Translate

SMFV

Grupo Marcos

O nome Marcos – o nome-símbolo do grupo é uma homenagem a uma encarnação de Eurípedes Barsanulfo, nosso dirigente espiritual, que ocorreu à época de Cristo.
Download
Se a Mediunidade Falasse V 

Sumário

Apresentação do Grupo Marcos
Nosso maior compromisso é com a coerência, o estudo e divulgação da obra de Allan Kardec. A Codificação e a Revista Espírita em todas as nossas produções.

Apresentação da Série: Psicografar é um ato de descoberta empolgante, de convívio com os bons espíritos e de aprendizado cristão.

Prefácio

Capítulo I - Os Amigos do Cristo

  O critério do Cristo e de Kardec nunca foi o da idade, mas o da maturidade. O grupo cristão deve estruturar-se orientado pela lógica da integração e não da divisão por critérios externos

Capítulo II - A revolução Social Cristã

Ser o bom samaritano não é apenas se doar em  poucas horas durante a semana. É viver de tal forma que todos os dias, todos os minutos, estejamos contribuindo para a paz e para a melhoria social.


Capítulo III - A Queda de Pedro

O arrependimento sincero é o único caminho que pode nos levar a Deus. Assumamos ser espíritos imperfeitos. Quem precise fingir para ser aceito em uma ambiente, deve mudar de ambiente de atuação. É melhor se tornar um trabalhar apagado e abnegado do que um líder espírita envolto em trevas..


Palavras Finais
Ivan de Albuquerque
É o espírito amigo que desde 2001 coordena ostensivamente nossas atividades.

Breve Explicação
Cabe a nós, os encarnados, pesquisar, traduzir e citar os trechos apontados.









Apresentação do Grupo Marcos

Grupo Marcos é um grupo de amigos, amigos encarnados e desencarnados, amigos jovens e adultos, amigos estudiosos e aprendizes, um grupo cristão.  O nome Marcos - o nome-símbolo do grupo – é em homenagem a uma encarnação de Eurípedes Barsanulfo, nosso dirigente espiritual, que ocorreu à época do Cristo. Marcos foi um essênio que se tornou verdadeiro cristão.  Essa história você pode conhecer no livro A Grande Espera, da Editora IDE (Instituto de Difusão Espírita).

Nossos Princípios

1.                      Todos produtos do grupo Marcos (livros, dvds, programas de áudio e de vídeo etc) são colocado gratuitamente à disposição em nosso blog www.grupomarcos.com.br, sendo previamente autorizado imprimir, copiar, divulgar. No caso do livros impressos ou dvds gravados será  cobrado o exato valor do custo.
2.          As produções (mediúnicas ou não) levam apenas o nome Marcos e dos amigos espirituais, quando for o caso;
3.          A filiação ao grupo não tem formalidade ou nem taxa, basta entrar em contato e falar como deseja ajudar;
4.          Nosso maior compromisso é com a coerência, o estudo e divulgação da obra de Allan Kardec. A Codificação e a Revista Espírita norteiam todas as nossas produções;
5.          Nosso compromisso específico é com a formação da Nova Geração, sem excluir ninguém de nossas atividades;
6.          Nos propomos a produção de livros, de programas de áudio e de encontros de estudo como nossa principal contribuição ao movimento espírita.







Apresentação da Série


Amigo e amiga, vamos conversar sobre a obra que você vai ler. Primeiro quero dizer que você é muito importante para o Grupo Marcos. Todos os nossos esforços tem apenas um único objetivo, aproximar os corações que amam o Cristo e querem servir mais e melhor.
Vou contar um pouco a história deste livro. Quando começou ser transmitido pensei que fosse uma peça teatral, depois percebi que seria um livro e em seguida uma série... Fui descobrindo isso aos poucos. Como observador atento, fui descobrindo os acontecimentos, conhecendo Felipe, suas dúvidas, medos e aventuras. Psicografar é um ato de descoberta empolgante, de convívio com os bons espíritos e de aprendizado cristão.
Possuo a mediunidade de psicografia intuitiva o que me permite estar plenamente consciente no momento em que psicografo. Muitas vezes, quando alguém me via psicografar pensava que estava escrevendo... De fato, estava, mas escrevia a história de outro escritor. Este livro foi inteiramente psicografado em meu quarto, em horários combinados com os amigos espirituais, após a preparação do ambiente espiritual durante o qual fiz o Culto do Evangelho diariamente, o que se tornou um hábito que mantenho de segunda a sexta-feira. Ensinam os bons espíritos que a casa do cristão deve ser um lugar de elevada vibração espiritual, apesar de nossas limitações pessoais, devemos nos esforçar para atingir essa meta.
Dito isso, vamos falar um pouco dos autores espirituais. O coordenador espiritual de nosso grupo é o espírito Ivan de Albuquerque. Explica-nos esse amigo que nessa série encontraremos, como no Novo Testamento, diferentes estilos literários, inclusive, representações simbólicas como as empregadas por Jesus em suas parábolas. Ninguém, portanto, se espante ao encontrar a mediunidade representada por uma simpática senhora. Alerta-nos o amigo que o Cristo também usou do simbolismo para melhor ensinar a verdade. E esse é o objetivo: apresentar a você a grandeza da codificação espírita e da beleza da obra de nosso Pai. Facilmente você diferenciará o ensino simbólico da realidade objetiva como fazemos ao ler o Novo Testamento.
A coordenação das histórias é de responsabilidade de Ivan de Albuquerque e as aulas vivenciadas por Felipe, nosso personagem central, tem como autores os professores que as ministraram. Consequentemente, cada aula  ou exposição da série Se a Mediunidade Falasse possui autor específico.
O respeito a estes amigos que colaboram conosco nos leva a destacar que expressamos, com máximo respeito, as suas ideais, pensamentos e sentimentos. Esses Espíritos amigos são os verdadeiros autores desta obra. Para eles, o que mais importa é nos estimular o estudo e a reflexão sobre a grandiosa obra de Allan Kardec e sua aplicação em nosso dia a dia. A vaidade em aparecer não existe em seus corações e deixaram para nós a decisão de os identificarmos por pseudônimos ou como eram conhecidos na Terra. Após longa reflexão, nós do grupo de encarnados, decidimos apresentá-los com seus nomes verdadeiros, apenas por um motivo, estimular a você, amigo leitor, a ler e estudar suas obras, pois alguns deles deixaram excelentes livros que devem ser conhecidos de todos. Na medida do possível, suas obras são citadas no livro.
Em nosso caso, os encarnados, optamos por nos apresentarmos como grupo Marcos. Assim, a atenção é direcionada para o conteúdo da obra e não para especulações que podem nos distanciar dos critérios de Allan Kardec. Afinal, deve-se avaliar a obra e não os médiuns que a receberam, pois a série Se a Mediunidade Falasse será recebida por diversos médiuns.
Para concluir, quero falar da alegria que sentimos com a proximidade de nosso publicação! Sonhamos em ter contato com vocês, jovens amigos! Sabemos que muitos entenderão e se empolgarão com a proposta de nosso grupo, sejam benvindos ao grupo Marcos! Entrem em contato conosco. Queremos multiplicar o número de amigos e de trabalhadores cristãos! Quem sabe um dia não nos conheceremos pela internet nosso podcast semanal – o PodSim - ou em encontros que desejamos realizar por todo país? Antes de tudo, quero dizer, se este livro está em suas mãos, estamos muitos felizes! Nosso sonho começa a se concretizar e convidamos você a fazer parte dele. Boa Leitura.
É o desejo de todos que formam o grupo Marcos!










Capítulo I

Os Amigos do Cristo.

