muito empolgado. Ainda mais agora que ia escolher o que estudar! Olha para seu guia e entende o quanto perdemos ao limitar nossas tarefas e nossa disposição para aprender.

- Vamos partir agora? Pergunta Felipe.

            - Na verdade, está na hora de você ir. Eu vou com pai Joaquim, para outra atividade. Responde Ivan.

            Felipe fica pálido. Nunca tinha ido sozinho ao colégio... Porém  Ivan não dá espaço para hesitações.

            - Você conhece o caminho, não terá problema para entrar. No colégio receberá todas as informações necessárias.  Abelardo e Lany já estão no colégio. Alessandra e Cirilo estão a caminho. Conclui.

            Felipe abraça os amigos parte. Nada melhor que a sensação de independência, mesmo com um pouco de medo... Pensa no caminho para o Colégio Allan Kardec.

            Ao chegar, Felipe para e olha. O portão sempre está aberto simbolizando o convite do Criador a todos. A estrada simboliza a necessidade do esforço próprio para evoluir.  Respira fundo, entra,  caminha. Ao longo do caminho, vê alguns jovens caídos, sendo amparados por seus guias espirituais e lembra do sufoco que passou. Observa também que outros jovens percorrem o caminho levitando a uma grande altura. Será que algum dia entrarei lá? Pensa. Nesse instante, sente que alguém toca em seu ombro. É Cirilo que  fala alegre.

-              Nada mais de ressaca, não é meu amigo?

-              Graças a Deus, não! Responde Felipe.

-              Sinta o aroma dessas flores e a leveza que nos envolve quando respiramos lentamente! Fala Cirilo.

Felipe concentra-se, respira fundo... Sente como se voasse. Na verdade, começa a flutuar, mas Cirilo o puxa de volta.

- Calma lá. Não é bom querer subir sem poder.

Felipe volta a si, ambos riem e continuam a caminhada.

- Que curso você pretende fazer? Indaga Felipe.

- Não tenho certeza, estou indeciso entre estudar magnetismo curador ou técnicas psicográficas. E você?

- Não sei, vou procurar um curso que me ajude a convencer os dirigentes do centro espírita que frequento a aceitar jovens nos estudos mediúnicos.

- E aqui tem curso de milagre? Pergunta Cirilo bem-humorado.

- Talvez tenha, responde Felipe, rindo.

- Como saberemos exatamente quais os cursos que serão ofertados?

- O Ivan disse que teremos um encontro para escolher os cursos, também falou que participarão adultos e idosos que atenderem os mesmos critérios que temos que passar. Explica Felipe.

- Vamos ver se eles são tão bons como nós, os jovens! Brinca Cirilo. 

Chegam à frente do castelo e veem uma faixa luminosa.

 

Bem-vindos novos aprovados!

Eurípedes vos saúda.

Terceiro andar.

Sala XXXII

 

Um olha para o outro preocupado. Estariam vibratoriamente preparados para subirem sozinhos as escadas... Como estão com tempo, vão dar uma volta no jardim.

-  O que irá acontecer se eu não estiver bem? Pergunta Cirilo que está com mais medo do que Felipe.

Felipe lembra o que Ivan tinha lhe explicado sobre as escadas, mas acha melhor mudar de assunto.

- Nós estamos bem, não se preocupe. Afirma Felipe.

- Conte-me. Insiste Cirilo.

- Bem, segundo o Ivan me disse, é assim: no primeiro andar quem não está vibratoriamente preparado sente um profundo cansaço; no segundo angústia e depressão...

- E no terceiro? Insiste Cirilo.

- No terceiro, eclodem as piores lembranças da história do espírito.

Cirilo está apavorado!

Vamos orar.  Se estivéssemos tão mal não teríamos passado pelo caminho. Precisamos apenas elevar um pouco mais sua vibração para garantir. Fala Felipe e, em seguida,  retira do bolso um pequeno exemplar do Evangelho Segundo o Espiritismo, entrega-o a Cirilo e pede.

- Abra ao acaso e leia com atenção.

Cirilo faz uma prece, abre-o e lê a mensagem: ajuda-te e o céu te ajudará. Sente-se mais confiante, levanta-se e diz.

- Vamos. Faltam 35 minutos para o início do encontro.

Entram no castelo confiantes, mas param antes de dar o primeiro passo no degrau. Cirilo olha para Felipe e pergunta.

- Este lance de escada é o do cansaço profundo, não é?

- É, responde Felipe, o puxa pelo braço e sobe rapidamente.

Chegam facilmente ao primeiro andar sem dar tempo para o medo. Da mesma forma, iniciam o segundo lance de escadas. No início do terceiro, Cirilo quer parar, mas Felipe puxa-o dizendo.

- É agora ou nunca.

No meio da escada, Cirilo fica imóvel e pálido. Felipe assusta-se, mas lembra que a transmissão de energias sempre ajuda.Concentra-se, pede ajuda mentalmente a Ivan, e aplica-lhe um passe. Cirilo pouco a pouco retorna a si. Olha para Felipe e afirma estar se sentindo bem. Ambos sorriem e sobem os degraus que faltam. Vão até a entrada da sala XXXII.Cirilo olha agradecido para Felipe e quando vai falar, Felipe apressa-se e diz.

- Vamos nos preparar para escolhermos nosso curso.

Entram na sala e param impressionados.

É um enorme salão, dois mil lugares, quase todos preenchidos.

Todos estão em silêncio. São adolescentes, jovens, adultos e idosos. Felipe e Cirilo se despedem com o olhar e vão procurar um lugar vago. Cirilo encontra um lugar na parte de trás do salão, Felipe senta-se no meio.Ambos já aprenderam que o silêncio é a melhor forma de se preparar para uma atividade espiritual. O silêncio interior permite a ampliação da percepção espiritual, da intuição, da telepatia e do autoconhecimento. Quando a mente está desarmonizada, ele é a melhor forma de se harmonizar. 

Aos que haviam aprendido a meditar, era possível ouvir sons variados e harmônicos; alguns também viam as cores que os expressavam. É Lei universal: a quem mais tem, mais é dado.

Sobe no tablado um espírito com vestes árabes. Todos ficam atentos. Ele faz a prece inicial.

Deus - grande criador do universo - louvada seja a tua sabedoria que permite  Tuas criaturas a liberdade e a autonomia da escolha.

Queremos seguir Tuas leis e sabemos que apenas nos tornando fortes e responsáveis seremos capazes de executar fielmente a Tua vontade!

Muitas vezes nos escondemos de Teus sábios desígnios, tantas vezes alegamos compromissos sociais, tantas vezes usamos as mais belas desculpas para nos acorrentarmos ao lodo da terra! Ajuda-nos, Pai!

Não queremos mais as escolhas que nos prendem aos primeiros degraus da evolução. Não nos satisfaz a riqueza vazia da matéria. Não nos alegra o coração, o amor que prende e sufoca.

Queremos, Pai, a liberdade responsável e ética.

Queremos, Pai, ter amor suficiente para abraçar aos deserdados do mundo e com eles partilhar nosso pão e nosso lar.

Queremos, Pai, nos desmaterializarmos para sentir em profundidade o Teu amor, para cruzar o universo, que é a Tua morada, e saber, por toda a eternidade, que ele é também a nossa casa e que somos Teus filhos amados como ensina o sublime Mestre da Galileia.

As vibrações dessa prece são intensas. Sentimos a grandeza do amor.

Professor Hamud explica.

- Leiam o livro que está na gaveta de suas mesas. Ele contém um breve histórico do Colégio Allan Kardec e a história espiritual de seu fundador, Eurípedes Barsanulfo. Existe uma ligação histórico-espiritual entre Allan Kardec e Eurípedes Barsanulfo ainda não conhecida no mundo da matéria densa, mas que um dia será explicada a todos de boa fé. Por hora, é importante que vocês, alunos de Kardec e de Eurípedes, entendam o significado da Doutrina dos Espíritos e a importância de honrarem a oportunidade que é proporcionada por essa escola a todos vocês.

Após um instante, em que os alunos pegam o livro que está sob nossa mesa, o instrutor continua.

-              Atenção: aqui não se escolhem cursos por mera curiosidade. Ensina o Messias A quem muito é dado, muito será cobrado. Avaliem a importância do tema que vão escolher para vocês e para os outros. Egoísmo e leviandade são companhias que devem ficar no início da estrada evolutiva. Utilizem o aparelho que está embutido em suas mesas. Ele contém imagens, relatos, avaliações e gravações de trechos dos cursos anteriores. Vocês terão duas horas. Lembrem-se: o caminho que escolhes, escolher-te-á como discípulo.

            Felipe não sabe por onde começar.A tela a sua frente mostra uma infinidade de possibilidades para sua pesquisa, mas o livro, com capa que parecia de couro, com letras manuscritas, atraí-o mais que tudo. Começa pelo livro. Abre-o. Quantos cursos!

Passa os olhos em leitura rápida para ter uma ideia geral de suas opções. Lê, entre outros.



·           Iniciação Essênica: despertar psíquico por meio de uma vida equilibrada e do silêncio interior;



·           Magnetismo Egípcio: curas perispirituais e medicina energética preventiva;



·           Arquitetura de Júpiter: beleza moralizadora;



·           Estrutura sócio-espiritual do Império Romano e seu colapso por causas das paixões inferiores;



·           Fenômenos Mediúnicos Célticos: a coragem desenvolvida pela certeza da imortalidade;



·           Música no Sistema Solar: vibrações que desenvolvem os sentimentos elevados;



·           Processos de Autoconhecimento Segundo a Filosofia Hindu: os ensinos de Krishna;



·           Antropologia Psico-espiritual da Civilização Grega: a técnica da reencarnação como meio de superação de vícios;



·           Teatro e Inteligência emocional: alteridade e superação do ego;



·           A Mente Infantil e a Percepção Espiritual: a infância da Terra e de Saturno em um estudo comparativo;



·           Magia na Sociedade Contemporânea: a persistência de ignorância;




·           A Busca da Verdade: estudo das reencarnações de Giordano Bruno;



·           Dinâmica Psíquica e Morte Física: os espíritas ante o desencarne;



·           Leis Morais e Estrutura Psíquica: o desencarne no Antigo e no Novo Testamento;



·           Transcomunicação Instrumental: envio de imagens e filmes para a Terra;



·           O Medo da Realidade Quântica nas Universidades Terrenas;



·           Aparelhagem Espiritual nas Reuniões Mediúnicas de Socorro a Viciados em Álcool e Cigarro;



·           Mediunidade e Juventude: os casos de Joanna D´arc, Ermance Dufaux, e Chico Xavier;



·           Vampirismo Sócio-espiritual: relações doentias combinadas;

           

            Felipe para nesse título.Resolve ler atentamente a apresentação desse curso.

Vampirismo



Vampirismo é a ação de um espírito, encarnado ou desencarnado, que rompe a lei de cooperação e estabelece uma relação em que um indivíduo se beneficia de outro espírito, encarnado ou desencarnado, prejudicando-o com sua permissão consciente ou inconsciente.

 

Felipe pensa que aquele conhecimento poderia ser de extrema utilidade para auxiliar os dirigentes do centro espírita que frequenta entender que todas as relações humanas, saudáveis ou não, são relações espirituais, os ajudaria a compreender a mediunidade de uma forma mais justa. Inclusive sobre a necessidade dos jovens de ter acesso ao curso mediúnico para receberem a orientações para evitar o vampirismo.

            Felipe lê atentamente dezenas de outros títulos e explicações de cursos que poderia ter acesso. Tudo isso leva uma hora e meia. Resolve reservar os últimos trinta minutos para meditar e tomar a decisão certa. Faz silêncio interior, ora a Deus.

            Relembra tudo o que tinha acontecido desde a sua ida ao centro espírita até aquele momento. Entende que o estudo do vampirismo está vinculado com o episódio do churrasco, ao comportamento dos dirigentes do curso mediúnico no centro espírita e no mundo espiritual e com o amparo espiritual antes da aula. Tudo fica claro, vai estudar o vampirismo!

            Exatamente duas horas depois, o instrutor afirma.

- Registrem sua escolha tocando com a palma da mão na tela e pensando no curso que escolheram. Ele registrará também sua disposição mental em relação ao tema escolhido. Após o término do curso vocês avaliarão a influência de seus sentimentos iniciais no aproveitamento das aulas teóricas e práticas.

            Felipe registra sua escolha. Vê pelo computador que Cirilo e Alessandra também tinham escolhido o mesmo curso. Que bom! Pensa feliz.

            O instrutor abre espaço para perguntas. Uma jovem de 16 anos indaga como seria possível alguém realizar todos os cursos que o colégio oferecia.

            O instrutor sorri e diz.

- Considerando o atual estado evolutivo deste grupo, posso assegurar que só seria possível em muitos milênios de estudo. Contudo, é preciso considerar que quando o espírito progride moral e intelectualmente, ele se torna capaz de aprender em minutos o que antes levaria muitos anos. Isso foi expresso pelo Cristo, quando ele disse: mais se dá aquele que tem. Além disso, não é necessário fazer todos os cursos para ter acesso aos andares superiores, indispensável é a compreensão profunda da responsabilidade que todos temos perante Deus e o entendimento dos temas teóricos e práticos centrais.Vocês possuem condições de alcançar os andares superiores ainda nesta encarnação ou nesta atual desencarnação para os que estão desencarnados. Conclui com bom humor.

            Todos estão felizes ao saber que se tivessem coragem para vivenciar os ensinos do Evangelho no dia a dia alcançariam conquistas mais valiosas que a fama ou o dinheiro.

            Após a prece final, todos vão conversar nos jardins do Colégio.

            - Lidar com o vampirismo é lidar com o sofrimento humano, fala Alessandra. Por isso, escolhi esse tema. Não pela “aventura” de simplesmente conhecer as regiões inferiores nem pelo desejo de impressionar os outros. Quero aprender a ajudar os outros a se libertarem dos vícios e também libertar-me de minhas paixões inferiores.

- Que paixões inferiores? Pergunta Cirilo surpreso.

Alessandra sorri e responde com segurança.

- Se eu não tivesse defeitos não estaria no grupo inicial, não acha?

- Pensei que você ia dizer que era viciada em alguma droga ou que tinha matado alguém... Responde Cirilo.

- É muito difícil, segundo as leis divinas, saber quem é mais culpado. Será mais culpado um alcoólatra que não se liberta por medo e fraqueza ou um espírita, que sempre pode fazer muito, e se acomoda e apesar de ver tanto sofrimento no mundo. Comenta Alessandra.

- É verdade. Diz Felipe, não tinha pensado nisso. O egoísmo cruel, disfarçado de virtude, talvez seja um erro até maior...

- Também nunca tinha pensado assim. Fala Cirilo.