Felipe dorme. Subitamente sente alguém lhe aperta a garganta do corpo físico, enquanto conversa com Pai Joaquim . Um mal-estar o invade. Pai Joaquim  observa-o tranquilamente.
_O que está acontecendo? Indaga Felipe a Pai Joaquim.
_É Roberto. Inimigo de Avelino que, sabendo de nosso plano em ajudá-lo, quer lhe assustar. Explica o mentor.
_Pai Joaquim me ajude, estou ficando com medo. Pede Felipe.
_É verdade, está mesmo. Diz o amigo espiritual com tranquilidade.
_Preciso voltar para o corpo, preciso acordar, me defender...
_Calma, filho.
_Pai Joaquim, por que isto está acontecendo comigo? O que fiz de errado?
_Errado? Nada. Responde o amigo.
_Então, por que estou sofrendo?
_Meu filho, diga-me, o que o Cristo fez de errado?
Felipe, apesar do desconforto que está sentido, entende algo que nunca tinha pensado. Sempre achou que todo sofrimento fosse punição.
_O que devo fazer? Indaga Felipe.
Pai Joaquim sorri feliz e responde.
_Como é bom quando você aprende meu filho! Vamos para o seu quarto conversar com o Roberto, quem sabe, você não o convence a mudar de vida.
_Eu?! Mas não sei o que falar...
_Você aprende, eu lhe ajudo. Vamos.
Ao chegarem ao quarto de Felipe, encontraram Roberto agarrado ao pescoço do corpo material de Felipe, tentando enforcá-lo. Aproximam-se. Pai Joaquim orienta.
_Ficarei invisível, mas estou ao seu lado.
_Tudo bem. Diz Felipe tentando buscar coragem.
Felipe se aproxima e toca Roberto por trás que dá um salto assustado e ao vê-lo sozinho corre em direção a ele. O que faço? Pensa Felipe. Olhe-o com firmeza e diga que está com saudade. Não entendi direito? Pensa mais uma vez. Olhe-o com firmeza e diga que está com saudade. Ouve mais uma vez. Roberto está próximo.
_Estou com saudade de você meu amigo!
Roberto para. Olha-o e pergunta.
_Então você se lembra?
_Sim, de alguma coisa. Diz Felipe reproduzindo o pensamento de seu guia.
_Você lembra-se da época do Cristo?
Neste momento, Pai Joaquim induz Felipe a lembrar de uma encarnação à época do Cristo em que ele e Roberto eram amigos, na verdade, eram irmãos que tinha um rico comércio em Jerusalém.
_Sim. Fomos irmãos e nos ajudamos até o fim da vida. Fala Felipe confuso.
_É verdade. Então por que você agora me trai? Pergunta Roberto.
_Descobri que estávamos errados. Explica Felipe.
_Errados? Nós? Como?! O que você quer dizer com isso?
_Jesus, o filho de José, é o verdadeiro enviado de Deus. Fala Felipe.
_Covarde! Diz Roberto. Nós prometemos que nunca o perdoaríamos.
Felipe fica confuso, pois não sabia do que Roberto falava nem sabia se poderia confiar totalmente nele. Tenta captar os pensamentos de seu protetor. Vê uma cena no templo de Jerusalém em que Jesus expulsa os comerciantes com um chicote em punho e com voz enérgica. A casa do meu Pai é uma casa de oração e vocês a transformaram em um covil de ladrões. Felipe vê a banca de seu comércio ser derrubada. Não consegue mover-se, aquele Messias fala com uma autoridade inabalável. Felipe chora ao recordar essas imagens. 
_Roberto, meu irmão, fala Felipe comovido, estávamos errados. Olhe como você está triste e infeliz. Jesus tem razão. Os interesses de Deus estão acima da nossa ambição por riqueza. No templo, disfarçados com a desculpa de servir a Deus nós, os comerciantes e os sacerdotes, apenas pensávamos em enriquecer mais e mais. Roberto, eu falo a verdade, eu quero o seu bem. A voz de Felipe está carregada de emoção.
_Mas... Você pode me ajudar?! Jesus me perdoaria? Fala Roberto expressando o cansaço de uma vida inferior.
_Vamos fazer uma prece e pedir uma resposta de Jesus. Afirma Felipe e impondo as mãos em Roberto.
_Senhor Jesus, como é misericordioso! Há quanto tempo o negamos e fugimos do seu amor. Por favor, amigo divino, tem piedade de meu irmão que tanto me ajudou no passado e hoje é um mísero obsessor sexual de Avelino. Tem piedade de todos nós! Muito precisamos de seu cuidado, de sua proteção e de seu amor.
Roberto, emocionado e anestesiado com as energias que Felipe lhe aplicou, olha-o e diz antes de desmaiar.
_Eu sabia que você nunca me trairia... Meu irmão.
Felipe abraça-o. Pai Joaquim torna-se visível. Felipe chora convulsivamente. Seu mentor pede que os espíritos que fazem a proteção da casa de Felipe, os guardiões do Evangelho no Lar, como são conhecidos, levem Roberto.
_Que choro bonito! Brinca Pai Joaquim contente com atuação de seu protegido.
_Mas, é tudo verdade. Tudo o que vi? Como pode? Dois mil anos...
Pai Joaquim sorri e confirma com a cabeça.
_Por que eu não soube antes? Não era melhor eu saber antes de conversar com ele? Indaga Felipe.
_Não, meu filho. Primeiro porque o encontro de vocês facilita a lembrança; segundo é importante você entender que é o socorro aos sofredores que amplia a mediunidade. Médium de “gabinete” que só quer saber de espírito “evoluído” é médium mistificado e amigo dos espíritos mentirosos. Nós, que trabalhamos em nome do Cristo, só temos uma regra: a caridade para com todos. Fora disso é mistificação.
_Pai Joaquim, estou muito abalado...
_Com o que meu filho?
_Na época do Cristo, eu preferi meu comércio, as riquezas, ao invés que escutá-lo.
_É verdade. Isso é triste. Porém, mais triste ainda vai ser se você, nesta encarnação, mais uma vez preferir o dinheiro e a vaidade ao invés de segui-lo.
_Isso pode acontecer? Felipe fica ainda mais surpreso.
_Claro, meu filho. Livre-arbítrio significa liberdade de escolha.
_Como faço para não falir novamente? Felipe que lamentava o passado, agora se apavora com o futuro.
_Sugiro que você lembre-se dessa regressão. Ela é um aviso importantíssimo para você. Você deseja lembrar? Indaga Pai Joaquim.
_Sim, com certeza, eu quero.
O mentor aplica-lhe um passe e em seguida diz.
_Você lembrará tudo ao acordar. Saiba que tudo o que você recebeu só foi permitido por Deus porque você se dispôs abnegadamente, a ajudar Avelino.
_Nunca imaginei que ia “ganhar tanto”. Fala Felipe.
_Sempre que agimos por amor, recebemos muito mais do que esperamos. 
Explica o amigo e logo em seguida desparece.
Felipe senta-se ao lado de seu corpo, respira fundo e tenta colocar as ideais no lugar. Que experiência radical! Pensa. Vou contar para Gabriel... Lembra-se do Colégio Allan Kardec. São duas da manhã. Resolve partir.
Chega ao colégio e resolve subir as escadas sozinho. Afinal, o que poderia acontecer? Passar mal já passava mesmo... Chega ao início da escadaria do quarto andar. Para. Devia tentar mesmo? Não estava sendo arrogante, pois já fizera um módulo no quarto andar. Eurípedes sempre incentiva a autonomia, não estaria na hora de pelo menos tentar? Decide-se. Sobe. Passo a passo. A sensação de morte começa. Nada de novo, pensa para ter ânimo. A sensação piora muito. Olha para os lados. Outros sobem tranquilamente. Se pedir ajuda, será ajudado... Mas queria chegar de forma independente. Fica tonto. Sente desmaiar. Se segura na escada. Respira fundo. Que venha a dor! Sobe com firmeza. Chega a sala! Gabriel que está na porta o abraça!
_Parabéns. Você venceu a mais terrível limitação para o crescimento espiritual.
_Eu?! Qual?
_O medo, meu amigo.
_É? O que isto significa? Nunca mais terei medo? Indaga Felipe.
_Não, Felipe. Você ainda terá muitos medos. Explica Gabriel.
_O que venci então? Felipe não entende.
_Você alcançou algo maior, a coragem de enfrentar os medos!
Felipe sente profundo bem-estar. Vencerei meus medos. Pensa.
_Você aprendeu mais hoje do que Jesus derrubou de sua banca! Fala Gabriel sorrindo.
_Você sabe dessa história? Pergunta Felipe surpreso.
_Claro. Não lhe convidaria para trabalhar comigo sem conhecer seus erros e acertos meu amigo.
_Quem sabe você não me fala mais de mim! Brinca Felipe ao entender como são sábios os espíritos superiores.
_Falarei. Conclui Gabriel.
Ambos riem.
O ambiente das duas salas é de paz. No quarto andar, milhares de alunos. Na primeira, Rivalina, Eclésio, Romildo, Astrobrito, Patrícia, José e Eurípedes. Todos aguardam em silêncio.
_A prece no início de uma atividade espiritualizadora é um ato de alta relevância. É importante que vocês permitam que as energias elevadas toquem seus corações para que possam proteger o grupo. Explica José que pede a Eclésio que faça a prece.
Eclésio sente-se feliz pela confiança dada a ele e pela oportunidade de expressar seu amor pelo Mestre dos mestres, tantas vezes por ele traído.
Senhor, amigo divino, por quanto tempo o traí! Por quanto tempo fugi! Por quanto tempo quis lhe esquecer! Ainda assim, foi me buscar na lama da dor, do desespero e da loucura. Sabe Senhor, o quanto ainda tenho de inferioridade em meu coração, mesmo assim, não me condena, não me repudia. Pelo contrário, me acolhe, me ensina, permite que eu partilhe do Amor de seus discípulos fieis e leais. Obrigado Senhor! Obrigado, apenas posso agradecer a sua imensa compaixão por minhas dores, apenas posso louvar seu amor pelos sofredores e posso oferecer minha dedicação total ao seu amor como a única prova sincera de agradecimento por tudo que fez e faz, ainda hoje, por mim.
Obrigado!

José agradece a Eclésio e inicia.
_Entender a grandeza do Cristo e de sua missão na Terra é essencial para saber valorizar a missão do Consolador. Somente quem entendeu o impacto que este homem teve e tem na história do mundo pode dimensionar a importância do Espiritismo na atualidade terrena. Não é possível em nosso breve curso apresentar toda beleza da missão de Jesus de Nazaré, contudo destacaremos os elementos essenciais para nos orientar neste momento de decisão da sociedade terrena. A ida do Cristo ao mundo não foi um evento pontual e isolado, ao contrário, sua missão está envolta em um longo e detalhado planejamento que tem como objetivo a redenção da criatura terrena.
_E o que é esta redenção? Pergunta Astrobrito.
_É o amadurecimento do ser, é a criação de um vínculo indestrutível entre criatura e Criador, é a conquista da verdadeira felicidade. Podemos resumir a missão do Cristo no mundo como o ensino da arte e da ciência da verdadeira felicidade. Responde José.
_Nunca pensei assim, nunca imaginei que todo o esforço do Cristo estava direcionado a nossa verdadeira felicidade. Comenta Astrobrito.
_Estava não, está. Afirma José e explica. O plano de Jesus ainda está sendo executado e continua tendo como elemento central nos ensinar a caminhar até Deus que é a única fonte de eterna alegria, paz e compaixão. O planejamento da espiritualização do mundo é responsabilidade de Jesus que conta com o auxílio de milhares de espíritos evoluídos. Houve um grupo de espíritos que foi exemplo de abnegação no auxílio à tarefa de Jesus. Falo dos essênios que foram capazes de compreender e seguir os ensinos de Jesus antes de sua ida ao mundo. Eles esperaram o Cristo para segui-lo. Seus corações sublimes e obedientes sentiram a aproximação do Mestre. Dentre os essênios, citamos Bezerra de Menezes, Eurípedes Barsanulfo e Cairbar Schutel que, na época, chamavam-se Lisandro, Marcos e Josafá. Ao encontrar Jesus, reconheceram-no e tornaram-se fiéis seguidores. Não por acaso, eles atualmente coordenam as atividades do Movimento do Consolador no Brasil e no mundo. Nosso diretor, Eurípedes Barsanulfo irá ministrar a aula que tem como tema.