- Julgar os outros é sempre muito complicado. Não tem como saber se a pessoa, mesmo errando, não está fazendo o seu máximo ou se, aparentemente acertando, não está deixando de fazer o que deveria. Conclui Alessandra.

- Bem, vou tratar é de fazer a minha parte!  Coitado de mim se não fizer! Conclui Cirilo.

Todos rirem.

            O sol está nascendo no mundo.

            Todos se despedem. É sempre uma imensa alegria vivenciar esses momentos. Todos sabem que o testemunho no mundo exigirá muito da cada um, mas a certeza de que estarão sempre juntos é o melhor estímulo que podem ter.

            Cirilo e Felipe acompanham Alessandra até a porta de sua casa. Despedem-se, partem, vão acordar. Mais um dia começa no mundo. Quantos saberiam dizer onde estiveram durante o sono? Um mundo ainda tão ignorante, que nem sequer sabe o que acontece nas horas em que dorme, precisará de muita ajuda para acordar para as verdades do espírito.

            Felipe, Alessandra e Cirilo estão entre aqueles que darão o testemunho da imortalidade. Você, o que fará?



II

NOVO CAPÍTULO

Vampirismo: Usufruir Sem Contribuir.




            Felipe acorda. Levanta-se com calma e começa a recordar o que viveu durante a noite, sente-se feliz. As dificuldades de sua vida têm um sentido e são passageiras, pensa. Ora a Deus, abre o Evangelho ao acaso, lê com atenção capítulo XXI, item 10. Os falsos profetas da erraticidade. O que aquela mensagem significaria para ele?

            Pai Joaquim, que está ao seu lado, explica-lhe que os que agem como vampiros, frequentemente, convencem suas futuras vítimas com teorias sedutoras e mentirosas para depois sugá-las. Felipe sorri ao entender a explicação, levanta-se e vai se arrumar.

            No intervalo da aula, o assunto é a festa que muitos foram em um novo bar. Todos tem muitas histórias para contar, quem “ficou”, quem bebeu, quem fumou... Felipe sente-se isolado... Com quem compartilhar suas experiências de fim de semana? Não tem inveja, mas se sente sozinho. Foi quando um amigo, vendo-o triste, aproxima-se e pergunta.

            - O que você fez no fim de semana?

            - Nada. Diz Felipe sem jeito.

            - Mas, por que você não foi para a festa? Sua mãe não deixou?

            Como explicar? Pensa Felipe. O que dizer? Se eu falar a verdade, vai dizer que sou doido, vai rir de mim...

            - Eu não gosto de festa. Diz.

            - Ah... Hoje, depois da aula, vamos fazer coisas legais, quer vir?

            - O quê? Pergunta curioso.

            - Vamos. Você vai gostar.

            - Tá. Diz Felipe sem vontade.

            Na saída do colégio, Clístenes e outros amigos aguardam Felipe. Chamam-o e vão para casa de Clístenes, seus pais estão viajando e sua tia só volta à noite. Ao chegarem, a festa já está organizada. Garrafas de bebida, cigarros e música.

            O clima é de euforia. Felipe fica desconcertado. Senta e afunda em uma poltrona. Quer participar, divertir-se, ficar mais próximo dos amigos... Por outro lado, sabe que esse não é o melhor caminho... O conflito que vive é doloroso. Não quer ser  esquisito, o “chato” da turma... Mas sabe o que tudo aquilo significa espiritualmente... Clístenes interrompe  os pensamentos de Felipe, estende a mão dizendo.

            - Vamos, só falta você! Tem que virar!

            Todos rirem.

            Felipe treme.

            Pega o copo com a mão trêmula...

            - Vamos. Vamos! Dizem os amigos.

            Felipe bebe tudo de um só gole.

            Todos riem e aplaudem. Alguns espíritos vampirescos também gargalham. Felipe sente-se bem, sente-se forte. Nesse instante, um espírito aproxima-se de Felipe, abraça-o e diz.

            - Vamos meu amigo, beba mais, precisamos de muito mais!

            Felipe tem um choque e sente um terrível peso na consciência. Fica pálido, os amigos o olham sem nada entender.

            - Você está sentindo alguma coisa, você está bem? Perguntam.

            O que mais incomoda Felipe não são as energias que absorveu, mas sua consciência.

            - Felipe, Felipe você está bem? Clístenes pergunta quase gritando.

            - Sim... Sim... Tudo bem.  Diz pálido e entristecido.

            Levanta-se. Vai até o banheiro, lava o rosto, olha-se no espelho. Uma terrível tristeza invade seu coração, sente-se abatido, sente-se fracassado. Respira fundo e ao sair todos o observam.

            -Tenho que ir. Diz com uma voz que expressava a pior das decepções: a decepção consigo mesmo.

            Sai e vai andar. Anda muito. Vai ao shopping, passeia pelo jardim público, chegou à casa três horas da tarde. Seus pais não estão, como tinha avisado que estaria na casa de um amigo, eles não se preocuparam.Foi para seu quarto em silêncio viver o sentimento de decepção somado à solidão e ao fato de sentir que não sabia como viver.

            Chora muito.Que tipo de vida viveria?  Ama o Cristo, não como os sacerdotes nem como os beatos... Que vida viveria? Lembra-se da mensagem do Evangelho que lera pela manhã. Como agora ela fazia sentido! Resolve pedir ajuda. Ora com fervor, pede de coração uma orientação espiritual. Abre com fé o Evangelho Segundo o Espiritismo ao acaso e com espanto vê a mensagem do capítulo XVII, item 10, O homem no mundo. Lê com atenção.

            Entende que o Espiritismo não defende o isolamento, mas também não incentiva os desequilíbrios. Mas quem seriam seus amigos? Com quem conviveria, como seria seu lazer? Não teria direito às alegrias que todos têm? Sentindo-se triste, deprimido e revoltado, ora e adormece.

            Vê-se transportado para a casa de Clístenes. A festa continua, mas do ângulo espiritual o espetáculo é terrível. Dezenas de entidades inferiores estão com eles. Uma delas, vendo Felipe, vai ao seu encontro e diz.

            - Você devia estar aqui acordado. Desse lado não vamos dar bebida para você. Já bastam esses. Diz apontando para as entidades que brigam para sugar o hálito do Clístenes, encostando suas bocas na boca e no nariz dele para se “alimentarem”. Vá pro seu corpo e trate de virar homem e beber mais. Conclui falando com revolta.

            Felipe acorda tremendo. Seria o medo? Seria a ressaca? Seriam os fluidos que assimilou? Não sabe. Olha para o relógio, seis horas da tarde. Levanta-se, vai tomar banho para se recuperar.

            Ao sair do banheiro, sente a presença de Pai Joaquim. Sabe da seriedade de tudo o que aconteceu. Ele não estaria feliz. Pensa.

            Deita-se triste e adormece. Ao sair do corpo, encontra com o amigo espiritual.

            - Pai Joaquim, ajude-me. Diz quase suplicando.

            - Acalme-se, meu filho. Fala o bondoso amigo, passando a mão em sua cabeça. Vamos conversar, quando aprendemos com o erro, ele se torna uma experiência positiva. Diga-me o que fez você ir à casa de seu amigo, mesmo sabendo do que se tratava?

            - Eu não sabia. Diz Felipe como se estivesse se defendendo.

            Pai Joaquim olha-o com seriedade.

            - Na verdade, eu estava cansado de me sentir sozinho... Explica Felipe.

            - E agora você se sente menos sozinho? Pergunta o amigo espiritual.

            - Não...

            - E acha que se ainda estivesse na festa sua solidão passaria?

            - Depois seria bem pior. Responde Felipe com sinceridade.

            - Meu filho, apenas fugir do mal não irá trazer conforto ao seu coração, mas evitar repetir os vícios inferiores é o começo de sua redenção. Você entende?

            - Repetir?!

            - Sim, repetir. Todos que ali estão e alguns outros amigos do colégio formam um grupo que por muitos séculos cultiva vícios infelizes... Continuar trará seríssimas consequências.

            - Que consequências?

            - Na medida em que essas experiências são cultivadas, os vícios do passado são despertados, esses impulsos milenares que deveriam ser reeducados somam-se aos das companhias espirituais por meio da sintonia do vício. Quando isso acontece, vícios milenares despertos e obsessão, é quase impossível solucionar o problema em poucos séculos.

            Felipe abala-se ao ouvir a afirmativa serena de Pai Joaquim, que conclui.

            - Meu filho, o encarnado, mesmo o estudioso do Espiritismo, ainda está longe de compreender o poder do que cultivamos na Terra. Muitos se contentam com o mero contato mediúnico, mas aqueles que meditam nos ensinos do Cristo estão seguros de que o poder do pensamento ainda é incalculável. Não ensinou Jesus que é melhor perder a mão ou o olho do que se entregar às inferiores paixões? Em breve, a medicina e a física quântica irão comprovar essas palavras, pois o pensamento e o ato geram deformações no corpo espiritual piores do que as da amputação. Isso irá comprovar a verdade do alerta do Mestre.

            Depois de um longo silêncio, Pai Joaquim olha Felipe nos olhos e diz.

            - Filho, se você ainda deseja permanecer no colégio Allan Kardec prepare-se de uma maneira intensa.

            - Esta semana? Pergunta Felipe.

            - Sim. Esta semana e todas as outras.  

- Eu ainda sou fraco... Fala timidamente Felipe.

            - A fraqueza ainda nos caracteriza a todos. Isso é aceitável. Acomodar-se não é. Responde com firmeza e continua, descubra como lidar com a sua tendência à fuga e aos vícios. É muito importante pensar sobre isso. Acima de tudo, descubra como preencher o vazio que você sente, isso é essencial para sua vitória espiritual.

            Pai Joaquim abraça-o e parte.

            Durante a noite, Felipe acorda várias vezes.

            Levanta cedo. Pensa em um programa para se reequilibrar. Oraria com mais fervor. Meditaria todos os dias. Evitaria os programas vulgares da televisão. Lerá o livro Vampirismo de José Herculano Pires.Foi fraco, mas não desistiria de sua felicidade, de seus compromissos espirituais. Sente que tem amigos, e mesmo que não os encontre no dia a dia, tudo fará para manter a sintonia com eles. Deus, certamente, permitirá que, no futuro, possa conviver com amigos que pensam como ele. Para isso, precisa se tornar merecedor. Isso ele fará. Custe o que custar.

            A semana passa com suas atividades normais e as novas atividades do programa de reequilíbrio. No sábado, Felipe resolve meditar e ler sobre vampirismo toda a tarde. Quer recuperar-se o máximo possível. Adormece escutando uma suave música instrumental. Ao sair do corpo, nada vê de diferente. Não vê pai Joaquim nem Ivan. Devo ir sozinho, pensa.

            Ao sair de casa, encontra a turma da festa. Estão juntos encarnados e desencarnados em estado de euforia. Clístenes se aproxima e diz.

            - Hoje vai ser radical! O Cosmes vai nos ensinar a “sugar”. Vamos!

- Você... Clístenes...Não consegue terminar a frase.

            - Você o quê! Seu frouxo! Vai querer agora me dar lição!

            Clístenes parte para cima de Felipe, empurra-o e vai começar a esmurrá-lo. Felipe não tem tempo de pensar. Fecha os olhos e faz uma prece. Envolve-se de luz. Clístenes recua espantado e diz.

            - O que é isso, seu covarde! Que arma vocêtá usando?!

            Cosmes segura Clístenes e fala nervoso.

            - Vamos, vamos. Já, já chegam os amigos do Cordeiro.   Ele é um deles. Vamos!

            Clístenes, sem entender nada, vai embora puxado por Cosmes.Felipe está atordoado. Como podia Clístenes estar naquela situação?Em seguida, lembra-se do Colégio Allan Kardec. Apressa-se. Chega ao portão e vê que Cirilo está na estrada. Chama Cirilo, que ao montar o nervosismo de Felipe, volta e diz.

            - Vamos, se você desmaiar cuido de você. Não tem problema se não der para entrarmos. O importante é você se recuperar.

            Felipe, que passou a semana se sentindo sozinho, enche os olhos de lágrimas.

            - Vamos. Talvez você tenha que suar um pouco. Brinca Cirilo.Pega-o pelo braço, entram juntos. Atravessam o caminho com relativa facilidade. Ao chegarem à entrada do castelo, Cirilo propõe um descanso no jardim. Felipe aceita, sabe dos três andares que tem que enfrentar.

            Sentam-se de baixo de uma árvore. Cirilo vê Alessandra passando e a chama. Ela olha para Felipe, vê que ele não está bem, mas não fala nada.

            Cirilo tira de sua bolsa uma embalagem, estende o abraço para Felipe.

            - Coma, isso te ajudará.

            - O que é isso? Pergunta Felipe.

            - É uma substância que ajuda a eliminar os excessos de fluidos pesados. Explica Cirilo.

            - Isso é possível?

            - Claro, explica Alessandra. Ela ajuda na eliminação das toxinas como fazem muitos alimentos naturais na Terra. Depois que você comer, vamos aplicar energias.

            Felipe coloca-a na boca e logo faz uma careta.

            - Que amargo!

            - Amaríssimo! Fala Cirilo brincando. Olhei até no dicionário para descobrir o nome de algo muito amargo.

            - Engula. Orienta Alessandra.

            Felipe respira fundo e engole.

            - Vamos agora aplicar passes em você para que o efeito seja potencializado. Concentre-se.

            Enquanto Cirilo colocava as mãos na cabeça de Felipe e faz uma oração, Alessandra aplicava-lhe o sopro magnético nos centros energéticos da testa e do estômago.  Depois que terminam, Felipe pergunta.

            - Como você aprendeu isso? Fui ajudado assim, aqui mesmo nessa árvore,  dois dias atrás. Vim para cá para ficar no jardim, para me refazer, senti-me mal e fui ajudado. Fala Cirilo.

            - Agora escute. Vá até o banheiro, em poucos minutos vai fazer efeito. Explica Alessandra

            Felipe não quis perguntar o que aconteceria. Foi rápido. Suava muito, vomita substâncias que jamais imaginou que estivessem dentro dele, algumas parecem vermes.

            Volta ao encontro de Cirilo e Alessandra refeito. Eles não perguntam o que aconteceu. Abraçam-no e vão para a aula. Conseguem subir. Ao chegarem à porta da sala, Felipe olha-os com carinho. Cirilo, tocando no ombro de Felipe, diz.

            - Não se acostume, porque com o tempo o incômodo é maior e a desintoxicação tem um efeito menor.

            - Não quero mais, muito obrigado.  Responde Felipe bem humorado.

            Alessandra encontra três lugares. Sentam-se juntos. Após quinze minutos de silêncio, veem José entrar pela porta calmamente.

            Os olhos de Felipe brilham, é seu autor preferido.

            O professor inicia com bom humor.

            - Ainda não temos um termo adequado para cumprimentar quem acaba de dormir. Digamos, sejam bem-vindos recém-dormidos e desencarnados.