Os amigos de Jesus

Eurípedes levanta-se. Caminha até a frente do auditório. Inicia a aula.
_A transmutação dos sentimentos do ser humano é o alvo máximo da tarefa cristã. Para nós, cristãos de longa data, a cristificacão ou a autocristificacão é o objetivo máximo da vida. A ciência, a filosofia e a ação no mundo da matéria densa ou da matéria sutil tem sempre este objetivo. Quando essênio dedicava-me a cura de doenças físicas por meio das terapias magnéticas e da utilização de plantas. Quando em Sacramento, utilizei-me do receituário mediúnico, orientado por Bezerra de Menezes, para ajudar na cura de doenças. Meu objetivo, como o de Bezerra de Menezes, continua o mesmo: estimular a espiritualização do ser. Além do alívio do sofrimento, desejamos estimular a reflexão, a espiritualização do ser. A cura do corpo, pensamos, é uma prova objetiva da verdade espiritual que defendemos. Conclui o mestre de Sacramento para iniciar as perguntas.
_O senhor não acha perigosa a utilização da mediunidade para a cura de problemas físicos? Pergunta Romildo.
_Depende como você define perigo. Explica Eurípedes. Do ponto de vista espiritual, desenvolver-se em um mundo atrasado como a Terra acarreta muitos perigos, frutos da incompreensão da sociedade em geral. O ser não evoluído nunca prioriza buscar o Pai-criador. Sua prioridade é a satisfação da animalidade, da vaidade e do orgulho. Por isso, ele foge ou se opõe à verdadeira caminhada em direção a Deus. Quando decidimos nos tornar cristãos, não podemos querer agradar a maioria da sociedade terrena. O grande erro de muitos cristãos é querer atender as modas e os métodos de um mundo atrasado e, ao mesmo tempo, espiritualizar-se. Isto é muito perigoso. Nos ensinos de Jesus a advertência é inegável: Não podeis servir a dois senhores ou se serve a Deus ou ao mundo. Os interesses são incompatíveis. Quem prioriza a Deus está vinculado a própria espiritualização: as práticas elevadas da caridade, da meditação silenciosa, do estudo científico para melhor servir e melhor integrar-se no amor divino. Os interesses de quem serve ao mundo são os tão divulgados modelos da Terra: fama, riqueza, beleza aparente, poder, satisfação imediata, prazeres vazios e desequilibrantes. Como servir a ambos os ideais? Impossível. O grande problema é que mesmo no seio do Consolador observamos espíritos que há milênios tentam satisfazer seus desejos inferiores e se iludem com o pensamento que estão se espiritualizando. Este é o perigo com que todos devem se preocupar. A cura mediúnica, como fez Jesus, é instrumento de espiritualização e deve ser um dos instrumentos de estímulo a evolução do ser.
Após um período de silêncio. Prossegue Eurípedes.
_Vamos estudar a relação da mediunidade ensinada por Jesus e a mediunidade conduzida por Allan Kardec. Nosso desejo é esclarecer o que significa a mediunidade verdadeiramente cristã. Como Jesus e Allan Kardec educaram a mediunidade? Que modelo eles nos deixaram? Quais as características centrais da educação mediúnica praticada por Jesus, guia da Humanidade, e de Allan Kardec, seu discípulo lúcido e abnegado? Sei que muitos aqui nunca pensaram nestas questões. Por isso, discutiram, escreveram e pregaram modelos mediúnicos anticristãos. Fala Eurípedes com tranquilidade.
_Como o movimento espírita encarnado “conseguiu” se distanciar tanto de Jesus e de Kardec? Como esquecemos esse modelo? Indaga Rivalina ainda espantada com a contradição cada vez mais clara entre a educação mediúnica espírita-cristã e a “educação mediúnica” do movimento espírita encarnado.
_O distanciamento do caminho cristão ocorre por estes dois motivos: rebeldia ante a necessidade de educação dos sentimentos e incapacidade de entendimento intelectual. Afirma Jesus: Os homens não terão me entendido ou não terão desejado me entender, quer dizer, alguns ouviram as orientações do Mestre, mas não querem entender, não querem aplicá-las às suas vidas. Outros não têm capacidade de entender. Claro que a situação espiritual deles é muito diferente. Hoje, todos têm capacidade intelectual de entender. Por isto, os revoltados serão encaminhados a outros mundos para que as vivências rudes, ao longo dos séculos, os ajudem a transformar os sentimentos. Responde Eurípedes. Todos estão em silêncio. Ele olha a todos, seu olhar é sereno. Ele transmite seu desejo que todos aprendam o verdadeiro cristianismo, ao mesmo tempo, alerta para a gravidade da situação do planeta, do movimento espírita e de cada um em particular.
Indaga o mestre.
_O que caracteriza a educação mediúnica de Jesus e de Kardec? Por que Kardec e Jesus estruturam suas equipes de trabalhos com pessoas de diversas idades?
Todos estão impressionados. Eles não sabiam responder, não sabiam que nas equipes de Jesus e Kardec existiam pessoas de todas as idades. Sempre imaginaram que Jesus e Kardec agiam iguais a eles em seus centros espíritas. Nunca tiveram a “curiosidade” de se perguntarem como Jesus e Kardec educavam a mediunidade. Por mais chocante que seja, está é a verdade: os seguidores pensavam saber mais que os Mestres! Continua Eurípedes.
_Para nos ensinar a capacidade de compreender o outro, para estimular a cooperação entre seres com diferentes experiências e para que a preparação da futura geração seja verdadeira, seja prática. Quando os mais velhos não conseguem conviver com os jovens; quando os jovens se afastam do convívio dos adultos, o modelo cristão fica incompleto. Como estruturar um grupo cristão, se as atividades dos atuais espíritas são divididas da tal forma que excluem os mais novos? Observem a gravidade disto: muitos defendem a proibição da participação dos jovens nas atividades mediúnicas nos núcleos espíritas. O critério do Cristo e de Kardec nunca foi o da idade, mas o da maturidade. O grupo cristão deve estruturar-se orientado pela lógica da integração e não da divisão por critérios externos. Jesus convocou João, o Evangelista, a participar do colégio apostólico em sua mocidade. Para Jesus, a prática mediúnica está integrada à vida. O exemplo mais marcante foi a materialização de Moises e Elias no monte Tabor em que o adolescente João participa, a convite de Jesus, junto a Pedro, discípulo já maduro. Allan Kardec permite que Gabriel Delanne, aos seis anos, participe de reuniões mediúnicas por ele presidida. O critério de ambos nunca foi externo, é espiritual.
_Por que os atuais espíritas não entendem isto? Pergunta Patrícia que está cada vez mais intrigada com a atual geração espírita encarnada.
_Patrícia, muitos entendem, pois basta uma rápida pesquisa no Evangelho e na Revista Espírita para confirmar o que afirmo. O maior problema é que muitos não querem compreender. É o caso da rebeldia ante as Leis de Deus. Não querem assumir as pesadas responsabilidades de se educarem verdadeiramente. Não querem ver suas ilusões questionadas. Não querem descer do palco da ilusão de suas “carreiras” espíritas. Mais cômodo é o convívio entre os que se enganam mutuamente no comércio de muitos elogios e poucos sacrifícios em benefício da causa do Cristo e de Kardec.
         Como pensava Patrícia, o grande problema não é de entendimento. É falta de disposição para servir a Deus e para abandonar os valores do mundo.
_Além da integração de indivíduos de diversas idades, como tornar nossos grupos atuais em verdadeiros grupos espíritas-cristãos no que se refere à mediunidade? Pergunta Eclésio.
_A educação mediúnica com Jesus e com Kardec sempre tem uma dimensão prática e social. Além de estudar, o que é indispensável, é preciso praticar a mediunidade em reuniões bem estruturadas e bem dirigidas. O excesso de “regras” ao invés de espiritualizar o ser, atrapalha. Purificar o coração, orar, cultivar o equilíbrio e o silêncio interior diariamente é o caminho necessário que todos podem trilhar. Mas os fariseus, momentaneamente encarnados no movimento espírita, criaram e criam inúmeros “conselhos”, “normas” e “métodos” para educar a mediunidade. É realmente necessário? Penso que não. Que os participantes dos grupos mediúnicos cultivem hábitos saudáveis estude e reconheça as próprias limitações é o suficiente para um bom trabalho. As obsessões desenvolvem-se com base no orgulho, que é a negação do indivíduo em reconhecer suas limitações. O Livro dos Espíritos, na questão 919, alerta: o melhor caminho para se evitar os arrastamentos do mal é conhecer-se a si mesmo.  No aspecto social, um grupo mediúnico deve sempre estar em contato com quem mais sofre. Amparar enfermos, visitar presidiários, ser o consolo nos momentos de perdas de entes queridos, apoiar viciados que lutam para se recuperar. Por que os grupos atuais raramente visitam essas pessoas? Não há como ampliar a mediunidade sem socorrer também os encarnados. A educação mediúnica, segundo Jesus e Kardec, tem estas características:

1. Grupos que estão abertos para congregar pessoas com diferentes características sociais: ricos/pobres; adultos/jovens, intelectuais/ pouco instruídos, isto significa que o critério é moral e intelectual (capacidade de compreensão) não é externo;
2. A educação mediúnica está ligada a um processo de crescimento espiritual individual que orienta a formação de hábitos da oração, autoavaliação, meditação, renúncia à animalidade;
3. O grupo mediúnico deve exercer atividade de apoio a pessoas e grupos que estejam precisando.