            Todos riem. Ele é um grande intelectual que tem a simplicidade de um homem do povo. Pensa Felipe.

            - Nosso grupo é composto de encarnados e de desencarnados e estudará a prevenção e o tratamento do vampirismo. Devido à proliferação desse problema na Terra, temos a necessidade de formar equipes integradas para auxiliar no socorro destes milhões de espíritos que optaram por fugir da felicidade verdadeira. Nos auxiliará nesse estudo o valoroso amigo que muito nos tem ensinado, pai Joaquim.Cirilo e Alessandra olham para Felipe que também não sabia da participação de seu guia espiritual no curso.

            Pai Joaquim aparece ao lado do professor José. Felipe está eufórico. Pai Joaquim abraça o professor. Explica aos alunos que muitas vezes em socorros espirituais é necessário saber tornar-se invisível e mostrar-se apenas na hora adequada. Ele silencia. Todos sabem que é o momento da prece.

 

Pai ajuda-nos a superar a ilusão das aparências!

 

A voz de pai Joaquim é intensa, cheia de força e convicção.

 

            Ajuda nossos irmãos que vivem fascinados com as aparências exteriores. Nosso Mestre, pobre filho de carpinteiro, nos ensinou que o Teu Reino não vem com as aparências externas, mas nossos irmãos não se esquecem do fascínio do ouro e da falsa beleza, não conseguem superar o apego. Matam, traem e mentem para mostrar que são melhores por fora. Muitos desprezam a simplicidade. Muitos não querem ver a beleza da natureza, que é Tua obra, e atiram-se em busca de sintonia destruidora.

            Vampirizam a natureza ao invés de amá-la. Vampirizam os irmãos fracos ao invés de ampará-los. Vampirizam os encarnados nos lares que se esquecem do Teu amor. Vampirizam os desprevenidos nos locais em que eles pensam aproveitar a vida.

            Coitados! Preparam colheita farta de dor e de angústia para muitos séculos, serão sofrimentos terríveis, porque eles sabem que deveriam atender ao chamado de Jesus e conquistar a felicidade eterna.

            Pai, Te pedimos ajuda não para os que sofrem servindo e amando, mas para os verdadeiros infelizes que por pouco tempo mandam, esbanjam e parecem felizes.

           

            Nesse momento, o ambiente está envolto de luz e de intensa paz.

            Pai Joaquim olha a todos e fala.

            - É preciso saber elevar o coração ao alto e descer aos abismos de verdadeira infelicidade para ajudar sem jamais condenar.

            Após uma breve pausa, conclui.

            - O Zé, diz olhando para o professor com carinho e bom humor, irá explicar as ideias básicas. Depois, vamos conhecer os verdadeiros lugares de sofrimento do mundo que muitos chamam de “lugares de diversão”. Outro amigo nos acompanhará nos estudos práticos.

            Após exibir uma cena, de um filme clássico, que conta a lenda do Drácula, ante o espanto de muitos, inicia o professor.

            - A lenda do vampiro, do conde Drácula,  tem mais verdade do que se pensa. O vampiro que suga o sangue das pessoas para se alimentar simboliza todos aqueles que, por não cumprirem a Lei de Deus, não recebem da natureza as energias equilibradas e estimulantes para o enfrentamento dos desafios evolutivos. Ensina Jesus de Nazaré: meu alimento é fazer a vontade de meu Pai que está nos céus. O espírito ainda limitado não entende a profundidade dessa afirmativa tão simples. A Lei de Deus é de cooperação; coopera a água com a vida; o sol com os seres; as espécies entre si e com o solo; o equilíbrio gravitacional que harmoniza milhões de sóis é fruto da cooperação. O vampirismo é uma relação que fera a lei de cooperação. O vampirismo é uma relação de cooperação doente em que um indivíduo pensa se beneficiar de outro. Atentem: ninguém, de fato, ganha com a relação vampiresca, pois o vampiro também se degrada e se sente infeliz, ao invés de estar se alimentando da paz e da beleza que Deus doa a todos.Certamente, vocês leram as obras indicadas sobre o assunto, já que nosso curso tem como pré-requisito o estudo antecipado do tema a ser discutido. Por isso, não me alongarei em expor o que já é conhecido. Citarei casos gerais antes de iniciarmos o momento das dúvidas. Após breve pausa, continua.

            - Existe uma relação vampiresca quando se explora a trabalhadora doméstica exigindo mais do que o esforço justo e quando não se garante seus direitos legais. Existe a mesma relação no caso de empresas que exploram funcionários, comumente criando ambientes de ameaça em que o medo faculta a extração de suas energias de forma desequilibradora. Existe relação vampiresca, quando o estudante copia as respostas do colega esforçado e quando o filho não se dispõe a colaborar em casa. Como podemos ver, o vampirismo é um problema de relação humana que engloba, além das relações viciosas entre encarnados e desencarnados, as relações mais visíveis do dia a dia da sociedade. Perguntas?

            Alessandra, ansiosa para entender melhor o vampirismo nas famílias, levanta a mão e, com a permissão do professor, pergunta.

            - Não devem os pais cuidar dos filhos, fornecer alimento e proteção? Como falar que os filhos podem ser vampiros dos pais?

            - Tudo na natureza obedece ao equilíbrio, quando o espírito está no ventre da mãe é justo que, naquele momento, ele receba alimento e proteção sem nenhum esforço. Ao nascer, começa a mudar a situação. Inicialmente, ele terá, muitas vezes, que “avisar” que está com fome ou com outra necessidade. É o primeiro passo para se tornar independente. Em seguida, aprenderá a falar, a andar e pouco a pouco terá uma maior participação no processo de suprir suas necessidades. Tudo é proporcional à fase de desenvolvimento. Por exemplo, pais que não permitem os seus filhos expressarem suas necessidades e procuram sempre supri-las, sem permitir o menor esforço da criança, estão limitando o crescimento do filho e estimulando uma conduta vampiresca.

            Alessandra novamente pergunta.

            - O adolescente que não trabalha e, por isso, não contribui em casa é um vampiro?

            Todos estão muito atentos à resposta do professor.

            - Cada caso é individual. Devemos entender que cada um tem a obrigação de cooperar. Afinal, o alimento consumido não chega à casa por passe de mágica, o teto protetor foi construído com esforço de muitos. O que afirmo é que a cooperação não precisa, necessariamente, ser financeira. Pode-se auxiliar na arrumação da casa, em evitar desperdícios, em cuidar do jardim, pois as plantas colaboram com a harmonia da casa. Pode-se auxiliar os pais nas tarefas de casa e de tantas outras maneiras. Vampiro é aquele que quer usufruir sem contribuir, isto é, beneficiar-se sem retribuir de uma forma saudável.

            - Aqueles que pedem ajuda, como os mendigos, que não tem como retribuir, são vampiros? Pergunta um senhor de 50 anos.

            - Há muitas formas de retribuição. Vejamos um exemplo. O espírito que está em uma situação de miséria por total falta de alternativa e que ao receber ajuda retribui com sentimentos sinceros de gratidão no momento e, posteriormente, com sua dedicação, não é de forma nenhuma um vampiro. É o caso estudado por Allan Kardec, em O Céu e o Inferno, intitulado Mendigo, Max. Podemos sintetizar da seguinte forma: aquele que retribui com os meios que possui está agindo conforme a Lei de Deus, aquele que quer se beneficiar sem retribuir com o bem é vampiro encarnado ou desencarnado.

            Após breve pausa, continua.

            - Há apenas uma forma de prevenir o vampirismo: ser justo em nossas relações, dar a cada um o que tem direito e não se permitir relações de dependência com encarnados ou com desencarnados. É da Lei de Deus: devemos crescer em responsabilidade e em autonomia. Jesus ensina, a cada um segundo as suas obras, aquele que quer ou aceita mais do que tem direito torna-se vítima do vampirismo de encarnados e desencarnados.

            Um jovem de aparência síria indaga.

            - Como explicar o vampirismo sexual?

            - O prazer e a dor são experiências naturais que todos devem experimentar, quando o espírito por fraqueza e medo não aceita suas dores e quer ter mais prazer do que o limite natural, vincula-se a vampiros e torna-se vampiro. Normalmente, o vampirizado também é um vampiro de outras pessoas, assim eles se alimentam e se degradam mutuamente. A busca do prazer em excesso seja na alimentação ou no sexo gera vínculos espirituais perniciosos. A sexualidade, hoje, é a maior fonte de perturbação no mundo da matéria densa e em seus arredores espirituais. Uma vez desarmonizada as energias da vida, o espírito tende a se degradar em outros vícios. Por isso, os espíritos inteligentes da espiritualidade inferior tanto investem no desequilíbrio sexual.

            - Que meios devemos utilizar para não nos vincular ao vampirismo sexual? Pergunta uma jovem francesa.

            - Os vampiros que estimulam esses acontecimentos deprimentes na Terra compreendem que para melhor gerar o ambiente de loucura e de vampirismo é necessário incentivar as ideias que mascaram os desequilíbrios e que dificultam o socorro as suas vítimas. Esse é o motivo de tantas “campanhas” pela “licença social”, para que todos possam viver tudo que lhes dá prazer. São escritores, acadêmicos, artistas e intelectuais envolvidos por esses espíritos para disseminar a ideia da normalidade da loucura. A primeira prevenção, e a mais importante, é examinar os fatos! Observem-se as pessoas que defendem esses desequilíbrios sem as maquiagens mentirosas da mídia. São elas realmente felizes? O que elas têm além da fama? São portadoras de paz e de lucidez ou são exemplos de desequilíbrios e angústias que mascaram com o consumo de drogas e com hábitos deprimentes? Não aceitar como normal as doenças comportamentais da moda é um passo decisivo. No mundo, vocês ainda são minoria, mas não é melhor ser uma minoria saudável do que uma maioria dementada à caminho dos abismos de dor?

            - Como diferenciar as modas doentes do que é saudável? Indaga um jovem africano.

- A verdade é universal. Observe o comportamento de todos os espíritos verdadeiramente evoluídos para ter um parâmetro real. Por exemplo, nunca um espírito evoluído quis apropriar-se do que não era seu. O comum é que ele compartilhe o que é seu. Nesse caso, lembro-me de Mahatma Gandhi, que afirma que na dúvida deve-se adotar a decisão que beneficia mais o outro do que a si mesmo. Jesus, ao dialogar com o moço rico, não aceita sequer um elogio indevido. Em relação à sexualidade, todos são unânimes ao afirmar a importância do equilíbrio, inclusive de pensamentos. Gandhi teve uma vida conjugal por décadas sempre orientada pelo respeito e equilíbrio. Jesus ensina o cuidado com os pensamentos em relação aos desejos sexuais. O pensamento é que cria sintonia, estimula os desequilíbrios ou reequilibra o espírito. Atrai a companhia dos vampiros ou dos bons espíritos. Portanto, quem quer que estimule uma conduta sexual promíscua, sem compromisso e ética, independente de títulos acadêmicos ou de fama social, está em posição contrária aos ensinos espirituais elevados de todos os tempos. Está opondo-se aos profetas, aos essênios, aos grandes sacerdotes egípcios e aos sábios do hinduísmo e do budismo e, principalmente, à Lei de Deus. Seguir a moda transitória da loucura não me parece uma boa opção. Encerra, com um toque de leveza e bom humor.

            Após essas explicações, fala pai Joaquim.

- Vamos nos organizar em grupos; todos devem contribuir no amparo dos espíritos que iremos encontrar. Lembrem-se: julgar é fácil e errado, compreender e auxiliar é difícil e divino. Não nos cabe culpar ou atacar ninguém. O trabalho cristão é de auxílio, amparo e compreensão. O que vocês verão é a face espiritual do mundo em que vivem ou viverão em breve; quem tiver um pensamento de condenação peça a Deus compreensão e tolerância. O codificador participa dessas tarefas e nelas exemplifica o lema que adotou em vida: Trabalho, Solidariedade e Tolerância. Não sermos nós, trabalhadores ainda tão falíveis, que ousaremos condenar ao invés de amparar.

            Todos estão impressionados, nunca imaginaram a participação de Allan Kardec em socorro a vítimas do vampirismo.Pai Joaquim, ao perceber o espanto geral, esclarece: muitos pensam que o grande organizador do Espiritismo era um intelectual isolado do mundo. Isso nunca foi verdade, quem estudar a vida dele vai saber que ele andava, e muito, em presídios, em enfermarias, nos bairros pobres, além de amparar centenas e centenas de crianças carentes. Quem é verdadeiramente grande está sempre ao lado dos sofredores independentemente de outras tarefas que faça. Quem quiser seguir o Cristo só tem um caminho: ser amigo dos sofredores. Existem outros caminhos, mas eles sempre levam à desilusão. Laboratório, filosofia e cálculo são importantes, mas têm que servir para o bem de quem mais sofre, senão é enganação. É a verdadeira mistificação e todos têm que estar atentos a isso. É essa mistificação que abre as portas para os vampiros. Preparem-se ao longo da semana. Em seis dias teremos a prática.

            Assim foi encerrada a reunião.

            Felipe acorda com essas recomendações vivas em sua memória.

A semana é de muita atividade. Felipe cuida de sua sintonia espiritual, continua com a meditação e a oração todos os dias, além de ter lido sobre o codificador em três dias da semana. Estudo, oração e meditação é a fórmula  que Felipe segue.



Capítulo novo



            Sábado à noite, estão sentados juntos Felipe, Alessandra e Cirilo. Duas filas atrás estão Rivalina, Romildo e Astrobrito, espíritas que estão em recuperação dos equívocos da última existência.Cirilo olha para trás e num gesto de espanto mexe no ombro de Felipe, que também olha e fala.

            - Meu Deus, será que é verdade!?

            Todos estão em silêncio.

            Kardec entra calmamente. Anda com tranquilidade. Olha a todos com ternura. Sobe no pequeno tablado e sorrindo fala.

            - É uma grande alegria para mim estar aqui hoje. O movimento espírita venceu suas primeiras etapas, resta-nos avançar e produzir os frutos que Deus espera de nós. Peço que Rivalina faça a nossa prece inicial.

Rivalina, visivelmente nervosa, responde.

            - Senhor, eu não tenho condições de fazer uma prece... Aqui... Diz timidamente.

            - Se você não tem agora, terá alguns segundos para se preparar.  Fala com bom humor e continua com um tom mais sério.

            - O espírita, considerando a necessidade do mundo e o tanto que já recebeu, não poderá mais fugir de suas responsabilidades. Deve confiar em si mesmo, deve confiar em Deus, no Cristo e nos amigos espirituais. Em toda a história da humanidade, não há um só caso de um indivíduo que decidiu agir abnegadamente e que não tenha sido amparado pelo Alto. O que falta a muitos de nossos irmãos espíritas é a disposição ao trabalho, ao sacrifício, à abnegação.