Não é preciso mais do que isto para instituir um grupo mediúnico cristão. Complicar e limitar a prática mediúnica, como se faz atualmente, é afastar as pessoas do verdadeiro cristianismo. Conhecimento doutrinário, simplicidade e sinceridade. Tudo o que disso passa tem origem maligna conforme ensina Jesus: Seja o vosso falar, sim, sim e não, não, tudo o que disso passa procede do maligno. 
Eurípedes olha para Eclésio e pergunta.
_Você está disposto a entender os motivos reais que o impediram de difundir o modelo espírita-cristão no movimento espírita?
Eclésio treme. Sabe que possivelmente irá relembrar erros do passado.
Vendo sua hesitação, afirma Eurípedes.
_Meu amigo, a única forma de evoluir é tendo coragem de enfrentar os próprios erros, aceitar-se imperfeito e não temer servir a causa do Bem. Muitos espíritas se enganam fugindo do passado, é um erro. À medida que o indivíduo amadurece, deve, obrigatoriamente, olhar para dentro de si. Não para se culpar, mas para se entender e servir mais. O esquecimento é necessário às almas frágeis e temerárias não para quem não esteja disposto a evoluir.
Eclésio sabe que está sendo observado por milhares de espíritas que faliram como ele. Pensa que seu esforço será excelente para todos. Cria coragem, aceita.
Eurípedes pede que se deite em uma maca que é trazida por enfermeiros.  Ele deita e segue as orientações do Mestre de Sacramento. Felipe observa atentamente. É um momento de aprendizado valiosíssimo. Eurípedes faz uma prece silenciosa, uma luminosidade envolve a todos. Aplica passes em Eclésio. Após alguns minutos, Eclésio começa a falar.
_Eu sei, eu sei! Eu sei que ele é a mensagem de Deus ao mundo! Eu sei! Mas o que você quer que eu faça?! Ninguém, ninguém quer abrir mão de sua posição no templo! Nem os que acreditam que Jesus é o profeta enviado de Deus. Ora, ora, o que você quer que eu faça?
Começamos a ver a cena do diálogo entre Eclésio e Astenor, seu conselheiro e amigo. De uma forma que ainda não compreendo, Eurípedes é capaz de captar e transmitir as imagens da memória de Eclésio.
O diálogo ocorre em um aposento luxuoso na casa de Eclésio. Eles discutem sobre o que fazer em relação à análise que os sacerdotes judeus iriam fazer sobre Jesus.
_Mas você acredita que Jesus é o enviado de Deus? Indaga Astenor.
_Claro que ele é. Responde Eclésio, falando baixo. Depois de olhar para os lados, continua, ele curou Helena, minha esposa. Ele fala de Deus de uma maneira que nunca, nem os maiores sábios do templo falam. Sua voz é doce e cheia de sabedoria. Seu olhar é repleto de paz e ternura e, mesmo assim, em sua presença senti-me tão pequeno como um verme que tivesse que enfrentar o sol face a face...
_Devemos proclamar a verdade! Defende Asternor que já se tornara um verdadeiro seguidor do Evangelho, da Boa Nova.
_Nunca! Solta um grito nervoso.
_Mas você não acaba de dizer que Ele é o enviado? Indaga Astenor.
_Sim, sim... Diz confuso. Mas... Não posso perder o que tenho! Que fazer? Tornar-me mendigo?! É isso que você quer? Fala irritado.
_Poderemos trabalhar com nossas mãos, fala Astenor. Se estivermos com Deus, que mal pode nos acontecer?
_Não, não! Até admito perder minha riqueza, mas... E minha posição social? Todos me reverenciam, se virar um mero seguidor, terei que tratar a todos como iguais! Você já pensou sobre isso?!
_Sim, responde tranquilamente, e isso é maravilhoso. Afinal, não somos todos filhos de um mesmo Pai?
_Não aceito! Isso eu não aceito! Sei que é verdade, mas não consigo... Não quero seguir o profeta... De Deus.
_Eu o seguirei. Segurei Jesus. Fala Astenor de forma tranquila.
_Você?! E como ficarei?
_Caso você queira continuar como está, irei morar em uma cidade distante. Minha conversão é um fato consumado, mas não quero lhe trazer problemas.
Eclésio tem um acesso de fúria. Levanta-se para agredir Astenor, pois nunca aceitou ter seu poder contestado ou diminuído. Ao levantar o braço para bater em Astenor, tem um ataque cardíaco fulminante. Cai morto.
Neste momento, observamos que Eclésio se contorce da mesma forma que vimos suas contorções na tela ocorridas há dois mil anos... Eurípedes faz com que ele pouco a pouco retorne a sua consciência normal. Ele está banhado de suor, pálido, abatido. Após sentar-se, Eurípedes pede que ele compartilhe sua compreensão conosco.
_Que estúpido fui! Começa. Não seguir o Cristo, sabendo que Ele é o enviado de Deus, por causa da minha posição social no mundo! Quem se lembra de mim?! De que valeu meu apego doente ao respeito do mundo?! E para que a lição fosse mais clara, tudo perdi. Perdi por nada! Como tudo poderia ter sido diferente... Diz chorando.
_Acalme-se amigo. É preciso aprofundar mais suas vivências para melhor ajudá-lo.
Eurípedes pede que ele se deite mais uma vez e diz.
_Sabemos que a chegada do Consolador ao mundo, enviado por Jesus, equivale ao renascimento do cristianismo verdadeiro. Vamos relacionar o Consolador com o cristianismo primitivo. Peço a todos que se concentrem para continuarmos com a aula.
Neste momento, apresenta-se Astenor que por meio de muitas vidas abnegadas conquistara grande evolução. Abraça Eclésio e, junto com Patrícia, o leva ao plano superior em que habita. Ao chegar, Eclésio desperta deslumbrado. Nada pode descrever a beleza de um mundo superior. Nada. São cidades de extrema beleza, avenidas iluminadas artisticamente, casas que podem se mover para acompanhar as estrelas ou as luas, escolas em que os alunos, espíritos evoluídos, discutem, pesquisam a origem do universo, há viagens à galáxias distantes, a conquista de felicidade de forma cada vez mais profunda. Não há transtorno, não há brigas, não há mágoas ou mentiras. Todos se amam verdadeiramente... É Patrícia transmite as cenas para os alunos. 
Eles param em um lindo jardim, o atravessam e ao se aproximarem da entrada da casa, a porta se abre. Entram. Tudo belo e harmônico. Passam por uma linda sala. Eclésio tudo olha deslumbrado. Caminham para um dos quartos da casa, de repente Eclésio para e lê um nome em uma das portas. Espanta-se. Lê mais uma vez atentamente... Chora. Olha para Patrícia e aponta a bela placa em que está escrito: ECLÉSIO. Ano 30. Há quase dois mil anos aquele amigo o espera! Dois mil anos! Eclésio e Astenor se abraçam. Todos os alunos choram. Quem poderá saber o real valor de uma verdadeira amizade?

Quem poderá saber o real valor de uma verdadeira amizade? Pagina isolada.

Eclésio, Astenor e Patrícia retornam. Astenor e Eurípedes comunicam-se vibratoriamente. Astenor se despede de todos com um olhar que transmite uma paz profunda. Eclésio, que foi adormecido para o retorno, acorda. Ao abrir os olhos, Eurípedes pede que ele compartilhe com todos a experiência de sua última encarnação como líder espírita.
Ele respira fundo e começa.
_Hoje, graças à misericórdia de Deus e o amparo de Astenor, dos professores e de Eurípedes, tenho dimensão do que significa ser cristão. Sei que todos somos amados. Também sei que devemos fazer por merecer a paz daqueles que se tornaram dignos seguidores de Jesus. O primeiro passo é confessar. Somente assumindo as próprias imperfeições podemos superá-las. E esse foi o meu primeiro erro. Estava tão interessado em manter minha posição de dirigente espírita que nunca cuidei seriamente de minha espiritualização. Pelo contrário, escondia meus defeitos, apontava os defeitos dos outros. Fugia de mim mesmo e acusava os outros! Quantas fofocas ainda existem no movimento espírita! Quanta maldade porque muitos não querem enfrentar os próprios erros! Preferem acusar, caluniar e disputar cargos e tarefas vaidosas. Ajudei a transformar o atual movimento espírita em um movimento farisaico. Os falsos profetas do poder tem ampla aceitação no movimento graças a mim! Ensinei a avaliação por critérios exteriores. Quando se tem uma multidão, significa que tudo está certo! Foi isso que eu ensinei. Mas quem diria que encontrei o Cristo cercado por poucos discípulos e mesmo assim ele curou minha mulher?! Eu ensinei que o bom palestrante é o que dá muito público, independente do que fale... O bom livro é o que vende... E o bom centro espírita é o que tem centenas de pessoas... Critérios exteriores criados por mim que ainda continuo um... Fariseu negador de Jesus! Grossas lágrimas escorrem dos olhos de Eclésio. Há dois mil anos traí o Cristo, a duas décadas o traí novamente! Não consegue continuar.
_Perguntas? Indaga Eurípedes
_Como o nome Eclésio estava na porta, se em cada encarnação se muda de nome? Pergunta Astrobrito.
_Antes de cada encarnação, Astenor convida Eclésio para visitá-lo e para alterar o nome sem, contudo, mudar a data. Explica Barsanulfo e orienta.
_Leiam a síntese da historia espiritual de Astenor, que será tornada acessível a vocês e projetem como poderia ter sido a história espiritual de Eclésio caso ele tivesse se tornado um espírita sincero em sua última encarnação. Astenor o teria acompanhado de perto em suas realizações espíritas, mas ele optou por servir a mamon mais uma vez. Imaginem como teria sido seu desencarne. Preparem uma encenação com a vida que ele teve e com que poderia ter tido.
Eurípedes encerra a aula orientando aos dois grupos de alunos a visitar os dirigentes espíritas encarnados e apresentar a peça gravada. Com Eurípedes tem sempre prática. Ele é cristão.






Capítulo II

A revolução Social Cristã

Felipe adormece. Sai do corpo com tranquilidade e encontra Gabriel ao lado de seu corpo físico.
_Que bom ver você aqui! Exclama Felipe feliz.
_Vamos, temos pouco tempo. Quero lhe ajudar com Avelino. Hoje é um dia decisivo para ele. Vai haver uma grande festa.
_O carnaval fora de época? Pergunta Felipe.
_Exatamente. E hoje, os líderes das trevas vão organizar as atividades de vampirização. Um dos vampiros de Avelino vai pedir ajuda para desencarná-lo, pois sente que vai perdê-lo.
Felipe mal acredita no que ouve.
_E eles podem fazer isso? Pergunta.
_Sozinhos, não. Mas o problema é que Avelino está muito envolvido por eles e alimenta pensamentos suicidas. Vamos depois lhe explico tudo. Conclui Gabriel.
Partem. Vão observar a reunião.
_Muitos suicídios “nascem” aqui. Explica Gabriel. No futuro, estudaremos esse problema do ponto de vista dos encarnados para tentar mostrar o quanto o “caminho da alegria” pode ser trágico. Por ora, vamos nos ocupar com Avelino.
Felipe escuta tudo em silêncio. Não podem ser vistos pelos espíritos inferiores.
_O plano foi traçado. Explica o obsessor de Avelino. Vamos providenciar uma semana de muitos aborrecimentos. Durante a festa, quando ele estiver totalmente bêbado, vou “convencê-lo” a se divertir dirigindo em alta velocidade. Nesta hora, eu projeto em sua mente os aborrecimentos. Sei que vou convencê-lo que a vida não vale a pena. Em poucos segundos ele vai jogar o carro no poste... Aí eu pego ele! Conclui gargalhando. 
Felipe e Gabriel saem após ouvir esta história.
_Tudo isto é possível? Pergunta Felipe impressionado.
_Felipe, o que no mundo se chama diversão, muitas vezes é autodestruição. Explica Gabriel.
_O que faremos? Como vamos impedir? Eles são muitos, não podemos lutar contra eles!
_Nosso dever não é lutar contra ninguém. Vamos ajudar a todos, inclusive a Avelino. Porém, a decisão final é dele. Se ele não nos ouvir, dificilmente escapará. Conclui Gabriel.
_Como ajudá-lo? Pergunta Felipe.
_Ouça. Amanhã você deve falar da vida espiritual para ele. Não se preocupe, naturalmente, vocês se aproximarão. Uma coisa é muito importante: fale da vida espiritual e da responsabilidade que temos em cuidar do corpo vivendo com equilíbrio. Você fará isto? Indaga Gabriel com seriedade.
_Sim. Mesmo que ele me chame de esquisito. Prefiro isto, a vê-lo destruir-se sem que eu pelo menos tente ajudá-lo.
_Providenciarei para que você lembre-se de tudo. São duas e quinze. Vamos para nossa aula. É importante auxiliar e auxiliar-se. Conclui Gabriel.
Entram. Sobem até o quarto andar. No último lance de escadas, Felipe sobe em silêncio, sentido suas dores. Gabriel acompanha-o em silêncio. Às vezes, é apenas isso que precisamos: um amigo que silenciosamente nos acompanhe. Sentam. Os alunos do primeiro andar também estão em silêncio. A aula dos alunos do primeiro andar será no jardim do colégio. Haverá a observação de outra sociedade.
_Estudaremos a relação entre o Evangelho e as sociedades mais avançadas do que a Terra com nosso amigo Cairbar Schutel. Ele é um dos maiores estudiosos do Evangelho do movimento espírita. Explica o professor José.
A energia que Cairbar transmite é intensa e vibrante, sua presença nos enche de alegria. Cumprimenta todos silenciosamente. Pede que façamos um exercício espiritual, que ampliemos nosso vínculo fluídico com o Cristo. Orienta que se imagine o Cristo e que se abra o coração para dele recebe energias curadoras. A sensação de paz é espetacular. Vou fazer isto sempre, pensa Felipe.
_Esta é nossa prece inicial. Fala Cairbar e continua.
_Sabemos que a Terra não é o único planeta habitado no universo. Atualmente, cientistas materialistas, os poucos que ainda existem, admitem essa realidade ou pelo menos essa possibilidade. O objetivo de nossa aula é entender a relação entre a escala evolutiva dos mundos e a missão do Cristo na Terra. Iniciamos com a observação de uma civilização mais avançada do que a nossa.
A empolgação toma conta de todos. Observar a vida em um mundo evoluído!
_Vamos observar a vida em Saturno, um planeta mais evoluído que a Terra, embora não seja a representação de um mundo celeste. Utilizaremos este poderoso aparelho capaz que captar não apenas as características gerais do planeta, mas também as imagens do dia a dia de sua população. Diz apontando para um aparelho que esta ao seu lado. É um tipo de telescópio acoplado a uma tela muito ampla.
Em poucos instantes, ele começa a transmitir imagens de Saturno. O espanto é geral! Sua beleza é estonteante, a sociedade é organizada e bela. Não há miséria, as pessoas são serenas. Seus rostos expressam tranquilidade e confiança. Parece não saber o que é violência, medo ou tristeza. Não há correria nem desordem. Vemos seus imensos laboratórios em que equipes conduzem experimentos com o objetivo de aprofundar a compreensão do universo. Em um deles, espíritos testam métodos de comunicação telepática com seres de diferentes sistemas solares. As escolas nada parecem com as nossas da Terra, crianças meditam antes das aulas de ciência para obter melhor aprendizado. Todo ensino é prático e tem um objetivo real de trazer algum bem à sociedade. As cenas são acompanhadas das explicações do professor. Após alguns minutos a transmissão é encerrada. Cairbar indaga.
_Qual a relação entre o que observamos e a missão do Cristo na Terra?
_Não vejo nenhuma relação, afirma Astrobrito. Após observar o silêncio do grupo.
_Este é o problema do movimento espírita encarnado. Os espíritas encarnados, obviamente com raras exceções, não entendem que a missão de Jesus é a transformação social da Terra. De tanto repetirem o discurso da caridade, acostumou-se a não refletir no significado mais profundo, no significado real da caridade. Vejamos o exemplo de Jesus. Quantas vezes o Mestre nos orientou dizendo que a doação da esmola seria o suficiente para a transformação social profunda? Quantas vezes ele afirmou que apenas bastaria orar regularmente para alcançar o Reino do céu? Quantas vezes ele nos falou que bastaria a execução de um ritual para que estivéssemos aptos ao Banquete dos Eleitos?
_Mas Jesus não contou a parábola do bom samaritano como modelo da caridade? Indaga Romildo, visivelmente abalado com os comentários do professor.
_É verdade. A parábola do bom samaritano é o modelo da verdadeira caridade, mas o que ela significa? O modelo da ação do bom samaritano não significa simplesmente que devemos em um dado momento da vida, em um dia de boa vontade, amparar alguém para alcançar real evolução espiritual. O problema é que muitos querem interpretar assim: basta uma vez ou outra fazer uma boa ação, como o bom samaritano, pensam, e tudo está resolvido. Obviamente, isso não é verdade. Os problemas humanos são muito mais profundos. Teria errado Jesus ao contar essa história? Penso que não. O erro, como muitas vezes acontece, está em sua interpretação. Vamos aprofundar essa compreensão. Primeiro é preciso observar o que Jesus ensina. Quando os religiosos passam, e não acolhem o irmão caído, porque estavam ocupados, não é porque não praticassem o bem. Como religiosos formais, eles praticavam o bem apenas em determinados momentos e não como uma regra da vida. O samaritano não era um religioso formal, na verdade, era considerado não religioso, mas adotou o bem como regra de vida e não como uma atividade a mais. Nisto está o grande equívoco do movimento espírita atual. Agem como religiosos formais e não como cristãos! Vemos cristão-espíritas que atuam profissionalmente de maneira prejudicial para a sociedade e no fim de semana doam uma ou duas horas de seu tempo e pensam estar garantindo sua entrada no Reino dos Céus. Como podem pensar assim?! Pensam assim, porque se condicionaram a se enganar desde antes da época do Cristo. Ser o bom samaritano não é apenas se doar em poucas horas durante a semana. É viver de tal forma que todos os dias, todos os minutos, estejamos contribuindo para a paz e para a melhoria social. Eis a missão de nosso Mestre: tornar-nos grandes por saber servir sem limites ao próximo. Este é o modelo do samaritano.
Todos estão espantados. Caridade para os participantes era atividade de fim de semana ou de fim de dia, quando era... Durante a maior parte do tempo era a luta do “vale tudo”, sempre com as velhas desculpas das necessidades materiais...  Eclésio levanta a mão e pergunta.
_Pensando assim, o espírita deveria, por exemplo, optar por um trabalho que gerasse mais bem social ao invés de um que não contribuísse para a sociedade, mesmo que assim ganhasse menos?
_Não se pode servir a Deus e às riquezas. Responde Caribar com firmeza e explica. A missão geral dos espíritas é contribuir poderosamente para a transformação social e não se utilizar dos recursos, que, muitas vezes, colocamos em suas mãos, para se tornar mais um opressor dos simples, mais um explorador dos fracos, mais um “líder” religioso repleto de vaidade e ignorância. Não. Ao cristão verdadeiro cabe servir, servir sempre. Se for rico, se desenvolveu a inteligência, se herdou facilidades, que não se iluda: austeras contas prestarão a Deus. Não se engane com algumas ou muitas doações, muito mais é esperado dele. Deve servir com a alma, com os recursos que tem, acima de tudo, com o coração. Sem medidas da vaidade, sem falsa humildade. A vida corporal, para quem crê no Cristo, é um instante precioso para provar seu amor a Deus e para construir uma sociedade melhor. As análises petulantes, os discursos longos e vazios geram sempre as tristezas da decepção espiritual e tantas vezes a loucura por terem sustentado uma máscara tão falsa em favor de sua comodidade.