            Olha para Rivalina e continua.

            - É preciso confiar que Jesus sempre suprirá as nossas falhas, quando agimos em Seu nome e com sincera boa vontade.

            Rivalina levanta-se em silêncio.

            Fecha os olhos e ora.

Pai quanta tristeza por eu não ter aceito plenamente o Teu chamado. Mais uma vez temi. Temi a opinião dos outros, temi por minha vaidade, temi errar e ser criticada. Ajuda-me para que eu possa, com essa prece, ajudar meus irmãos.

 

Sua voz é comovida e sincera. Depois de breve pausa, sua voz muda.

 

Avante! Avante todos! Nesse encontro queremos firmar em vossos corações que o temor não faz sentido aos discípulos do Cristo.

 

É a voz de Eurípedes!

Eis o grande codificador, que como o Cristo, se faz pequeno entre os pequenos, para que todos tenham a convicção do amparo infinito que vem de Deus que se manifesta de mil formas! Nunca, nunca estareis sós. Vos acompanhamos, sempre. A solidão é apenas a limitação dos vossos sentidos, é a prova necessária para desenvolverdes vossos potenciais. A cada ação, a cada pensamento e a cada sentimento nobre nossas ligações se estreitam. Invistais vosso tempo na obra do bem; o bem é o elo sublime ligará para sempre vossos corações aos dos guias da Humanidade.

 

            Nesse instante, Rivalina caminha como que transfigurada, em direção a Kardec. Vemos claramente Eurípedes Barsanulfo.

            Allan Kardec e Rivalina/Eurípedes se abraçam.

É o símbolo da união de todos nós a esses grandes espíritos. Todos choram. Sentimos a energia gerada por esse abraço. Estamos ligados uns aos outros. Sinto-me fortalecido, amparado, em paz. Não há medo, nem dúvida. Sinto-me profundamente amado, independente de qualquer erro cometido. Sinto vontade de ser um verdadeiro seguidor do Cristo.

            Eurípedes, agora visível a todos, afasta-se de Rivalina, e lhe diz com serenidade.

            - Rivalina, muito obrigado. Espero que você continue com a sua educação mediúnica. Precisaremos de muitos médiuns.

            Ela agradece emocionada e volta ao seu lugar.

            Ivan, José e pai Joaquim, que estão sentados na última fila, vão até a frente da sala, cumprimentam Kardec e Eurípedes.

Ivan nos informa.

            - Formaremos três grupos. Observem em suas mesas a indicação do grupo do qual vocês farão parte. O grupo um será coordenado por Allan Kardec; o grupo dois por Eurípedes Barsanulfo e o grupo três por pai Joaquim. Bem sei que se pudessem vocês usariam da “tricorporeidade” para estar em todos, mas vocês ainda não fizeram esse curso,  conclui com alegria.

            Todos olham.

            Felipe: grupo um.

            Cirilo: grupo dois.

            Alessandra: grupo três.

            Todos estão felizes, depois poderão trocar as experiências.

            A sala se reestrutura em três compartimentos e silenciosamente os participantes dirigem-se ao seu grupo.

No grupo um, o codificador abre um pergaminho cor de prata e lê.

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por eu amar Seu nome.

Ainda que eu ande pelo vale da sombra e da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo; Teu poder e Tua misericórdia me consolam.

Preparas uma mesa para mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei a Tua Casa por longos dias. (Salmos, capítulo 23, versículos 1 a 6, adaptado).

 

            Quero falar de um sentimento que tem petrificado os trabalhos do Consolador no mundo da matéria densa: o medo. Podeis perguntar qual a relação entre o medo e o vampirismo; eu vos responderei: a relação é total. O vampirismo é um tipo de relação fundada no medo. Após a dissipação das ilusões iniciais dos prazeres grosseiros, o que mantém a relação vampiresca? O medo. O medo da solidão, o medo da crítica dos que apenas condenam e o medo da crítica dos que estão envolvidos na relação vampiresca. É aparentemente um “beco sem saída”. O alcoólatra, por exemplo, quando bebe tem medo de não ser aceito pelos não-viciados; quando tenta se recuperar, tem medo de ser abandonado pelos que lhe partilham o vício. Daí resultam várias tentativas de superação. Vejamos o caso de Maria Madalena, espírito que temos imenso respeito. Partícipe de uma relação vampiresca de caráter sexual, devido as suas orações e sincera busca de libertação, foi socorrida pelo Mestre, curou-se e foi homenageada por Ele com sua aparição após a crucificação. Ainda assim, não foi acolhida pelos cristãos da época. Seu testemunho foi o da solidão e da devoção ao ideal superior do cristianismo primitivo. Ela é o símbolo da recuperação da criatura humana da Terra. Todos que queiram superar as relações vampirescas ou evitá-las, como Madalena, precisam passar por momentos de solidão e de devoção que facultarão o encontro consigo e com o Cristo. Após seu testemunho, Madalena foi acolhida pelo Mestre no mundo espiritual.

            Felipe impressiona-se com os ensinos de Kardec. Nunca imaginou que o medo fosse a base do vampirismo.

            O Mestre-codificador continua.

            - O medo da solidão, da crítica e do testemunho tem paralisado os espíritas-cristãos no momento atual. Eles temem ver seu passado. Temem ser identificados como “impuros” ou obsediados (na linguagem atual). Temem servir abnegadamente. Temem seus inimigos. Temem ser criticados. Esquecem que todos somos espíritos imperfeitos e que a única forma de salvação é o crescimento, é a purificação por meio da dedicação total ao Cristo. Isso significa devoção ao próximo em todas as ocasiões e não apenas ocasionalmente.

            Após breve pausa, conclui.

-              Vamos observar uma reunião em que o vampirismo se manifesta ostensivamente, mas não vos enganeis, em todos os lugares em que os indivíduos fogem dos compromissos da consciência, existe algum tipo de vampirismo fundado na acomodação espiritual e que, obviamente, tem consequências infelizes. Concentrem-se. Visitaremos um lugar de lazer do mundo.

            Não foi difícil para o grupo deslocar-se para a Terra. Chegamos a um bar. Música alta, conversas, ambiente de alegria.

            - Observem, diz o codificador. Em cada mesa temos uma realidade psíquica e espiritual específica. Nem todos estão envoltos nos fluidos pesados que predominam no ambiente. Infelizmente, na Terra, a diversão quase sempre está envolta em paixões inferiores que rebaixam a criatura.

            Felipe, lembrando-se de sua experiência, pergunta ao codificador.

            - Pode ser saudável vir a estes lugares?

            - Tudo depende da intenção e da frequência. A vinda regular a lugares de excesso, certamente trará graves prejuízos psíquicos. Algumas vezes temos que cumprir deveres sociais relevantes, uma comemoração especial ou um momento de reencontro de amigos, isso pode justificar nossa vinda a esses lugares, que deve ser sempre equilibrada e sem excessos.

            - Como se divertir em nossa vida de encarnados? Indaga um jovem.

            - É preciso primeiro cumprir os deveres que vos são colocados pela consciência. Ao fazer isso, vosso psiquismo será alterado, vossas necessidades se modificarão e aprendereis a ter um lazer verdadeiramente saudável que irá recompor vossas energias. Esse tipo de lazer, diz olhando para as mesas, além de não recompor as energias, irá destruí-las. Muitos aqui tornam-se suicidas.

            - Como transformar-se sem sofrer?  Pergunta uma jovem.