As palavras de Cairbar são fortes e verdadeiras. Como contestá-las? Não é a realidade dos participantes do curso a prova viva do que ele afirma? Após uma pausa, ele pergunta.
_Como sair disso? Como superar esse ciclo vicioso da falsa santidade, da aparente elevação, da acomodação e da covardia doentia?
Devoção real. Pensa Felipe.
_Nunca pensei que deveria ter direcionado minha vida ao ideal do Cristo. Achava que participar das atividades espíritas era suficiente. Fala Romildo.
_Não basta. Diz Cairbar. Obviamente, cada um deve ter sua ocupação profissional, o que coloco é o seguinte: por que, dentro de sua área de vocação, o espírita não opta pela profissão em que pode melhor servir a sociedade? Por que não dá provas de desinteresse material servindo mais e ganhando menos? Não se constrói uma sociedade harmônica apenas com pregações. É necessário trabalho árduo, abnegação, solidariedade. Vemos empresários que se dizem espíritas, porém não diferem dos materialistas? Não teria algo errado com isso? Observamos médicos que não sabem o que é abnegação, que não se utilizam dos recursos espirituais em seu dia a dia, mas por irem uma vez por semana ao centro espírita, dizem-se espíritas e acham estar cumprindo com suas missões. Estão? E a quem caberá transformar profundamente a sociedade atual? Aos ateus? Aos religiosos profissionais? Como atingiremos uma compreensão profunda do cristianismo vivendo como materialistas? Como serviremos a Deus priorizando manon? Nossas palavras não são simples condenação, elas são um grave alerta. É possível transformar a Terra. Na verdade, a Terra se transformará, mas como na Parábola da Festa de Casamento, só poderá participar aqueles que tiverem vivido o sacrifício de melhorar o rude mundo da matéria densa. Ninguém irá usufruir o que não cultivou. A hora é chegada em que novos servidores serão enviados e aqueles que pensam enganar a Deus com suas “belas desculpas”, terão que viver desilusões profundas muito em breve.
Após um breve silêncio, propõe.
_Vamos nos organizar em duplas. Cada um irá auxiliar a regressão de memória do outro. Regridam para o momento do planejamento reencarnatório anterior ao seu primeiro contato com o cristianismo no mundo.
_Não sei como fazer. Diz Rivalina.
_Você está aqui para aprender minha amiga. É preciso que você pratique aqui. Em sua próxima encarnação, a regressão será prática comum nos centros espíritas bem orientados. Instituiremos o estudo do planejamento reencarnatório para os trabalhadores de verdadeira boa vontade. O Cristo fez isso com todos os seus discípulos e com muitos outros que não o seguiram diretamente. O Mestre revelava com naturalidade a missão dos indivíduos na Terra. Não parece óbvio que quando se conhece a própria missão é mais fácil cumpri-la? Kardec e Eurípedes adotaram a mesma prática. Coragem! O medo descontrolado nos afasta de Deus. Eu vos auxiliarei com a técnica, mas será a sua vontade que impulsionará o outro a relembrar esse momento específico do passado. Explica o professor. 
Eclésio, para ajudar Rivalina, propõe que ela comece vivenciando a regressão para depois realizá-la.
Sob a orientação de Cairbar, Eclésio e Astrobrito fazem uma prece silenciosa, impõe as mãos e mentalizam energias relaxantes, envolvendo seus colegas. Após alguns minutos de aplicação fluídica, Eclésio, Astrobrito captam as orientações telepáticas de Cairbar e as reproduzem.
_Respire fundo. Fala Eclésio para Rivalina. Respire fundo, você está segura. Aqui você poderá revelar-se, todos lhe respeitam e desejam verdadeiramente lhe auxiliar.
Ao ouvir isso, que expressa a sinceridade de coração de Eclésio, Rivalina entra em um estado mais profundo de consciência, sorri e apenas responde: está bem.
_Vamos agora lembrar sua programação reencarnatória... Continua Eclésio.
Concorda Rivalina movimentando a cabeça.
_Conte-me. Como você estava antes de reencarnar para ter o primeiro contato com o cristianismo no mundo.
Após alguns instantes de silêncio. Rivalina fala.
_É lindo!
_O que você esta vendo? Pergunta Eclésio.
_Vejo uma imagem... A imagem do Cristo! Reponde com emoção.
_Como é essa imagem... Incentiva Eclésio.
_É uma figura bela, dizem-me que ele estará assim no período em que eu o encontrar...
_Quem lhe diz isso?
_Meu instrutor... É... Ele é meu instrutor reencarnatório.
_Como ele se chama?
_Astenor.
_O que ele lhe fala sobre a encarnação que você terá?
_Ele me explica que terei uma oportunidade única... Apenas uma vez em muitos milênios temos um oportunidade como a que terei.
_Qual o seu objetivo para esta encarnação?
_Cristianizar-me. Torna-se cristã.
_Em que momento de sua encarnação você terá contato com o cristianismo?
_Estarei com trinta anos... Ah... Estarei viúva. Meu esposo desencarnará de um acidente...Poucos anos antes de eu conhecer o cristianismo...
_E como você deverá conhecer a mensagem de Jesus?
_Eu...Eu encontrarei com Jesus! Ele irá passar por minha cidade e eu conversarei com ele sobre minha tristeza e minha sensação de abandono...
Nessa altura da regressão, Eclésio sente interesse em pedir que ela conte como foi o encontro com o Cristo. Captando seus pensamentos, Cairbar concorda com sua ideia.
_Avance no tempo. Conte como foi seu encontro com Jesus no mundo material.
_Estou em casa, sentada e olhando o movimento pela janela. Estou triste. Nesse instante Rivalina começa a chorar. Sou viúva a dois anos. Não tenho filhos. Tenho fortuna, minha vida é solitária. Escuto o barulho da multidão agitada. Peço informações a meus empregados. O que estaria havendo? Judite explica que a cidade será visitada por um homem maravilhoso, muitos dizem que Ele é o enviado de Deus. Tolice, penso. Mas Judite fala dele com tanto amor que me impressiono e pergunto: você o conhece? Conheço seus ensinos e sei que ele curou minha prima a mais de um ano... Quando ele a curou, ela estava a beira da morte. Os sábios que a trataram, nada conseguiram. A família já não tinha mais esperança. Essa história despertou meu interesse. Resolvi ir e observar de longe aquele novo mago. Vesti-me discretamente e fui para a entrada da cidade. Fiquei em um lugar alto para que pudesse vê-lo, queria observar se faria algum milagre. Permiti que Judite me acompanhasse... 
_Como foi seu encontro com Jesus? Pergunta Eclésio.
_Eu estava a entrada da cidade. Vi-o andando. Ele para. Olha para mim e diz: hoje verás a grandeza de meu Pai, muitas curas se realizarão, mas não te esqueças, a principal cura é a cura da alma. Só o amor cura as feridas profundas que muitas vezes escondem em corpos saudáveis. Sinto um abalo intenso ao ouvir essas palavras.
_E o que aconteceu?
_Houve muitas curas...
_Você teve outro encontro com Jesus? Pergunta Eclésio que tem por tarefa explorar o encontro de Rivalina com o cristianismo.
_Sim. Responde.
_Como foi... Estimula Eclésio.
_À noite, soube que Ele estava na casa de um rico comerciante meu conhecido. Resolvi ir vê-lo.
_Como foi esse encontro?
_A presença do Cristo é surpreendente. Em um momento, assemelha-se aos homens, em instantes, conseguimos ver seus traços divinos... Quando silencia é capaz de nos emocionar apenas com sua presença. Quando nos olha, sabemos que vê todos os nossos sentimentos e, ao mesmo tempo, sentimos ser aceitos e amados... Quando fala, é como se cantasse a melodia mais suave. Quando sorri sentimos uma alegria infinita a invadir nosso coração... Seu sorriso é capaz de nos fazer esquecer todas as dores. Consegui aproximar-me dele e indaguei, como vencer a tristeza de meu coração.
_O coração do ser humano deve pertencer ao Pai. Quando ele o entrega sem pedidos e exigências, Deus o torna repleto de paz e abundância. Quando o ser deseja primeiro provas e garantias, torna-se vítima das impurezas e das tristezas torturantes do medo e do desejo material. Somente a doação desprendida à Deus purifica o ser e o torna feliz. Ensina-me Jesus. Chorei, pois entendi a profundidade do que ele falava. Acima de tudo, sentia a verdade de cada palavra que ouvia.
_O que aconteceu depois?
_Fui para casa decidida a mudar plenamente.
_Você mudou?
_Não... Diz com voz dolorida.
_O que aconteceu?
_No dia seguinte, fui visitada pelos sacerdotes...
_Conte o que fez você mudar de opinião?
_Eles convenceram-me... Convenceram-me a não mudar...
_Como?
_Falaram que os cristãos eram pobres miseráveis, que eu acabaria na miséria... Que a uma viúva cristã ninguém defenderia!!!
_E você, como reagiu?
_Eu temi... Não queria perder o que tinha...Sentia-me frágil...
Após um longo silêncio, Rivalina afirma.
_Eu cedi! Afastei a lembrança do Cristo. Tornei-me uma servidora e uma grande doadora do templo. Não queria perder o que tinha! Nem meu dinheiro, muito menos minha situação social respeitável. Ele, Jesus, irá entender, pensava para acalmar minha consciência...
Nesse instante, Eclésio é intuído para finalizar a regressão. Rivalina é despertada lentamente e orientada para que mantenha a lembrança integral de tudo de falou.
_Todos precisamos aprender a aceitar nossos erros e buscar a verdade. Explica Cairbar.
     Como expressão artística foi proposto que cada um pintar um quadro representando seu primeiro encontro como o Cristo. A apresentação das experiências foi uma lição comovedora. Histórias belas e amargas. O Cristo nos ama e nós temos recusado a amá-lo ao longo dos séculos.
Como prática, o professor orienta a acompanhar o embarque de alguns espíritas para outro mundo. Não mais poderiam reencarnar no orbe terreno. Uma experiência difícil até para descrevermos.  Momento chegará em que todos conheceremos detalhes desse processo educativo.