            - Não existe crescimento sem dificuldade. Lembre-se de Madalena. Para criarmos um novo padrão espiritual é indispensável atravessar o deserto criado pelas ilusões para chegar ao oásis do verdadeiro amor. É preciso atravessá-lo e não permanecer nele como alguns aqui estão fazendo. Observemos aquela animada mesa de jovens. Conclui o Codificador.

            Ao nos aproximarmos, nossa atenção voltou-se para uma bonita jovem que prendia a atenção de todos ao redor dela. Tinha uns 16 ou 17 anos. Cabelos longos, rosto pintado com cores fortes. Usava uma roupa curta e sensual, falava alto, bebia muito e fazia questão que todos olhassem para ela. É uma espécie de líder do grupo composto por outros jovens. Visivelmente queria ser invejada pelas amigas e desejada pelos amigos.

            Kardec inicia nos orientando.

            - Não seremos visto pelos desencarnados. Cuidado, não nos cabe julgar nem condenar ninguém. Estudaremos o caso de Atilde, diz olhando para a “jovem-líder”. O primeiro objetivo é entender nossos conflitos; o segundo auxiliá-la. Farei que alguns de seus pensamentos-sentimentos sejam projetados acima de onde ela se encontra para que vocês possam entender a relação entre o medo e a vampirização que ela vivencia.

            Kardec continua.

            - O grande drama de Atilde é não se sentir amada pelo pai. Ainda criança seus pais se separaram e o genitor se afastou dela. O erro dele poderia ter sido para ela valiosa oportunidade de crescimento emocional. Contudo, até o momento, ela busca preencher esse vazio com a atenção de outras pessoas, esse é o início emocional da relação vampiresca. O desejo de Atilde é legítimo e saudável, todos queremos ser amados, mas a forma como ela busca satisfazer esse desejo é desastrosa.

            Kardec estende a mão e por meio de um processo que os alunos desconhecem, todas passam a ver espíritos que estão vinculados ao corpo de Atilde. São seis entidades medonhas. Duas delas envolvem suas pernas como se fossem cobras com cabeça que lembravam homens. Outra se agarra à cintura e a envolve até o pescoço. Outras duas ficavam ao seu lado e a sexta coloca-se atrás de Atilde e controla seus impulsos e ideias. Não se mais a sedutora jovem, agora, aos olhos de Felipe e dos demais alunos, está alguém envolto em animais sujos que, na verdade, são  espíritos animalizados.Alguns alunos tem o impulso de gritar, outros de correr.

            - Acalmem-se, diz o codificador. Estamos aqui para aprender e para servir. Tenham dignidade. A compaixão sincera é o sentimento adequado à situação.

            As palavras de Allan Kardec tem um impacto maior do que a visão de Atilde, só que no sentido de transmitir coragem e tranquilidade.

            - Concentrem-se nos pensamentos de Atilde.

            São mostradas cenas da infância de uma criança muito sozinha. Muitas vezes chorava sem que ninguém a consolasse. A presença de seu pai foi diminuindo e, na medida em que isso acontecia, ante a dor da solidão, Atilde prometia a si mesma que nunca mais se sentiria sozinha... Jurava que tudo faria para não mais viver aquela solidão novamente... Que tudo aceitaria desde que não sofresse mais solidão... Sua adolescência foi uma busca desenfreada por namorados, por festas, por amigos e amigas, não importando quem fossem. Queria estar sempre com muitas pessoas. Isso tornou sua vida agitada, popular e... Transtornada. Assim ela chegou à situação em que a vemos. Muito bonita, atraente, cercada por todos, com imensas angústias e com temíveis companhias espirituais que não lhe respeitam a intimidade. 

            O choque é imenso.

            Felipe imaginou que veria as cenas mais extravagantes e infernais, mas não uma cena como aquela tão familiar e ao mesmo tempo tão devastadora...

            Kardec, entendendo a necessidade da lição ser assimilada, antes de novas investigações, convida o grupo a encerrar o momento de estudo próximo ao mar. Antes de sair, fazem uma prece. Kardec orienta espíritos trabalhadores a realizar o socorro às entidades que demonstrem arrependimento. E atende cordialmente, o guia espiritual de Atilde que busca naquela oportunidade orientações sobre como melhor proceder em caso tão delicado.

            Partem em direção ao mar. Estão a beira da praia refazendo-se, quando algo muito inusitado acontece. Uma grande foco luminoso que sai do mar, eleva-se pairando sobre as ondas e vai em direção do grupo. Não fosse a beleza daquela luz e a presença de Kardec muitos teriam corrido... Quando a luz se aproxima, Felipe e os outros alunos identificam do que se trata: é o grupo de pai Joaquim que, sorrindo do espanto geral, explica bem humorado.

            - Estamos nos refazendo com o auxílio das algas marinhas. As energias refazentes e curadoras da natureza são imensas. Nunca temam a criação de Deus; é preciso conhecê-la e amá-la.  

            Mal acaba de falar e outra luz desce do céu como uma estrela cadente.  

            - Será o grupo de Eurípedes? Pensa Felipe.

            Ao chegar, vendo o espanto geral, explica o Mestre de Sacramento.

            - A visão da Terra e das estrelas também é refazente. Conclui sorrindo.

            Após breve pausa, Kardec olha a todos. Ergue os braços e envolve o grupo de Felipe com energias poderosas e sutis. Felipe sentiu uma paz tão intensa e tão profunda. Sente-se na presença de Deus. Como posso sentir tanto amor, tanta emoção, tanto paz... Pensa. A emoção aumenta, todos se ajoelham por causa do intenso sentimento de gratidão. Ninguém pode jamais imaginar o que é sentir o amor de Deus. Um momento de plena integração. Uma poderosa ordem telepática orienta: abracem vibratoriamente os amigos dos outros grupos. Uma explosão atômica não geraria tanta luz... Estão todos iluminados, em profunda paz.

            Kardec ergue sua voz e agradece ao Pai...

            Nada é mais refazente do que o abraço de quem ama.



Ivan de Albuquerque.

 

 

Ivan Santos de Albuquerque nasceu em Brotas, estado de São Paulo, em 16/01/1918 e desencarnou em 05/04/1946 com 28 anos. Jovem dedicado ao Bem, foi espírita sincero e trabalhou intensamente em prol da Doutrina Espírita e do amparo de quem sofre. Soube sempre se sacrificar em benefícios dos irmãos e familiares, como também de todos que encontrou em seu caminho. É o espírito amigo que desde 2001 coordena ostensivamente nossas atividades.

 

Eis o trecho de uma apresentação escrita por uma jovem, de treze anos, integrante do grupo Marcos.

 

Ivan é um amigo e tanto! Sempre que peço, ele vem e me ajuda muito! Ele é doce e atencioso, mas também rigoroso na medida certa. Quando tem que chamar atenção, ele fala. Com o Ivan é possível conversar, dialogar de forma tranquila e amigável. Ele nos escuta, nos compreende, nos ama de coração.

Ele desencarnou bem jovem, depois de ter cumprido uma linda missão aqui na Terra. Eu o considero um verdadeiro exemplo.

 

 

Entre em contato conosco.

Nosso e-mail.

marcos@grupomarcos.com.br

 

Nosso site

www.grupomarcos.com.br

 



 

 

 

 

                                                                                   Breve explicação

 

Existem trechos que algumas obras citadas no livro. Os amigos espirituais apenas nos indicam os trechos dos livros, cabendo a nós, os encarnados, pesquisar e citar os trechos apontados. Esta tarefa, portanto, é de responsabilidade da equipe encarnada. Assim, extraímos do Antigo Testamento, realizando adaptação.