Capítulo III

A Queda de Pedro


Felipe acorda com a nítida lembrança do que viveu. Seria capaz de desenhar todos os quadros que viu na aula. Pensa. Arruma-se vai para o colégio. Na entrada, encontra, por acaso, Avelino.
_Tudo bem? Fala Avelino.
_Oi. Com você está? Indaga Felipe.
_Mais ou menos, mas este fim de semana vai ser radical! Não quero nem saber, vou tomar todas!
Neste instante, Felipe se lembra da “reunião” que assistiu com Gabriel Delanne.
_Você tá bem? Pergunta Avelino ao ver Felipe pálido.
_Tô sim é o sono. Fala Felipe.
_Também não dormi direito. Sonhei umas coisas estranhas. Fala Avelino.
Toca a campainha. É início da aula. Vão até a sala, se despedem.
Felipe não consegue se concentrar direito. O que posso fazer? Pensa um tanto angustiado. No intervalo do recreio, Avelino, intuído por Aureliano, seu guia espiritual, procura Felipe, para conversar. 
_Tô com uns filmes legais, lá em casa, se quiser lhe empresto. Fala Avelino.
_Que filmes? Pergunta Felipe buscando a “brecha” para ajudar o amigo.
_Tem uns de terror que são radicais. Comenta Avelino empolgado.
_Vai ver são eles que lhe dão pesadelo! Fala Felipe descontraído.
_Será? Pergunta Avelino que nunca tinha pensado nisso.
_Na verdade, acho que não. Eu acredito que quando dormimos saímos do corpo... Fala Felipe e pensa que Pai Joaquim me ajude.
_Cara, que história maluca! Fala Avelino.
Deu errado. Pensa Felipe.
_Mas eu acho que já vivi isso. Uma vez me vi na cozinha. Tinha uma mulher linda, mas que depois virava um mostro deformado...
Acho que deu certo. Pensa Felipe aliviado.
_É possível sim, Avelino. Fala Felipe empolgado e explica o que é o mundo espiritual.
Conversam todo o recreio.
_Cara, eu queria saber mais sobre isso. Fala Avelino, quando estão voltando para sala.
_É só ler o Livro dos Espíritos que está na sua prateleira. Fala Felipe empolgado com alívio no coração.
_Mas como você sabe?! Pergunta Avelino espantado.
Chegam a sala. Avelino olha Felipe esperando uma resposta.
_É coisa de espírito. Diz brincando.
Avelino olha para Felipe esperando uma resposta.
_Depois da aula explico. À noite nos falamos pela internet. Combinado? Fala Felipe.
_Certo.
Avelino está intrigado. Felipe está sem saber o que responder. Pais Joaquim e Aureliano ficam felizes.  Este é o gancho para a conversa da noite que eles planejaram. Deu certo.
Depois do Culto do Evangelho no Lar, Felipe conecta-se, Avelino está conectado esperando. Tem muitas perguntas.
Conversam muito sobre a vida espiritual. Felipe conta o que leu sobre vampirismo e Avelino pergunta como saber se ele está sendo “vítima” de espíritos obsessores. Felipe explica.
_Frequentemente, nos casos de obsessão, a pessoa se sente deprimida sem motivo. O comportamento se altera sem razão. Tem muitos pesadelos ou medo de dormir, pois quando dormem e saem do corpo encontram espíritos que lhes atacam. Algumas vezes, escuta vozes ou pensamentos estranhos que invadem sua cabeça. Esses espíritos também tentam impedir que a pessoa ore com fervor e também que ele estude e se esclareça.
_Por isso, toda vez que penso em ler O Livro dos Espíritos, acontece alguma coisa. Comenta Avelino e ao comentar lembra- se da pergunta.
_Como você sabia que eu tenho O Livro dos Espíritos?
Felipe pensa e responde.
_Estive em sua casa em espírito e vi seu livro.
_É verdade?! Indaga Avelino intrigado.
_Sim. E para ser sincero, tem mais coisa. Você quer saber?
_Claro.
_Tem certeza?
_Tenho sim, pode falar.
_Acredito que você está com sérios problemas espirituais. Felipe fala com cuidado, não quer assustar o amigo.
_Você acha? Por quê?
_Primeiro, observe o que você está sentindo?
_É verdade. O que mais?
Felipe pede inspiração a Pai Joaquim, sabe que não ajudaria apavorar o amigo.
_Sinto que você deveria se cuidar mais espiritualmente para que não aconteça nada de ruim com você.
_Mas, vai acontecer alguma coisa ruim?
_Não. Não é para acontecer. Mas você precisa muito se cuidar. Se não pode acontecer.
Avelino está intrigado com tudo aquilo.
_O que eu devo fazer? Pergunta.
_Orar com sentimento sincero, pedindo ajuda dos bons espíritos e do seu anjo da guarda. Ler com atenção O Livro dos Espíritos. Fazer o Evangelho no Lar.
_Isso eu não sei fazer. Como é esse Evangelho no Lar? Pergunta Avelino.
_Eu lhe ensino. Posso ir amanhã, na sexta?
_Amanhã eu vou pra festa! Fala Avelino com convicção.
_Se eu fosse você não iria. Você sabe que depois, fica aquele vazio e aquela tristeza. Argumenta Felipe.
_Mas eu vou e na segunda fazemos o Evangelho, que tal?
Que situação, pensa Felipe. O que eu faço? Pensa. Aureliano se aproxima de Felipe e o inspira.
_Avelino acredite ou não, mas eu vou lhe dizer. Desta festa você não volta. Se eu fosse você leria o livro Renúncia ao invés de ir se destruir, mas a vida é sua. Eu só quero ajudar.
_Ei!!! Como você sabe desse livro também?!
Felipe está desconcertado, Pai Joaquim sorri.
_Avelino, eu já lhe falei...
_Agora, eu acredito. Não tenho como duvidar. Tô sentindo umas coisas estranhas.
_Avelino, vamos orar. Vamos fazer uma prece e a leitura do Evangelho. Depois vamos dormir a amanhã vou ai para conversarmos. Pode ser?
_É... Pode. Vou esquecer este carnaval...
Leem o Evangelho e oram. Aureliano e Pai Joaquim coordenam a imensa equipe que agora vai iniciar a “limpeza” do quarto de Avelino. O trabalho durará a noite e o dia seguinte. Será concluído durante o Culto do Evangelho no Lar. Soubessem os encarnados um terço da importância do Evangelho no Lar e nunca viveriam sem cultivar as luzes do Cristo em suas casas. Felipe dorme Feliz. Vitória espiritual! A única que tem valor eterno. Pai Joaquim beija-lhe a teste. Aureliano e Pai Joaquim se abraçam. Os jovens espíritas parecem que vão mudar a Terra. Diz Aureliano.  Sem saber, Felipe conquistou uma amizade por toda a eternidade. Um dia, quando mais precisar, Aureliano, espírito de elevada condição, estenderá sua mão ao jovem Felipe. Seja onde for ele estará ao lado de Felipe, quando ele mais precisar.
Ao adormecer, Felipe encontra com Ivan.
_Que bom lhe ver! Fala Felipe.
_Parabéns por seu primeiro socorro. Comenta o amigo.
_Obrigado. Felipe não estranha mais Ivan saber das coisas...
_Um dia você aprende a se manter informado, sem precisar de tanto tempo. Explica Ivan.
_Eu?! Um dia vou saber de tudo que se passa como vocês? Pergunta Felipe.
_Claro. Não existe privilégio. Existe conquista meu amigo. Hoje teremos uma palestra muito especial. Tanto pelo expositor como pelo significado simbólico de sua presença. Explica Ivan.
_Quem é? E qual é o significado? Felipe está curioso.
_Você já ouviu falar de Pedro... Fala Ivan.
_Pedro? Que Pedro? O apóstolo de Jesus?!  Exclama Felipe.
_Sim.
_Um apóstolo do Cristo! Eu vou ver um apóstolo de Jesus de Nazaré!
_Vamos. Mas sem foto e sem autógrafo. Brinca Ivan. Devemos abrir nossos corações para que as impressões superiores fiquem gravadas para sempre. Orienta o amigo espiritual.
_Vamos!!! Diz Felipe empolgadíssimo.
Chegam ao jardim do Colégio Allan Kardec. Encontram amigos, conversam animadamente naquele ambiente de elevada beleza. A beleza desempenha uma extraordinária função na recuperação de espíritos atormentados, bem como auxilia o desenvolvimento espiritual de todos. Trinta minutos antes do início do diálogo, todos vão ao anfiteatro. É a aula de conclusão do curso: Cristo e mediunidade. Ali estão nada menos que dois mil estudantes. Patrícia está sentada à mesa que fica a frente do auditório. Ao lado dela, duas cadeiras vazias. Ela está em silêncio. Cabe-lhe manter a harmonia com a ajuda de todos. Eurípedes Barsanulfo entra caminhando com tranquilidade e ao seu lado uma figura diferente, simples e deslumbrante. Será ele? Uma agitação percorre o auditório e ao perceber que isso poderia desconcentrar a todos, Patrícia pede. Mantenhamos o ambiente de paz e de prece, em trinta minutos começaremos. Todos se acalmam. A harmonia do ambiente é deslumbrante. O professor e o convidado cumprimentam Patrícia e sentam silenciosos. Decorrido trinta minutos, José que está na plateia, levanta-se, dirige-se a frente e anuncia.
_Hoje, temos a honra de receber em nossa escola um velho amigo da Humanidade, o pescador de Cafarnaum, Simão Pedro. Esse amigo, como faz questão que o chamemos, vem nos falar da vida de nosso amigo divino, Jesus de Nazaré. Pedro é o exemplo do apóstolo abnegado e sincero que nunca negou suas deficiências, nunca escondeu suas quedas morais, nunca fingiu ser evoluído, para usar uma expressão espírita, como tantos fazem ainda hoje. Preparo-vos. Não se assustem com a simplicidade e com a sinceridade desse espírito que tantas vezes revelou-se a si mesmo para curar suas feridas morais e para nos auxiliar a melhor entender o caminho que ensina Jesus: simplicidade, amor, humildade. Vamos acolhê-lo acompanhando a prece de Patrícia. José senta. Patrícia levanta-se. Todos elevam o pensamento.

Pai do universo e de todas as formas de vida, somente sentindo o Seu amor por todos os seus filhos podemos entender a presença desse amigo abnegado entre nós. O amor desconhece fronteiras sociais, culturais e espirituais, por isso, apesar de nossos erros por meios diversos, poderosamente o Senhor nos diz: Meu amor é infinito! Levantai-vos vós que estais caídos, erga-vos vós que lamentais. É hora de vida, a colheita está próxima: trabalhai e sereis felizes.

Patrícia está banhada em lágrimas. Durante a prece percebeu o que significava a presença do apóstolo junto a Eurípedes no Colégio Allan Kardec: é o início da última etapa do trabalho cristão no mundo, a presença de Pedro significa a vinda de todos os espíritos que se cristianizaram ao longo dos séculos para atuar diretamente na Terra encarnando ou guiando os encarnados. É o fim dos tempos da iniquidade, da solidão cruel e da maldade no mundo. Patrícia identifica os verdadeiros mártires do cristianismo de todos os tempos em sua visão espiritual, de agora em diante, eles atuarão juntos de forma direta e poderosa. Por causa disso, os espíritos inferiores tanto combatem o Espiritismo, não querem se transformar e desejam aumentar o número dos que serão transferidos para outros mundos. A Terra será herdada pelos verdadeiros cristãos. Os pacíficos herdarão a Terra.
_Trago a Boa Nova (Boa Nova ou boas notícias significa Evangelho) inicia o apóstolo. Vocês, como eu, negaram o Mestre.
Essa frase gera um impacto profundo no auditório.
_Não neguem vossos erros, amigos e amigas. Eu neguei o Mestre, mesmo tendo sido prevenido. Curei-me por ser capaz de assumir o erro. Não nos tornaremos anjos negando nossa realidade humana. O Cristo sempre fez questão de enfatizar a necessidade da sinceridade de nossa condição. Tudo o que disso passa tem origem maligna. Por que Ele ensinou isso? Porque, muitas vezes, a criatura humana quer ser o que não é. Quer ser perfeita sem o sacrifício de se aperfeiçoar. É esse desejo doentio que deu origem ao mito do anjo caído, afinal anjo não cai, sabe voar! Fala com bom humor. Estimulando a alegria de todos e continua. 
_O mito do anjo caído é a história simbólica do ser humano que quer ser mais do que é. Quando a Lei de Deus o desmascara, revolta-se. Não era anjo, era anjo artificial. É sobre isso que vou falar: o artificialismo dos cristãos atuais, dos herdeiros do Evangelho.
Após um momento de silêncio em que parece observar a cada ouvinte, Pedro prossegue.
_A maioria dos espíritas atuais estranharia as práticas mediúnicas de Jesus. As regras formais, e não morais, do atual movimento são contraditórias com a mediunidade ensinada de forma prática por Jesus de Nazaré. Nós também nos espantávamos com exemplo do Mestre. Ele simplesmente vivia o bem. Parece pouco, mas não é. Em qualquer questão, seu raciocínio é o do Amor. Aprendemos com Ele a fazer uma pergunta simples: qual a vontade do Pai? Não temia as barreiras e os preconceitos sociais. Atualmente, no movimento espírita, médicos que conhecem a Doutrina Espírita e a praticam no centro espírita não defendem as ideais espíritas em seu meio. É lamentável, quantos indivíduos poderiam ter evitado o suicídio se eles tivessem simplesmente expressado os princípios que acreditam... Mães espíritas ensinam aos seus filhos o egoísmo “poupando-lhes” uma atividade social ou a prática da mediunidade quando tantas vezes esse seria o caminho de sua verdadeira salvação... Dirigentes ocupam-se em campanhas de mando e de poder, desperdiçam tempo valioso a ser utilizado para a organização das atividades sociais, para a difusão doutrinária, para o consolo dos milhões de aflitos no mundo. Julgam-se muito importantes para se ocuparem com os sofredores... Sabemos, em nosso íntimo, só o caminho da verdade leva-nos a Grande Verdade. Por que fingir tanto? Por que querer ser o maior e sempre ter razão? Por que trair Jesus repetidas vezes e nunca dar chance ao Cristo para que brilhe em seus corações? O arrependimento sincero é o único caminho que pode nos levar a Deus. Assumamos sermos espíritos imperfeitos. O arrependimento e a doação abnegada é o melhor caminho. Qualquer outra conduta é o caminho da ilusão tantas vezes trilhada por cada um de nós. Muito obrigado. Coloco-me a disposição para as perguntas.
O silêncio é geral. Patrícia, para incentivar as perguntas, indaga.
_Qual o maior desafio para o atual movimento espírita encarnado?
_Penso que é a mudança das gerações. O Cristo, quando no mundo, nos ensinou a cooperação: jovens e velhos, ricos e pobres, judeus e não judeus aprendemos a cooperar por causa da insistência firme de Jesus em quebrar todas as barreiras do preconceito que tínhamos. O movimento espírita atual esqueceu essa lição do Evangelho. Digo atual, porque Allan Kardec e Eurípedes Barsanulfo formam modelos cristãos, também, no que se refere a colaboração. Apesar de todo o preconceito da época, muito maior do que o atual, Kardec reunia na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, a alta nobreza europeia e os operários mais rústicos. E anunciava claramente que não aceitaria que houvesse qualquer tipo de discriminação social. Além disso, participavam das reuniões mediúnicas jovens de doze anos e senhores de avançada idade. Eurípedes Barsanulfo educou toda uma geração de adolescentes, não apenas participar de reuniões mediúnicas, mas também de cuidar de enfermos e de doentes mentais. Infelizmente, esses exemplos estão esquecidos. Vemos espíritas que querem proibir jovens de participar de reuniões mediúnicas, como será isso possível? Estariam errados Jesus e Kardec? Em nome de que autoridade proíbem a mediunidade cristã? Por tudo isso, preocupa-nos como o atual movimento espírita receberá a Nova Geração que tem a missão de renovar não apenas o movimento espírita, mas toda a sociedade terrestre. Preocupa-me que os atuais dirigentes como fizeram os fariseus, continuem a criar regras e regras ao invés de vivenciarem a mediunidade segundo o Cristo. Como avaliar o potencial de um jovem sem que ele participe das atividades espíritas? Como avaliar os frutos se eles não permitem que a árvore sequer cresça?
Patrícia agradece e pede que outros perguntem. 
Um senhor idoso levanta-se e indaga.
_Mestre, como vencer meus terríveis desequilíbrios sexuais e ser um espírita sincero? Fui conhecido presidente espírita e tinha medo que os outros soubessem como era. Reprimi-me e só consegui piorar minha situação, quando mais me desequilibrava, mais máscara usava para me impor ao movimento espírita. Como sair dessa armadilha?
Pedro olha-o com carinho.
_Amigo, nosso Mestre, Jesus, é o único que merece esse título. Existe apenas um caminho: a honestidade. Honestidade significa assumir a existência do problema e tratá-lo. Em seu caso particular, a terapia de vidas passadas teria gerado excelentes resultados. Mas, infelizmente, isso também está sendo combatido por muitos espíritas, como se Jesus não revelasse muitas encarnações e planejamentos espirituais aos que tinham ouvidos para ouvir. Quem precise fingir para ser aceito em um ambiente, deve mudar de ambiente de atuação. É melhor se tornar um trabalhar apagado e abnegado do que um líder espírita envolto em trevas. Quando Jesus ensina que devemos nos confessar uns aos outros, isso significa admitir nossas falhas e fraquezas e buscar ajuda sincera para nos fortalecer. A mentira tem levado à queda muitos trabalhadores de boa vontade, que não tem coragem de serem sinceros consigo mesmos. Todos os conflitos emocionais têm solução desde que queiramos. Querer significa aceitar nossas fraquezas e buscar ajuda por meio da oração e do diálogo honesto.
  Uma jovem pergunta.
_Qual foi a sua experiência mais marcante com Jesus?
O apóstolo pensa e responde.
_O ensino mais marcante, para mim, do Mestre, veio após meu desencarne. A grandeza espiritual de Jesus é algo muito difícil de dimensionar. Tudo que presenciei na Terra é pouquíssimo comparado ao Seu poder. Fala-se, com razão, que o amor pode curar, pode alterar a história, pode solucionar todos os problemas do mundo, isso é verdade, mas depois de encontrar com o Cristo no mundo espiritual descobri que o amor pode muito, muito mais! O amor constrói universos. Tudo o que o Cristo fez em sua ida ao mundo é apenas pequeníssima fração de seu real poder. Por que não fez mais? Para não nos assustar. Isso é amor. Cala-se o apóstolo emocionado.
_Como melhorar o atual movimento espírita? Ao fazer a pergunta Eclésio para e se corrige: quero dizer, como nós que recentemente tanto atrapalhamos o Consolador poderemos nos redimir?
_O primeiro passo é assumir-se falível, questionar-se: as ideais que defendo são do Cristo? Estão fundamentadas na codificação espírita? Ou eu as reproduzo em nome de minha arrogância? Observem que não é uma postura fácil para quem tem ilusão de poder. Saber-se falível, significa consultar Cristo e Kardec ao tomar uma decisão. É perguntar sempre como eles fariam em cada situação. Se os espíritas em geral e os dirigentes espíritas, em particular, se fizessem esta pergunta ao invés de consultar os “poderosos” do momento, a fraternidade verdadeira já teria se instalado em seus corações e nos centros de atividade do Consolador. Surpreende-me ver líderes espíritas que pensam poder tudo fazer sem o auxílio direto dos espíritos amigos. Kardec nunca dispensou o amparo espiritual para suas decisões relativas ao movimento espírita, mas, hoje, dirigentes se reúnem e quase nunca nos consultam. A arrogância não é um bom caminho. A autossuficiência não os ajuda a entrar pela porta estreita que conduz a Deus. Na casa do caminho, todas as decisões importantes eram meditadas segundo os ensinamentos de Jesus e orientadas pelos bons espíritos. Por que os dirigentes de hoje dispensam o amparo direto dos espíritos? Serão infalíveis? Conclui o apóstolo.
Eurípedes levanta-se.
É o momento de passar a outra atividade. Pede que se crie um poema em homenagem a visita de Pedro ao Colégio Allan Kardec, relacionando o que foi aprendido com a vida emocional de cada um. O professor sabe o significado espiritual daquele momento. O apóstolo decidiu iniciar sua nova tarefa com os mais necessitados, os desertores do Consolador. Certamente não é possível mostrar todos os poemas, apresento dois. Um de Patrícia, o outro de uma senhora de nome bem conhecido no movimento espírita, por isso não identificada. Segue primeiro o de Patrícia.

Pedro, és pedra, e sobre essa pedra edificarei minha igreja. Disse o Cristo, ao amigo pescador.
Contudo, ele nos disse que, a pedra, a base da igreja do Mestre não é Pedro é a pedra.
E que pedra é essa? Pedro explica: é a pedra que liga e edifica, é a pedra que não quebra, é a pedra que inspira, a pedra da igreja. É a base. É a mediunidade.
Mediunidade é a base da igreja do Cristo, porque ensina o Mestre: Deus é espírito, Sua igreja é espiritual.
Patrícia.

Senhora X

  Senhor, mandei e não servi. Hoje, vi o Apóstolo e senti, tua mensagem para mim.
           Maria que manda, sai da poltrona, da cadeira da direção, vai... Vai... Aprender amar teu irmão.
  Estuda. Não atrapalha o trabalho do Mestre, achando que sabichão é palestrante famoso que só sabe dizer não.
  Não a mediunidade simples e ética a ser vivida por todo bom cristão,
  Não ao Cristo que é chave para fama e pra ganhar dinheirão.
  Mediunidade com o Cristo é simples ato de abnegação.
  Ser cristão é dar um grande e silencioso não, aos valores do mundo vão.  

  A tarefa de encerramento é sugerida pelo apóstolo. Visitar a dez enfermos e transmitir-lhes as energias e ensinos daquele encontro. Pedro inicia sua tarefa de forma simples, beneficiando 20 mil pessoas! É o poder do amor que não multiplica apenas pães... Pensa Felipe ao sair, após o encerramento.

........................................................................................................................

No dia seguinte, Felipe vai a casa de Avelino. Faz o culto do Evangelho do lar. Aplica passes no amigo. Como gostaria de contar tudo que tem aprendido a Avelino. Ainda não, orienta Pai Joaquim. Afinal, é preciso que ele estude primeiro O Livro dos Espíritos para poder entender as grandes verdades espirituais.